Como funciona a vacância?

Perguntado por: Kelly Henriques Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)

A vacância é quando o cargo público fica vago. É típica estrutura das Administrações Públicas direta dos entes federados, que normalmente são subdivididos em cargos, e todos os cargos exercem funções e atividades.

Como funciona o pedido de Vacancia?

É a desocupação de cargo público federal, com a geração de vaga, por motivo de posse em outro cargo público inacumulável, sem que haja interrupção do tempo de serviço público e mantida a relação jurídica estabelecida entre o interessado e a União.

Quais as formas de vacância do cargo público?

O que é vacância de cargo público?
  • exoneração;
  • demissão;
  • promoção;
  • readaptação;
  • aposentadoria; ou.
  • falecimento.

Quem tem direito a Vacancia?

Servidor público estatutário pode solicitar a declaração de vacância do seu cargo ao tomar posse em outro cargo não acumulável, desde que essa hipótese esteja expressamente prevista na legislação estatutária à qual ele se submete como uma das situações que resultam em vacância de cargo.

O que é cargo de Vacancia?

É declarado vago o cargo do servidor por motivo de exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, falecimento ou posse em outro cargo inacumulável. Ser servidor público e nos casos de posse em cargo inacumulável, ter sido aprovado em concurso público e nomeado.

Vacância no concurso público: o que é e como funciona?

41 questões relacionadas encontradas

O que é cargo em extinção na Vacancia?

No que pertine à extinção de cargos na vacância, entendemos que a não incidência no cômputo seria possível nas contratações realizadas, para desempenharem atividades-meio, na medida em que estes cargos forem extintos, sendo desnecessário aguardar a vacância de todos os cargos existentes.

O que é Vacancia 8112?

É o cargo vago ou desocupado. O artigo 33 da Lei nº 8.112/90 faz referência às hipóteses em que ocorre a vacância de cargo público: exoneração; demissão; promoção; readaptação; aposentadoria; posse em outro cargo inacumulável; falecimento.

Quando é possível pedir vacância?

O conhecidíssimo "pedido de vacância" é a forma pela qual é comumente conhecido o pedido de declaração de vacância pela posse em outro cargo inacumulável, previsto no art. ... Entre esses casos de vacância, podemos citar a exoneração, a demissão, o falecimento e a aposentadoria do antigo ocupante do cargo, agora vago.

Quando pedir Vacancia?

Quando o órgão no qual o servidor será empossado for da mesma esfera administrativa (Federal), deverá ser elaborada Portaria de Vacância, por motivo de posse em cargo público inacumulável. 4. Nos dois casos, vacância e exoneração deverão constar na portaria que o ato se deu devido à posse em cargo público inacumulável.

Quem tem direito a recondução?

Servidor federal estável, submetido a estágio probatório em novo cargo público, tem o direito de ser reconduzido ao cargo ocupado anteriormente, independentemente da esfera administrativa a que pertença o novo cargo.

Quais as formas de Desinvestidura?

2.16) VACÂNCIA OU DESINVESTIDURA DE CARGO PÚBLICO
  • Falecimento: morte do agente;
  • Aposentadoria: transferência para inatividade remunerada;
  • Perda do cargo, emprego ou função: desligamento em virtude de sentença judicial em ação penal ou de improbidade administrativa.

Quais os tipos de provimento?

Tipos de provimento de cargos públicos
  1. 1 – Nomeação. A nomeação é um ato de instituição de cargo no serviço público que pode acontecer de forma efetiva ou comissionada. ...
  2. 2 – Promoção. ...
  3. 3 – Aproveitamento. ...
  4. 4 – Readaptação. ...
  5. 5 – Reversão. ...
  6. 6 – Reintegração. ...
  7. 7 – Recondução.

Qual a diferença entre vacância e exoneração?

