Como funciona o estágio probatório?

Perguntado por: Diana Rebeca Vaz  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (34 avaliações)

O estágio probatório é um intervalo de tempo no qual o servidor é analisado por seus superiores. Este processo começa logo que acontece o ingresso no serviço público. Existem casos nos quais o servidor veterano tem de passar por outro estágio probatório. No entanto, isso só ocorre se ele mudar de cargo.

O que reprova no estágio probatório?

O que reprova no estágio probatório? Sim, é possível reprovar no estágio probatório ao final do período. Os casos de maior reprovação no estágio probatório, é o fato de o servidor público não conseguir desenvolver suas funções com qualidade.

Qual é a duração do estágio probatório?

O estágio probatório tem a duração de 3 anos após iniciar as atividades na administração pública. No entanto, nem sempre foi esse prazo, porque houve uma certa confusão entre a lei 8.112/1990 que previa 2 anos, mas a EC 19/1998 alterou para 3 anos.

O que acontece no estágio probatório?

Estágio probatório ou estágio de formação é o período/processo que visa aferir se o servidor público possui aptidão e capacidade para o desempenho do cargo de provimento efetivo no qual ingressou por força de concurso público.

Quem está em estágio probatório pode pedir remoção?

Já no âmbito federal, no Estatuto dos servidores civis federais (Lei nº 8.112/90) não há nenhum artigo que proíba expressamente a remoção de servidor público em estágio probatório.

Estágio probatório: o que é e como funciona

26 questões relacionadas encontradas

O que não se pode fazer no estágio Probatorio?

Durante o período de estágio probatório o servidor não está impedido de exercer qualquer cargo em comissão ou funções de direção, assessoramento ou chefia. A cessão do servidor em estágio para outro órgão somente será possível se for para exercer um cargo em comissão.

Quem está em estágio probatório pode tirar licença sem vencimento?

É a licença sem remuneração que poderá ser concedida ao servidor estável, ou seja, após o cumprimento do período do estágio probatório, para tratar de assuntos particulares, a critério da Administração, com a duração máxima de até 2 (dois) anos consecutivos.

Como é feita a avaliação do estágio probatório?

Comumente, os critérios de avaliação que deverão constar de processo específico são:
  1. Assiduidade: Frequência de comparecimento ao trabalho, pontualidade e saídas antecipadas.
  2. Disciplina: Respeito às leis, às normas e às disposições regulamentares; aos deveres de cidadão e de servidor público.

Pode engravidar durante o estágio probatório?

A medida penaliza as mulheres que gozam da licença gestação durante o prazo do estágio probatório, usurpando seu direito de licença. Além disso, desestimula as mulheres a engravidar quando bem entenderem, segundo o planejamento familiar, o que significa interferência injustificada do Estado sobre suas escolhas".

Quem pode avaliar o estágio Probatorio?

O estágio probatório é um período de tempo no qual o servidor público é avaliado pelos seus superiores. A avaliação começa justamente após a posse e o começo do trabalho.

Qual a diferença entre estágio probatório e estabilidade?

Em primeiro lugar, deve ser ressaltado que o estágio probatório não pode ser confundido com a estabilidade. São institutos distintos, pois enquanto o estágio probatório refere-se ao cargo, assim, a cada novo cargo efetivo, o servidor está sujeito a um novo estágio, a estabilidade está relacionado com o serviço público.

O que acontece se reprovar no estágio?

Se um aluno reprovar ou não cursar alguma disciplina de Estágio, não o impede de cursar os estágios posteriores, pois não há pré-requisito (o aluno deverá verificar os pré-requisitos na Grade Curricular).

Quantos dias de Licença-paternidade 2020?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante um afastamento de 5 dias do pai trabalhador após o nascimento do filho. O período sobe para 20 dias no caso de empresas que tenham aderido ao Programa Empresa Cidadã, do governo federal.

Quantas avaliação de estágio probatório?

Sendo estabelecido o prazo máximo de 32 (trinta e dois) meses, após a posse, para a conclusão da sua avaliação de desempenho e 4 (quatro) meses restantes para a finalização do processo de estágio probatório, conforme art. 8, § 1º e 2º da Resolução CONSUNI nº 18/2017.

Quais são os critérios da avaliação de desempenho do servidor público?

Institui cinco critérios que se subdividem em considerações a serem observadas dentro de cada grupo: (1) Comportamento no trabalho; (2) Qualidade no trabalho; (3) Iniciativa; (4) Eficiência; e (5) Responsabilidade.

Quando posso pedir uma licença sem vencimento?

Lei 10.261/68

Artigo 202 - Depois de 5 (cinco) anos de exercício, o funcionário poderá obter licença, sem vencimento ou remuneração, para tratar de interesses particulares, pelo prazo máximo de 2 (dois) anos.

Quanto tempo um funcionário público tem direito de licença sem vencimento?

A licença não remunerada pode ter a duração de dois a cinco meses. Vale lembrar que este período deve ser de comum acordo entre a empresa e o colaborador, uma vez que sua ausência pode comprometer a produtividade do setor e da empresa como um todo. Nos casos de servidores públicos, o recurso também é permitido.

Quantos dias os pais têm direito à licença paternidade 2021?

A legislação prevê só cinco dias corridos de licença-paternidade remunerada, que podem ser ampliados para 20 se a empresa fizer parte do Programa Empresa Cidadã —para mães, o afastamento é de quatro meses por lei e de seis nas companhias que aderem ao programa.

Como contar os 5 dias da licença paternidade?

Com a promulgação da Constituição Federal, o período de licença já previsto foi estendido de 1 (um) para 5 (cinco) dias, contando-se os 5 dias consecutivos a partir do dia útil seguinte ao da data de nascimento, de forma a absorver o dia autorizado pelo legislador previsto no art. 473, III da CLT.

Quantos dias o pai tem direito à licença paternidade 2022?

TJ-DF concede licença paternidade de 180 dias a homem que adotou criança sozinho. A CLT concede prazo idêntico à licença maternidade ao trabalhador pai quando a mãe morre durante o parto ou no decorrer da licença-maternidade, ou, ainda, quando adota criança sozinho.

É possível fazer estágio com a faculdade trancada?

Isso significa que não basta apenas fazer a matrícula, é preciso, de fato, participar do curso. Partindo desse princípio, quem tranca o curso não pode se candidatar ao estágio ou continuar estagiando, caso já tenha conseguido uma vaga do tipo.

É possível fazer estágio depois de formado?

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite a prorrogação de estágios por até seis meses imediatamente após a conclusão de curso superior, desde que o contrato de estágio tenha sido celebrado antes da conclusão do curso.

Qual a diferença entre efetividade e estabilidade no serviço público?

Há distinção entre a estabilidade e a efetividade, sendo estes institutos distintos e destinados a diferentes finalidades, de modo que a estabilidade está para o servidor; e a efetividade está para o cargo, ou seja, a efetividade é pressuposto para a estabilidade e não o inverso.

Quando o servidor se torna efetivo?

De modo geral, cargos públicos efetivos são todos aqueles ocupados por servidores devidamente classificados e aprovados através de concurso público específico, tanto de provas quanto de títulos, quando couber, conforme previsto pela Constituição Federal.

Como se adquire a efetividade e estabilidade?

Dessa forma, podemos perceber que existem quatro requisitos para aquisição da estabilidade:
  1. Aprovação em concurso público.
  2. O cargo deve ser de provimento efetivo.
  3. Três anos de efetivo exercício.
  4. Aprovação em avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

Artigo anterior
Como ativar copiar e colar?
Artigo seguinte
Pode beber água da torneira no Rio de Janeiro?