Como funciona a operação de venda para entrega futura?

Perguntado por: Violeta Rita Lopes Lopes  |  Última atualização: 21. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (73 avaliações)

A Venda Entrega Futura é a operação que consiste no fato de haver um faturamento antecipado do valor da mercadoria e posterior entrega da mesma na data estabelecida na transação comercial acordada entre vendedor e comprador.

Qual CFOP de venda para entrega futura?

Desse modo, caso o vendedor opte por emiti-la, deverá fazê-lo com a natureza de “Simples Faturamento - Venda para Entrega Futura”, com o CFOP: 5.922/6.922, que deverá ser escriturada pelo Destinatário do documento, no Livro Registro de Entradas, com o CFOP: 1.922/2.922.

Como contabilizar venda de mercadoria para entrega futura?

Venda Para Entrega Futura

A receita da venda deverá ser computada na apuração do lucro líquido do período-base em que ocorrer o faturamento. Isso porque, segundo o Fisco, com a emissão da Nota Fiscal de simples faturamento, a vendedora efetiva a venda e passa a ser mera depositária das mercadorias ou dos produtos.

Como funciona o CFOP 5922?

CFOP 5922 – Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura.

Qual é a diferença entre faturamento antecipado e venda para entrega futura?

Esta é a diferença essencial, pois na venda para entrega futura a mercadoria fica a disposição do adquirente, enquanto no faturamento antecipado isto não ocorre.

SAIBA TUDO SOBRE A VENDA DE VEÍCULOS PARA FUTURA QUITAÇÃO!

45 questões relacionadas encontradas

Como funciona a Nota de Entrega Futura?

É uma operação cujo faturamento é feito antes da entrega. Tal antecipação é feita em comum acordo entre vendedor e comprador da mercadoria. Na prática, a circulação do produto não acontece em um primeiro momento, somente em data futura. A respeito da emissão da nota fiscal, existem três possibilidades.

Qual nota entra no faturamento 5922 ou 5117?

Primeiro você emite a nota no CFOP 5922 (Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura), para faturar. Em seguida emite no CFOP 5117 (Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura), e tributa.

Qual a diferença do CFOP 5117 e 5922?

O CFOP 5117 somente tem sua utilização na seguinte situação: Quando as negociações forem feitas, mas a mercadoria ainda não foi nem produzida ou entregue para o comprador; No momento da saída dos devidos produtos negociados, o faturamento é classificado com o código 5.922.

Quando devo usar o CFOP 5922?

5922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura. Classificam-se neste código os registros efetuados a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura.

Qual a diferença do CFOP 5.116 e 5922?

Sobre a nota emitida para simples faturamento (CFOP 5922) não tributamos ICMS, apenas os impostos federais e na nota de entrega da mercadoria (CFOP 5116) tributamos apenas o ICMS e não os impostos federais. Esse é o procedimento para empresas do regime normal e acredito que seja o mesmo para optantes pelo simples.

Como funciona nota fiscal de venda futura?

A venda para entrega futura consiste em uma modalidade de venda em que o contribuinte do ICMS efetua uma venda de uma determinada mercadoria, sem que ocorra, no entanto a entrega imediata desta mercadoria, ou seja, a venda é realizada, mas com a entrega efetiva da mercadoria em uma data posterior.

Qual CFOP tributa 5922 ou 5117 PIS e Cofins?

o CFOP 5.922 tem finalidade para acobertar o faturamento da mercadoria, assim deverá ser pago sobre ele todos os impostos federais tais como o PIS/COFINS. o CFOP 5.116 tem finalidade de acobertar a circulação da mercadoria, ou seja, o recolhimento do ICMS.

Como escriturar nota de entrega futura?

A nota fiscal emitida pela adquirente será escriturada no Registro de Saídas, preenchendo apenas as colunas "Documento Fiscal", e "Observações", indicando‑se, nesta, "Retorno de venda para entrega futura".

Qual a CST correta para CFOP 5117?

Se a mercadoria for adquirida ou recebidas por terceiros, os dados devem ser 5117 ou 6117, respectivamente. O CST ICMS será “000” quando o produto for nacional e tributado. CST IPI terá “valor 99 – outras saídas”.

Quando utilizar o CFOP 5117?

CFOP 5117 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura.

Quando utilizar o CFOP 5115?

5115 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, recebida anteriormente em consignação mercantil Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, recebidas anteriormente a título de consignação mercantil.

Qual o CFOP de faturamento antecipado?

Faturamento antecipado: Quando existe o recebimento dos valores acordados, mas não existe a disponibilidade do produto, fato que não caracteriza a operação de venda, logo a tributação dos imposto federais e do ICMS acontecerá na segunda operação com CFOP 5.117.

Quando emitir nota de simples faturamento?

Nesse material abordamos o que são e como emitir Notas de Simples Faturamento. Esse documento é utilizado sempre que é realizada a venda ou compra de uma mercadoria, que já esteja no consumidor final ou somente será entregue após a emissão da nota.

Qual a entrada do CFOP 5924?

CFOP 5924 – Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente.

Quando devo usar o CFOP 1922?

1922 - Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro. Classificam-se neste código os registros efetuados a título de simples faturamento decorrente de compra para recebimento futuro.

Qual o CFOP do Simples Nacional?

CFOP 5949 SIMPLES NACIONAL – Simples Nacional – .:: SEFAZ – MT ::.

O que é simples faturamento para entrega futura?

A operação de venda para entrega futura ocorre quando um estabelecimento vendedor comercializa uma determinada mercadoria, mas permanece com a mesma até a sua posterior entrega ao adquirente no prazo convencionado entre ambos, enquanto o pagamento do seu valor é efetuado antecipadamente.

Como funciona o faturamento antecipado?

No faturamento antecipado, a venda ocorre antes da fabricação do produto ou antes que o vendedor tenha disponível a mercadoria. Nas vendas para entrega futura, o vendedor já possui o produto ou mercadoria em estoque, porém, por liberalidade do comprador, a entrega será feita em momento posterior.

Quando devo usar o CFOP 5119?

CFOP 5119 ou 6119

Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem. Já um desses códigos deve ser usado quando o estabelecimento não produziu as mercadorias vendidas e sim as adquiriu de terceiros.

Quando o CFOP 5949 é tributado?

O que é CFOP 5949

Como explicamos inicialmente, o CFOP 5949 corresponde a “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada”. Assim, é usado em operações de remessa ou no retorno e locação de bens. O código 5949 não gera tributação de nenhum imposto, por isso é preciso estar atento.

Artigo anterior
Quanto é a depreciação de caminhão?
Artigo seguinte
Qual é a estação no mês de abril?