Como funciona a radioterapia no câncer de mama?

Perguntado por: Mónica Jéssica Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (72 avaliações)

A radioterapia é um tratamento local, que usa radiação ionizante aplicada diretamente na mama. Mas o que é a radiação ionizante? Ela é uma onda eletromagnética com energia suficiente para fazer com que os elétrons sejam arrancados dos átomos e das moléculas.

Quantas sessões de radioterapia para câncer de mama?

O tratamento padrão para o câncer de mama após uma cirurgia conservadora da mama consiste em 25 ou 30 frações diárias de radioterapia. Em algumas situações, hoje é totalmente estabelecido fazer esse tratamento em 15 ou 16 frações diárias – é a chamada radioterapia hipofracionada.

Como fica a mama depois da radioterapia?

Algumas alterações no tecido mamário geralmente desaparecem em 6 a 12 meses, mas podem eventualmente levar mais tempo. A radioterapia com feixe externo também pode provocar efeitos colaterais tardios: Algumas mulheres podem sentir que a radioterapia torna a mama menor e mais firme.

Como é feito a radioterapia de câncer de mama?

Ela consiste na aplicação externa de feixes de radiação sobre a área afetada. As doses são fracionadas, a aplicação dura apenas alguns minutos por dia e a paciente não sente nada durante o procedimento.

Quais as reações de quem faz radioterapia?

Os efeitos colaterais mais frequentes do tratamento com radioterapia são:
  • Fadiga. Um dos efeitos colaterais mais comuns. ...
  • Reações cutâneas. ...
  • Perda de cabelo. ...
  • Alterações nas taxas sanguíneas. ...
  • Náuseas e vômitos. ...
  • Perda de apetite.

Câncer de Mama | Radioterapia | IMEB

38 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura a reação da radioterapia no corpo?

Geralmente aparecem na 3ª semana de aplicação e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento, podendo durar mais tempo. Os efeitos indesejáveis mais frequentes são: Perda de apetite e dificuldade para ingerir alimentos: é recomendável comer pouco e em mais vezes.

Quanto tempo dura a radioterapia no corpo?

Quanto tempo dura uma sessão de radioterapia? Embora o número de tratamentos administrados varia dependendo do tipo de tumor, estado de saúde geral do paciente e da técnica de radiação utilizada, os tratamentos são normalmente realizados cinco dias por semana durante seis a sete semanas.

Quanto tempo dura uma radioterapia de mama?

Geralmente, a radioterapia para câncer de mama é um tratamento que se estende por três, cinco ou mais semanas. Pode ser aplicada numa dose de 42 a 50 Gy total, dividida em frações diárias, algumas vezes por semana. Então, é comum organizar o tratamento com cinco vezes na semana, com um descanso no final de semana.

Quanto tempo depois da cirurgia de mama começa a radioterapia?

Neste meio tempo, é possível que haja a administração de quimioterapia. Portanto, este seria um caso no qual se deve iniciar o tratamento quimioterápico após o diagnóstico e, em seguida, a cirurgia. No caso da quimioterapia após a cirurgia, o início do tratamento pode ser dentro de três meses.

Como é feita a sessão de radioterapia?

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

Quem faz radioterapia fica com a imunidade baixa?

Mito. A imunidade, na maioria das vezes, não é alterada pela radioterapia. Durante tratamento, muitas vezes, nem mesmo é necessário a realização de exames de sangue periódicos, para verificar se houve dano a imunidade.

O que é mais forte quimioterapia ou radioterapia?

A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade.

Porque uma pessoa com câncer dorme muito?

Uma rotina de sono desregulada prejudica o organismo, causando o sono excessivo durante o tratamento oncológico. Isso também ocorre em pessoas que não têm câncer, pois é uma condição do próprio funcionamento do organismo humano.

Quantas sessões de radioterapia são necessárias?

Como a radioterapia é feita em sessões, geralmente elas são divididas entre 4 a 5 sessões por semana, ao longo de várias semanas, cada sessão tendo entre 15 a 30 minutos de duração.

Quais são os benefícios da radioterapia?

Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

Quando o câncer é considerado curado?

Quanto tempo após tratar um câncer para estar curado? Como cada tumor é diferente, isso muda para cada doença. Porém, em geral, após 5 anos de seguimento os pacientes são considerados curados.

Quando é necessário fazer radioterapia?

Quando é indicada

A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.

Quando indica radioterapia?

A radioterapia tem como principal objetivo curar uma enfermidade que esteja presente ou evitar o seu reaparecimento após uma cirurgia. Além disso, pode ser utilizada para controlar sintomas, como sangramento e dores, causados pela presença de doença.

Qual cuidado que deve ter depois de fazer uma retirada de nódulo da mama?

Embora a exérese de nódulo de mama não seja um procedimento doloroso, medicações analgésicas são prescritas após a alta. A paciente precisa permanecer em repouso de 7 a 14 dias. Este repouso é de suma importância para evitar edema (inchaço), sangramento ou acúmulo de líquido.

Quem faz radioterapia pode ter contato com outras pessoas?

A radiação emitida pela radioterapia externa atravessa o corpo do paciente e não impregna em seu interior. Portanto, o paciente não fica radioativo e não há problemas de contato com outras pessoas.

Quem está fazendo radioterapia pode dirigir?

Não é possível dirigir logo após a sessão radioterápica.

MITO. Muitos pacientes são capazes de dirigir após a sessão e dar continuidade aos seus afazeres diários! É claro que isso varia de paciente para paciente e o médico dará as orientações necessárias de acordo com as demandas da pessoa.

O que não pode comer quando faz radioterapia?

Evite alimentos ácidos, muito quentes ou muito gelados. caçarolas. Diminua o consumo de chocolates, açúcares, hortelã, cafeína (café e chá preto), frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi), leite integral, produtos à base de tomate, alimentos gordurosos e frituras. Evite ingerir líquido durante as refeições.

O que é bom para queimadura de radioterapia?

O tratamento pode ser feito com corticoides tópicos e/ou sistêmicos, antibióticos, oxigenação hiperbárica e, no caso de necrose, enxerto de pele. Assim, o médico responsável indicará os melhores medicamentos para queimadura de radioterapia.

Qual o efeito da radioterapia nos ossos?

Também pode danificar os órgãos reprodutivos. A radioterapia que inclui uma articulação pode provocar danos nos tecidos articulares, o que pode resultar em dor, cicatrizes e limitação na amplitude do movimento.

Como é a fraqueza do câncer?

A fadiga relacionada ao câncer é uma sensação persistente de cansaço ou exaustão. Pessoas que sentem cansaço durante o tratamento, muitas vezes, dizem que até um pequeno esforço, como andar dentro de casa, pode ser muito difícil.

Artigo anterior
Para que serve sulfametoxazol para criança?
Artigo seguinte
Quem foi o primeiro jinchuuriki da 9 Caudas?