Como funciona a remuneração por produtividade?

Perguntado por: Margarida Ramos Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)

A remuneração por desempenho, também conhecido como Remuneração por Performance, tem seu conceito atrelado à Remuneração Variável. Seu significado é autoexplicativo, já que os pagamentos são realizados de acordo com a mensuração do desempenho e da produtividade dos colaboradores.

O que é remuneração por produtividade?

Trata-se de ação trabalhista na qual consta que o trabalhador recebeu uma parcela chamada de "Premiação Produtividade" em todos os meses de trabalho, em valores variáveis e geralmente superiores a seu salário-base. De acordo com a empresa, tais valores eram referentes a parcelas pagas pelo atingimento de metas.

Qual a vantagem da remuneração por produtividade?

As vantagens de aplicar esse método em uma organização são numerosas: Esse tipo de remuneração ajuda a aumentar a motivação dos funcionários, bem como sua produtividade. Para ver seu aumento salarial, você tentará obter os melhores resultados. Esse sistema incentiva a atração de talentos.

Como funciona o trabalho por produção?

Uma delas é o salário por produção, que remunera o trabalhador conforme a quantidade de bens produzidos por ele ou de serviços prestados. Assim, uma fábrica de sapatos pode fixar o salário de um empregador conforme a quantidade de sapatos produzidos em um mês, por exemplo.

Qual é a diferença entre salário por tempo e salário por produção?

Existem três maneiras que permitem que o salário seja pago, são elas: - por tempo de trabalho – o valor é fixo; - por produção - é variável e depende exclusivamente do funcionário; - por tarefa (comissão) – misto, o funcionário recebe um valor fixo + um valor por vendas, por exemplo.

Remuneração por produtividade é o foco em empresas

18 questões relacionadas encontradas

O que é salário por unidade de tempo?

2.1 Salário por Unidade de Tempo

São salários fixados em unidade de tempo: salário por hora, por dia, por semana, por quinzena ou por mês. O critério de remuneração por unidade de tempo não se confunde com os períodos de pagamento.

Quais são as desvantagens do salário por produção?

Um profissional que recebe um salário fixo pode se sentir desmotivado e desvalorizado por produzir muito e receber pouco. Se o funcionário é bom, você corre o risco de perder uma pessoa que pode ser essencial na empresa.

Quais os direitos de quem trabalha por produção?

Trabalho por produção

Quem recebe salário por produção tem direito à remuneração da prorrogação de jornada somente com o pagamento do adicional de hora extra. Isso porque o salário já compreende o valor relativo ao trabalho extraordinário de forma simples.

O que se entende por produtividade?

Em um de seus significados mais conhecidos e empreendidos atualmente, produtividade é a relação da capacidade de produção com o tempo. É uma informação que pode dizer respeito à uma instituição, time, pessoa. Enfim, qualquer sujeito que atua em prol de algum resultado.

Qual o mínimo que um funcionário pode receber?

Ele passou de R$ 1.045 (valor de 2020) para 1.100 (valor de 2021). Conforme trecho da lei: Art. 1º A partir de 1º de janeiro de 2021, o salário-mínimo será de R$ 1.100,00 (mil e cem reais).

Quais as vantagens de remuneração por produtividade e desempenho individual?

Vantagens da Remuneração por Desempenho

Utilizar a remuneração por desempenho é uma vantagem estratégica e competitiva, já que promove a proatividade dos funcionários que performaram bem e vincula os objetivos dos colaboradores ao sucesso da organização.

Quais as vantagens do sistema de remuneração tradicional?

No sistema de remuneração tradicional, que também é conhecido como Plano de Cargos e Salários, o colaborador recebe um salário fixo mais os benefícios previstos pela lei, conhecidos como salário indireto, e reúne: Vale Transporte, Vale Alimentação, Vale Refeição, Assistência odontológica, entre muitos outros.

Quais são as vantagens da remuneração variável?

Uma sólida política de remuneração variável oferece grandes vantagens para as empresas. Porque estimula o esforço individual e coletivo por melhores resultados. Ela ainda incentiva a busca da qualidade total, alavanca a redução de custos e despesas e pode reforçar os valores culturais de uma organização.

Quais são as formas de remuneração?

Existem 7 tipos principais de remuneração, entre elas: funcional, salário indireto, por habilidades, por competências, comissões, participação nos lucros ou resultados e participação acionária.

Quem tem direito ao adicional de produtividade?

Para se ter o direito ao prêmio por produtividade, o servidor precisava trabalhar efetivamente, no mínimo 25% dos dias do período de referência (ano anterior). Além do mais, os órgãos que faziam parte do Acordo de Resultados deveriam ter cumprido as metas acordadas.

O que é remuneração por performance?

Remuneração por performance ou por desempenho é uma modalidade de remuneração variável em que a empresa leva em conta a entrega de resultados pelo colaborador, o que acarreta um aumento de sua remuneração caso os resultados atinjam ou ultrapassem determinados patamares previamente especificados.

O que é produtividade na educação?

A verdadeira produtividade está ligada ao impacto final de suas ações. No caso dos diretores e coordenadores escolares, esse impacto deve se refletir na organização do ambiente escolar como um todo, na otimização do trabalho de professores e funcionários, e por fim, na aprendizagem e aproveitamento dos alunos.

Como fazer pagamento por produção?

Na planilha de remuneração por produtividade, a classificação sugerida é que se ele somar de 0% a 50% nas três atividades, não leva bônus. Se ficar entre 51% e 70%, ganha mais 10% do salário atual. Se for entre 71% e 100%, o bônus pode chegar a 20% do salário.

Quando a comissão integra o salário?

457 da CLT, estabelecendo que integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador.

O que é trabalho por tarefa?

Importante: “O trabalho por tarefa ou por produção ou por peça, consiste em uma modalidade de relação de trabalho, na qual a remuneração não está relacionada à jornada de trabalho, mas com o quando é produzido pelo operário”.

Qual as características do salário-base?

O salário base é aquele que é fixo pago pelo empregador diretamente ao empregado, sem adicionais. O salário-mínimo é aquele previsto por lei, com valor mínimo a ser pago ao empregado com jornada de trabalho de 220 horas.

Quem pode ganhar menos que um salário mínimo?

Pode pagar abaixo do salário mínimo? Não! A empresa precisa, por lei, pagar o salário mínimo federal ou regional aos seus colaboradores. Isso quer dizer que, legalmente falando, o profissional não pode receber um valor menor que o do salário mínimo.

Qual é o salário fixo?

A: Salário fixo.

É o valor fixo devido pelo empregador a título de salário, estipulado por hora, dia, semana ou mês, e que não depende, na sua apuração, de circunstâncias alheias à simples freqüência ao trabalho.

São características do salário por unidade de tempo?

O salário pago por unidade de tempo é aquele que se refere ao período trabalhado pelo empregado ou ao período em que este está à disposição do empregador, podendo ser estipulado por mês, quinzena, semana, dia ou hora. Excepcionalmente o salário à base de comissões pode ser pago em período superior a um mês.

O que é o salário complessivo?

O salário complessivo é quando uma empresa paga as parcelas salariais de forma unificada, sem especificar ao que cada uma se refere. Essa prática ocorre quando a organização não especifica no holerite dos funcionários a que se refere cada verba que está sendo paga.

Artigo anterior
Como Harry Potter sobreviveu bebê?
Artigo seguinte
Quais os sintomas de câncer de faringe?