Como funciona o contrato de autônomo?

Perguntado por: Artur Jorge Baptista Costa  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (36 avaliações)

O profissional autônomo é caracterizado por não possuir vínculo empregatício com nenhuma empresa. Dessa forma, ele possui total autonomia financeira e profissional, não assumindo o papel de um funcionário efetivo. Pode exercer, inclusive, atividades em casa.

Como se deve proceder para a contratação de autônomos?

A contratação de forma legal é aquela realizada mediante Contrato de Prestação de Serviços Autônomos. A forma legal de pagamento pelos serviços prestados é através de RPA - Recibo de Pagamento de Autônomo.

Quais os impostos que o profissional autônomo deve pagar?

Profissionais liberais e trabalhadores autônomos precisam pagar os seguintes impostos:
  • IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, com alíquota entre 7,5% e 27,5%;
  • ISS – Imposto Sobre Serviços, com alíquota entre 2% e 5%;
  • INSS – Contribuição Previdenciária, com alíquota de 20%

O que é tipo de contrato autônomo?

O contrato de trabalho autônomo é um tipo de contrato de prestação de serviço, em que o profissional e a empresa não firmam vínculo empregatício, sendo assim, o prestador de serviço não é subordinado ao empregador, e todo o trabalho acordado é estabelecido previamente entre as partes envolvidas.

Quais são os direitos dos trabalhadores autônomos?

Listamos quais são 5 dos direitos para os trabalhadores autônomos, confira: Aposentadoria por idade, por invalidez e por tempo de contribuição. Auxílio-doença. Salário-maternidade.

Contratação de trabalhador Autônomo

44 questões relacionadas encontradas

Quem trabalha como autônomo tem direito FGTS?

- Trabalhadores eventuais que prestam serviços provisórios, não estando sujeitos a ordem e a horário, e que não exerçam tarefas ligadas à atividade principal do tomador de serviços; - Trabalhadores autônomos; - Servidores públicos civis e militares, sujeitos ao regime trabalhista próprio.

Qual a lei do autônomo?

A regulamentação do trabalhador autônomo pela lei 13.467/17

O artigo 442-B prevê que "a contratação do autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, com ou sem exclusividade, de forma contínua ou não, afasta a qualidade de empregado prevista no artigo 3o desta Consolidação".

Qual é o tipo de contrato para um trainee?

8. Contrato de trabalho trainee. O profissional trainee possui vínculo com a empresa, e seu contrato possui um prazo que varia de 6 a 4 anos. Nessa modalidade, a organização contrata jovens de idade entre 21 e 30 anos, e pode optar por um contrato de prazo determinado ou indeterminado, conforme seu interesse.

Quais são os tipos de contratos que existem?

Conheça os tipos de contrato de trabalho permitidos no Brasil
  • Contrato por tempo indeterminado.
  • Contrato por tempo determinado.
  • Contrato de trabalho temporário.
  • Contrato de trabalho autônomo.
  • Contrato de prestação de serviços.
  • Contrato de trabalho terceirizado.
  • Contrato de trabalho intermitente.
  • Contrato de trabalho parcial.

Quais os tipos de contrato mais utilizados?

Confira abaixo os principais tipos de contrato de trabalho:
  1. Contrato por tempo determinado. ...
  2. Contrato por tempo indeterminado. ...
  3. Contrato de trabalho temporário. ...
  4. Contrato de trabalho eventual. ...
  5. Jovem aprendiz. ...
  6. Estágio. ...
  7. Contrato intermitente. ...
  8. Pessoa jurídica.

Quem paga o imposto do RPA?

O recolhimento dos impostos devem ser feitos pela empresa contratante.

Como contratar como pessoa física?

A pessoa fisica precisa ter uma inscrição CEI que pode ser feita no site da Receita Federal.

Quais os tipos de contratos no Direito Civil?

Os contratos, como negócios jurídicos em Direito Civil, podem ser: Consensuais e reais. Unilaterais e bilaterais. Gratuitos e onerosos.

Qual tipo de contrato devo escolher?

2. Quais características observar para decidir o melhor contrato
  • Se há habitualidade: Isso irá ocorrer se o serviço ocorrer mais do 2 a 3 vezes por semana.
  • Se existe subordinação: Isso diz respeito ao poder de comando do empregador, determinando e delegando como o colaborador deve executar a atividade.

Quais os tipos de contrato de trabalho explique?

Quais são os tipos de contrato de trabalho? Em relação à duração dos contratos, eles se dividem em contratos de tempo determinado, indeterminado e intermitente.

O que é uma contratação trainee?

Entenda a função. Trainee é um profissional recém formado ou prestes a se formar que a empresa procura para treinar em determinadas áreas. Por isso, é muito comum que num programa de trainee o profissional aprenda diversas funções em um prazo que varia entre um e dois anos.

O que significa contrato trainee?

O que é um trainee? O trainee é um profissional recém-formado, com até dois ou três anos desde sua graduação. ... O objetivo dos programas de trainee das companhias é que os selecionados, após a conclusão do período de contrato, assumam um cargo de liderança ou um cargo estratégico na empresa.

Quais são os direitos de um trainee?

Os direitos dos trainees são os mesmos de qualquer empregado, pois ele é um empregado regido pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. O trainee tem vínculo empregatício, é feito o contrato de trabalho, e os direitos trabalhistas são iguais a de qualquer trabalhador.

Quantas horas um autônomo pode trabalhar por dia?

Eles têm de ter uma forma de controle mínimo que envolva jornada de trabalho para compatibilizá-la com necessidades físicas de descanso. Não é porque ele não é empregado que pode trabalhar 18 horas, 20 horas (por dia).

O que determina a Lei 5890 1973 sobre o trabalho autônomo?

6º O ingresso em emprego ou atividade compreendida no regime desta lei determina a filiação obrigatória à previdência social. Parágrafo único. Aquele que exercer mais de um emprego ou atividade contribuirá obrigatoriamente para a previdência social em relação a todos os empregos ou atividades, nos termos desta lei."

Quando um autônomo vira empregado?

Isto significa que alguém pode ser regularmente contratado como autônomo, mas se na prática prestar serviços subordinados, preenchendo os requisitos dos artigos 2º e 3º da Consolidação das Leis do Trabalho, haverá de ser considerado empregado, e tal conclusão não significa qualquer ofensa à lei.

Quando o RPA gera vínculo Empregaticio?

Para que o RPA seja válido, o autônomo não pode ter vínculo empregatício com a fonte pagadora e o prazo de execução do trabalho deve ser predeterminado. Além disso, os serviços não podem ser prestados em longo prazo ou por várias vezes seguidas, ou poderá ser considerado um vínculo trabalhista.

Como funciona pagamento por RPA?

O que é RPA e como funciona

O RPA é o documento que formaliza a contratação de uma pessoa física para prestar serviços à empresa. Toda vez que uma empresa recorre ao trabalho de um profissional autônomo ou freelancer sem CNPJ, ela deve emitir um RPA para registrar os valores pagos e recolher os devidos impostos.

Artigo anterior
O que quer dizer status de relacionamento?
Artigo seguinte
O que é valorização da marca?