Como funciona a Nota complementar de ICMS?

Perguntado por: Tiago Alves Batista  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

Uma Nota Fiscal Complementar serve para suplementar informações e valores de impostos como ICMS, quando ele foi declarado com valor menor ao real na nota emitida. Ou seja, se juntarmos a primeira nota emitida com a nota complementar, como resultado, teremos o valor total correto dos impostos da operação.

Como é feita nota fiscal complementar de ICMS?

Emitir uma NF-e Complementar é mais fácil do que se imagina, para realizar este procedimento é preciso:
  1. 1 – Referenciar a chave de acesso da NF-e original,
  2. 2 – Informar a finalidade da emissão, no caso 2 = NF-e Complementar e.
  3. 3 – Preencher os campos que precisam ser complementados.

Quando emitir nota complementar de ICMS?

Por que emitir a Nota Fiscal Complementar de ICMS? A necessidade da emissão dessa nota fiscal se dá quando algum valor é lançado menor por alguma razão, que pode ser erro na quantidade ou valor da mercadoria, na alíquota ou cálculo do imposto, entre outros.

Qual o CFOP de nota complementar de ICMS?

Regra Tributaria - CFOP 5111 - Nota Fiscal Complementar de Valor da Mercadoria e ICMS.

Para que serve CFOP 5202?

CFOP 5202: deve ser usado para devolução de compra para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como compra para comercialização (isto é, o 1102);

Como fazer uma nota de Complemento de ICMS

43 questões relacionadas encontradas

Quando utilizar o CFOP 5122?

CFOP 5122 - Venda de produção do estabelecimento remetida para industrialização, por conta e ordem do adquirente, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente.

Quando usar uma nota complementar?

Quando usar uma NFe complementar?
  1. Exportação, para ajustar valores no contrato de câmbio, quando acarretarem aumento ao valor da operação constante na nota. ...
  2. Regularização para ajustar diferença no preço do produto (aumento do valor original)

Quando posso emitir uma nota fiscal de ajuste?

A nota fiscal de ajuste existe para realizar ajustes de créditos e débitos de imposto. Ela pode ser utilizada nas seguintes situações: Transferência de crédito acumulado de ICMS* : Ocorre em situações onde a empresa tem créditos acumulados de ICMS e precisa transferir esses créditos para outro estabelecimento.

Pode emitir nota complementar de valor?

Com a Nota Fiscal Complementar de produto você pode acrescentar valor ou quantidade de produtos e complementar o ICMS, ICMS-ST e IPI. Após ser emitida, a NF-e original juntamente com a NF-e complementar, traz o resultado corrigido e real da operação final. Siga os passos abaixo para emitir a NF-e complementar. 1.

Como preencher nota fiscal complementar?

Como preencher uma NF-e complementar?
  1. Manter chave de acesso e código de produtos da nota original;
  2. No caso de irregularidades nos preços, basta informar a quantidade a mais que deveria estar na nota anterior;
  3. Para impostos, revise todos os dados da primeira nota. ...
  4. Nos campos onde não é preciso ajustar, preencha com 0.

Qual CFOP usar para complemento de preço?

Em resumo, o CFOP 5.111 pode ser utilizado:

Para complementar uma informação na NF-e, como reajuste de preço, de valor menor informado, entre outros.

Como emitir uma nota fiscal de ajuste?

Para emitir a NF-e de Ajuste o cliente precisa:
  1. Referenciar a Chave de Acesso da NF-e original;
  2. Informar a Finalidade de emissão como 3 = NF-e de Ajuste e.
  3. Preencher os campos que precisam ser ajustados.

Qual é a finalidade da nota fiscal?

A Nota Fiscal (NF) é um documento oficial que registra as vendas da sua empresa. Sempre que você recebe algum pagamento, é preciso que você emita uma NF para o seu cliente. ... Nesse caso, a sua empresa ainda não fica isenta de registrar a venda, mas a NF deverá ser emitida sem essas as informações.

Para que serve a nota fiscal complementar?

A NF-e Complementar, como já citamos, é utilizada para acrescentar os dados e valores que não foram informados na NF-e original. A legislação prevê a sua emissão nos casos: – Exportação: quando o valor do dólar, por exemplo, for diferente na hora da emissão da NF-e e do recebimento da mercadoria.

O que deve constar na nota fiscal complementar?

Como preencher uma NF-e complementar?
  • busque pela operação da nota que seja a ideal para o caso da emissão: “complemento de tributo”, “complemento de quantidade” ou “complemento de preço”;
  • as naturezas da Nota Fiscal original e da Complementar devem ser a mesma. ...
  • o CFOP também deve ser o mesmo;

Pode cancelar nota fiscal complementar?

É possível cancelar uma nota fiscal complementar de vendas incorreta e fornecer um motivo para o cancelamento. ... A nota fiscal complementar de venda original é reportada nos livros fiscais como cancelada, e a nota fiscal complementar de venda negativa não é reportada nos livros fiscais.

Quando usar o CFOP 1122?

CFOP 1122 Compra para industrialização em que a mercadoria foi remetida pelo fornecedor ao industrializador sem transitar pelo estabelecimento adquirente.

Quando usar o CFOP 6123?

CFOP 6123 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros remetida para industrialização, por conta e ordem do adquirente, sem transitar pelo estabelecimento do adquirente.

Qual o código de remessa para conserto?

6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.

Qual CFOP de entrada para o 5949?

O caso do CFOP 5949 (Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada) é aplicado também nas operações de remessa ou retorno e locação de bens, mais especificamente uma emissão distinta das demais, já que em sua configuração não é necessário colocar nenhum tipo de tributação.

Como fazer nota fiscal de simples remessa para conserto?

1 - Deverá ser emitida uma nota fiscal descrevendo todos os itens; 2 - A natureza de operação da nota fiscal (CFOP) deverá ser “REMESSA PARA CONSERTO” ou “REMESSA DE MERCADORIA OU BEM PARA REPARO”; 3 - O CFOP deverá ser: 5.915 (dentro do Estado) ou 6.915 (fora do Estado); 4 - Os impostos ICMS e IPI não devem ser ...

Qual a diferença entre Danfe e nota fiscal de serviço?

A sigla DANFE significa Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica e representa a versão impressa simplificada da NF-e. É o DANFE que acompanha as mercadorias quando são vendidas aos clientes finais. A DANFE é, também, obrigatória no transporte de produtos e mercadorias.

O que é o CFOP 6101?

CFOP 6101 Venda de produção do estabelecimento.

O que é o CFOP 5917?

Quando você for emitir a nota para seu cliente, você deverá utilizar o CFOP 5917 (para venda dentro do estado de origem) ou 6917 (para venda para fora do seu estado de origem) Natureza da operação: REMESSA EM CONSIGNAÇÃO.

Quando o CFOP e 5101?

O CFOP (Código fiscal da operação) 5101 refere-se à venda de produção do estabelecimento. Ou seja, produtos industrializados no estabelecimento. Também se encaixam neste código as mercadorias de estabelecimentos industriais, como cooperativas que podem destinar as vendas aos cooperados ou a outra cooperativa.

Artigo anterior
Quem errou o pênalti do Palmeiras hoje?
Artigo seguinte
Como lavar maquina da loiça?