Como funciona diária de motorista?

Perguntado por: Luana Alícia Martins Gonçalves  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (59 avaliações)

A jornada diária de trabalho do motorista profissional será de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias. ... As horas em sobreaviso são pagas à razão de 1/3 do salário normal.

Quando o motorista tem direito a diária?

Se o motorista for agregado (TAC Agregado), autônomo (TAC Independente) ou empresa de transporte de cargas (ETC), ou seja, que faz o transporte nos termos da lei nº 11.442/2007, tem direito a um reembolso do tempo de espera, também chamado de diária ou estadia.

Qual o valor de uma diária de um motorista profissional?

Tomando o exemplo como parâmetro, uma diária de R$ 60,00 X 25 dias trabalhados no mês (tirando um dia de folga por semana) daria algo em torno de R$ 1.500,00 (isso se o motorista viajasse todos os dias).

Quantas horas de descanso o motorista tem direito?

Descanso. O descanso após de 24 horas trabalhadas, deve ser de 11 horas, em que, pelo menos, 8 horas devem ser ininterruptas. Caso a viagem pelas estradas dure mais de 7 dias, o caminhoneiro tem o direito ao repouso por até 24 horas em hotéis, pousadas e alojamentos.

Quando o motorista tem direito a janta?

O intervalo intrajornada do motorista é aquele que ocorre durante a jornada de trabalho do motorista. Ele tem direito a um intervalo para refeição de, no mínimo, 01 hora e, no máximo, 02 horas, por regra.

Existe valor mínimo para diária ou comissão?

37 questões relacionadas encontradas

Quem tem direito ao VR?

Desta forma, podemos concluir que o vale refeição é direito do empregado apenas se determinado por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho, ou se o empregador quiser conceder tal benefício. A legislação trabalhista brasileira, atualmente, não concede tal direito ao empregado.

Quais são os direitos de um motorista?

Como todo trabalhar regido pela CLT o motorista tem direito a uma hora de intervalo para refeição, bem como, “dentro do período de 24 horas são asseguradas 11 horas de descanso.” O descanso pode ser fracionado caso seja conveniente para as partes, porém a lei estabelece que deve haver um mínimo de 8 horas de descanso ...

Quanto tempo o motorista pode dirigir por dia?

Quantas horas um motorista profissional trabalha por dia? Por lei, o motorista profissional deve cumprir 8 horas diárias de trabalho, podendo somar 2 horas extras a esse período. Em casos extraordinários, quando acordado, as horas extras podem se estender por 4 horas.

Como funciona a lei do descanso do motorista?

A lei 13.103, de 2015, conhecida como Lei do Descanso determina paradas de 30 minutos a cada cinco horas e meia ininterruptas ao volante. Além disso, o motorista profissional deve parar por uma hora durante essa jornada para se alimentar.

Qual a carga horária de trabalho de um motorista?

A regra geral para carga horária do motorista é de que a duração do trabalho não poderá ser superior a 8 horas diárias , de acordo com o art. 58 do Decreto-Lei n.º 5.452/1943 - Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Quem pode receber diária?

Art. 1º - O servidor da administração pública que se deslocar de sua sede, eventualmente e por motivo de serviço, participação em cursos ou eventos de capacitação profissional, faz jus à percepção de diária de viagem para fazer face à despesas com alimentação e pousada.

Qual o período mínimo de descanso previsto na CLT?

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação (intervalo intrajornada), o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de 2 horas.

Qual o tempo de descanso entre uma jornada e outra?

Entre o término de uma jornada diária de trabalho e início da outra, é devido um período mínimo de descanso de 11hs (onze horas) consecutivas (artigo 66 da CLT).

É recomendável que a cada duas horas de direção o motorista descanse?

A cada 6 horas na condução do veículo, estão previstos 30 minutos para descanso. ... Quando a espera for superior a 2 horas ininterruptas e for exigida a permanência do motorista empregado junto ao veículo, caso o local ofereça condições adequadas, o tempo será considerado como de repouso.

Quantos km Dá para viajar por dia?

Tente também pilotar no máximo 600 km por dia -- em trechos de asfalto ruim, pista simples e/ou lentas ou estradas de terra, a média pode ser menor: 400 km diários.

Qual é a Lei do motorista?

Sancionada em 2015, a Lei 13.103/2015 definiu regras para motoristas do transporte rodoviário, seja de carga ou de passageiros. Ela é conhecida como Lei do Motorista. A lei diz que ela deve ser de 08 horas por dia, segundo o que diz respeito à jornada de trabalho do motorista.

Quais são os direitos dos motoristas?

IV - zelar pela carga transportada e pelo veículo; V - colocar-se à disposição dos órgãos públicos de fiscalização na via pública; VI - (VETADO); VII - submeter-se a teste e a programa de controle de uso de droga e de bebida alcoólica, instituído pelo empregador, com ampla ciência do empregado.

Quais são os direitos que um motorista particular tem?

Se a resposta foi sim, então o seu motorista particular é considerado um trabalhador doméstico. Por isso, tem todos os direitos garantidos por lei.
...
Salário de motorista particular: quais são os direitos?
  • FGTS;
  • Vale transporte;
  • Férias;
  • 13º salário.

Quais os benefícios de um motorista?

Destaques da Lei do Motorista e seus benefícios aos profissionais...
  • Período máximo de direção e mínimo de descanso. ...
  • Isenção de pedágio para eixos suspensos. ...
  • Multa por excesso de peso. ...
  • Seguro obrigatório para o motorista. ...
  • Exames toxicológicos.

Quem trabalha 8 horas por dia tem direito a vale refeição?

No caso das categorias representadas pelo SEAAC, todos os trabalhadores tem direito ao Vale Refeição independente da jornada trabalhada. “Assim, se o empregado trabalhar 1, 4, 6 ou 8 horas, é devido o benefício”, afirma o advogado.

É obrigatório a empresa pagar refeição?

A alimentação, diferentemente do vale-transporte, não é uma obrigação legal imposta ao empregador, ou seja, não há lei que estabeleça que o empregador deva fornecer refeição ao empregado. ... 458 da CLT dispõe que a alimentação fornecida pelo empregador ao empregado, está compreendida no salário: Art.

Quem trabalha 4 horas por dia tem direito a vale refeição?

Esclarecemos, conforme art. 71 da CLT, que a jornada de trabalho inferior a 6 horas diárias não terá intervalo para repouso e alimentação, desta forma, a empresa não está obrigada a conceder vale refeição ao empregado que trabalha 4 horas diárias.

O que diz o artigo 66 da CLT?

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Art. 66 - Entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 (onze) horas consecutivas para descanso.

O que diz o artigo 71 da CLT?

Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Artigo anterior
São Lázaro protetor dos cães?
Artigo seguinte
Quanto ganha um residente em cirurgia geral?