33. No caso da vacância, o servidor mantém o vinculo funcional com o cargo anterior, até o final do estágio probatório do novo cargo. 2) Exoneração? A exoneração, é o desligamento voluntário do servidor ou então a sua dispensa de forma não punitiva.

Quando devo pedir exoneração de um cargo para assumir outro?

Não há tempo mínimo para se pedir exoneração. Se for após o período do estágio probatório não haverá recondução ao cargo anterior, perdendo assim o vínculo público. O que acontece na maioria das vezes é pedir exoneração do cargo atual para tomar posse em outro cargo, para o qual foi aprovado em concurso público.

Como pedir exoneração para assumir outro cargo público?

No caso do servidor de cargo de provimento efetivo ou de carreira a exoneração se dá a pedido, ou de ofício pela administração, de duas formas: quando não satisfeitas as condições do estágio probatório; ou, quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

Quem é exonerado pode voltar ao cargo?

A reintegração ao cargo público é o retorno do servidor estável, demitido ilegalmente. Ou seja, você pode voltar às funções que exercia. Nesse caso, o ato que causou a sua demissão deve ser invalidado por sentença judicial ou decisão administrativa.

O que precisa para pedir exoneração?

Como pedir exoneração de cargo público municipal?
  1. cópia do documento de identificação oficial;
  2. cópia da certidão de casamento ou divórcio, se houver;
  3. cópia do termo de desligamento — que deve ser lavrado na unidade de exercício do funcionário, comprovando a data do seu afastamento;
  4. cópia do último contracheque;

O que é vacância no direito Administrativo?

O termo vacância significa vago. Quando falamos de vacância de cargo ou emprego público está relacionada a liberação, ou desocupação, de algum cargo. É bastante comum que o cargo fique vago ou desocupado por motivos como exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria ou falecimento.

Que quer dizer exoneração?

A exoneração é o desligamento do servidor. Ela pode ocorrer a pedido do servidor público que não pretende mais trabalhar naquele cargo da Administração, ou por iniciativa da Administração.

O que é exoneração a pedido?

Exoneração a pedido: é a manifestação unilateral e expressa de vontade do servidor em deixar de ocupar o cargo na instituição. Exoneração de ofício: dá-se em duas situações: quando o servidor não é aprovado no estágio probatório, e não possui caráter punitivo.

O que é forma de provimento?

Os provimentos, também chamados pronunciamentos, são os pronunciamentos do juiz no curso do processo e resolvem questões, determinam providências. O que determina a espécie de recurso a ser utilizada pelas partes no processo é a natureza do ato jurisdicional a ser desafiado.

O que é um ato de provimento?

O provimento em cargo público é o ato administrativo que exterioriza a vontade da administração pública para o preenchimento de cargo público por um agente. Sua disciplina jurídica para os servidores públicos federais é feita pela Lei Nº 8.112/90.

O que é provimento originário é derivado?

Originário, quando não há vínculo prévio entre o servidor e Estado. O único exemplo de provimento originário é a nomeação, seja para cargo em caráter efetivo ou em comissão. Derivado, quando há relação jurídica prévia entre o servidor e o Estado.

O que é recondução no cargo público?

A recondução do servidor público é um processo de readmissão do empregado que, tendo ocupado cargo estável, seja reprovado em estágio probatório de um segundo cargo. Ainda, esse tipo de provimento de cargo público se aplica também em casos no qual o ocupante original de determinada função é reintegrado ao seu posto.

São formas de provimento derivado?

Formas de provimento em cargo público
  • Nomeação. A nomeação é a única “porta de entrada” para cargo público existente no ordenamento jurídico atual. ...
  • Promoção. A promoção é uma forma de provimento derivado vertical nos cargos da administração pública. ...
  • Readaptação. ...
  • Reversão. ...
  • Aproveitamento. ...
  • Reintegração. ...
  • Recondução.

Artigo anterior
Quem libertou os escravos em 1888?
Artigo seguinte
O que é o endereço de rede?