Como funciona o atendimento em uma UPA?

Perguntado por: Cláudia Bárbara de Soares  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (58 avaliações)

Mantem pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e encaminham aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.

Como funciona o atendimento na UPA?

Quando um paciente chega a uma UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Também é feita a análise da necessidade de encaminhamento do paciente a um hospital ou de mantê-lo em observação por 24 horas. As UPAs oferecem atendimento a urgências pediátricas, clínicas e odontológicas.

O que é necessário para ser atendido na UPA?

A diretora geral da unidade, biomédica Alany Moura, lembra que “é indispensável a apresentação de documento de identificação [cartão do SUS, Carteira de Identidade ou CPF], mesmo que o paciente já tenha cadastro na UPA e, no caso de ser pai, mãe ou responsável por criança, levar também documento desta”.

Qual é o fluxo de atendimento do paciente atendido na UPA?

No fluxo geral do atendimento de urgência nas UPAs, após a Classificação de Risco, os pacientes poderão seguir três fluxos conforme sua condição: 1. pacientes graves; 2. pacientes com potencial de gravidade; 3. pacientes sem potencial de gravidade.

Como é feita a triagem na UPA?

Durante o processo de triagem, o paciente é submetido a avaliação inicial (queixa principal, sinais e sintomas aparentes, antecedentes clínicos, cirúrgicos, alérgicos e de imunização, parâmetros vitais, registro da data e horário de chegada) e classificado em cores de acordo com o nível de complexidade do caso.

Saiba como funciona a ordem de atendimento na UPA

39 questões relacionadas encontradas

O que acontece na sala de triagem?

O que é triagem? Triagem é um processo de separação que determina a prioridade de atendimento e tratamento de pacientes, sempre com base na gravidade da sua condição. Essa prática é utilizada, principalmente, quando não existem recursos suficientes para tratar todos os pacientes de forma imediata.

Como é feita a triagem de atendimento?

Por meio da avaliação inicial do paciente, que inclui a checagem dos seus sintomas, a verificação de sinais vitais e a medição da sua escala de dor e temperatura, o enfermeiro ou médico responsável classifica o quadro clínico de acordo com o fluxograma padrão do protocolo.

Qual o papel de enfermagem na UPA?

O papel do enfermeiro na unidade de emergência consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento, aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas vitais".

Quais os serviços oferecidos pela UPA?

Quais serviços são oferecidos em uma UPA?
...
Nos postos, é possível:
  • receber curativos,
  • fazer inalações,
  • obter tratamentos básicos em Pediatria e Odontologia,
  • Tomar Vacinas,
  • receber algumas medicações de forma gratuita,
  • entre outras coisas.

Quais as funções da Atenção Básica na rede de atenção às urgências e emergências?

A Rede de Atenção às Urgências tem como objetivo reordenar a atenção à saúde em situações de urgência e emergência de forma coordenada entre os diferentes pontos de atenção que a compõe, de forma a melhor organizar a assistência, definindo fluxos e as referências adequadas.

Pode ser atendido na UPA sem documento?

Cidadão pode ser atendido em UBS e UPA mesmo sem Cartão de Saúde.

Como ser atendido no hospital sem documento?

Segundo com a diretora geral de atenção à saúde da SMS, Luciana Peixoto, atendimentos de urgência e emergência podem ser realizados sem a necessidade do cartão do SUS. No entanto, a legislação vigente exige o documento para atendimentos de média complexidade, o que exigiria apresentação de um comprovante de residência.

Quem pode ser atendido em uma unidade básica de saúde?

Em primo ponto é fundamental ressaltar que o atendimento à Saúde no Brasil é descentralizado, de modo que todo o cidadão, independente do Bairro onde resida, tem o direito de ser atendido, caso tenha alguma enfermidade.

Como funciona o Pronto-atendimento?

O pronto atendimento geralmente funciona dentro de um horário de serviço pré-determinado. Já o pronto-socorro presta assistência a doentes, com ou sem risco de vida, cujos agravos à saúde necessitam de atendimento imediato e, por isso, funciona durante as 24 horas do dia.

Qual a diferença entre UPA e hospital?

UPA: É a unidade de urgência e emergência para serviços de média a alta complexidade, um meio-termo entre centro de saúde e hospitais, com mais recursos do que um posto de saúde. A gravidade do risco, e não a ordem de chegada, determina a rapidez com que o paciente será atendido.

Qual a diferença entre UPA e UBS?

UBS é a porta de entrada do SUS, faz atendimento de rotina. Os tipos de atendimentos são: Pré-Natal, diabéticos, hipertensos e tuberculose. UPA é urgência e emergência que são oferecidos 24 horas por dia e 7 dias por semana diretamente ligada com o Samu.

Quais os serviços oferecidos pela UBS?

Numa UBS, o cidadão poderá:
  • Ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
  • Fazer curativos.
  • Fazer inalações.
  • Tomar vacinas.

Quais os serviços de um posto de saúde?

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Porque UPA não dá atestado?

Segundo o coordenador da UPA, Fernando Garcia, os médicos só dão atestado quando, realmente necessário. Caso contrário, é emitida uma declaração de comparecimento. A maioria dos pacientes atendidos na unidade, de acordo com o coordenador, não está em situação de urgência e emergência.

Qual o papel do técnico de enfermagem na sala de emergência?

Atividades: Assistir pacientes em situação de urgência e emergência, administrar medicamentos, transporte de pacientes, preparo para exames e realizar registros em prontuários, dentre outras atividades.

Qual a função do Técnico de enfermagem em Pronto Atendimento?

O que o Técnico em Enfermagem - Pronto Socorro faz? Administra medicamentos e tratamentos, realiza cuidados ao paciente, como higiene corporal, mobilização no leito e monitorização dos dados vitais. Elabora relatório do atendimento feito e comunica anormalidades à sua supervisão e ao plantão médico.

Quais os cuidados de enfermagem na urgência e emergência?

Todo profissional que atua com urgência e emergência em enfermagem deve conhecer 5 pontos imprescindíveis:
  1. Acolhimento e classificação de risco. ...
  2. Suporte Básico e Avançado de Vida. ...
  3. Atendimento à vítima de trauma. ...
  4. Assistência ao Infarto Agudo do Miocárdio e ao Acidente Vascular Encefálico.

Como fazer um triagem?

Como realizar uma triagem de currículos
  1. Elabore o perfil de candidato ideal. ...
  2. Estabeleça fatores excludentes para a posição. ...
  3. Avalie habilidades comportamentais. ...
  4. Crie uma linha de corte na seleção. ...
  5. Analise o currículo em si. ...
  6. Crie um banco de currículos. ...
  7. Use a tecnologia a seu favor. ...
  8. Para o candidato.

O que é feito na triagem na UBS?

Triagem é uma separação, escolha, seleção, ou seja, um funcionário da unidade ouve a queixa do paciente e seleciona para qual profissional da unidade ele irá encaminhá-lo enquanto que acolhimento é a humanização dos serviços de saúde.

Como é feita a triagem nutricional?

A triagem ou rastreamento nutricional consiste na realização de inquérito simples ao paciente ou seus familiares com o propósito de indicar o risco nutricional.

Artigo anterior
Como deixar a sola do tenis mais aderente?
Artigo seguinte
Quanto custa pintar um apartamento de 120m2?