Como funciona a modalidade de licitação leilão?

Perguntado por: Hélder Castro de Sá  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (69 avaliações)

A modalidade leilão utiliza o tipo de licitação “maior lance”. Ou seja, o concorrente que apresentar a maior oferta é aquele que irá adquirir o objeto da sessão. A sessão da licitação leilão ocorre com o comparecimento de todos os concorrentes em local e hora previamente determinados no edital da licitação.

Quais as modalidades de leilão?

Tipos de leilões: conheça as principais modalidades
  • Leilão judicial. ...
  • Leilão extrajudicial. ...
  • Modalidades de participação. ...
  • Conheça mais sobre o universo dos leilões!

O que é modalidade de licitação leilão?

Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a Administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art.

Como funciona o processo de leilão?

O leilão é uma forma de venda de bens ao público, onde o leiloeiro faz o anúncio do imóvel e estipula o valor mínimo para a sua aquisição. Desta forma, os interessados fazem o lance e vence o lance mais alto. Após esta etapa surge o arrematante do imóvel.

Como deverá ser o critério utilizado na modalidade leilão?

17, § 6º, da Lei nº. 8.666/93, deverá respeitar o valor limite de R$ 650.000,00 previsto no art. 23, II, b do mesmo diploma legal para utilizar a modalidade leilão, montante esse apurado pelo órgão promotor da licitação, mediante avaliações prévias de mercado. Acima desse valor, deverá ser utilizada a concorrência.

Leilão - Modalidade de Licitação.

16 questões relacionadas encontradas

Qual o critério utilizado para utilizar uma ou outra modalidade de licitação?

O primeiro critério para escolher qual modalidade será usada em uma compra pública é o valor da transação. Em segundo lugar, considera-se as características do objeto. Ou seja, o tipo de produto ou serviço será adquirido pela administração pública.

Qual o principal critério utilizado pelo legislador para definir as hipóteses de cabimento das modalidades licitatórias concorrência tomada de preços e convite?

As modalidades concorrência, tomada de preços e convite são definidas em razão do valor do contrato, salvo as hipóteses em que a lei prevê para a concorrência a sua estipulação em razão do objeto a ser contratado. As demais modalidades, concurso, leilão e pregão, são definidas em razão da natureza do objeto.

Qual o risco de comprar imóvel em leilão?

Riscos no leilão Judicial

Dívidas do imóvel a ser arrematado (hipoteca, condomínio e IPTU). Dívidas dos devedores (pensão alimentícia e dívidas trabalhistas). Nulidades do processo que está originando o leilão. Irregularidades na certidão imobiliária do imóvel.

Quanto tempo leva para uma casa ir a leilão?

A verdade é que não existe um prazo determinado pelas instituições financeiras para que um imóvel seja levado para leilão, mas, ao longo dos anos de experiencia, verificamos que este período varia entre três a cinco meses de atraso no financiamento.

Quantas parcelas em atraso o imóvel vai para leilão?

Basicamente, é assim que funciona. Então, se a pessoa não fizer o pagamento da parcela em atraso nesses 15 dias, o imóvel será leiloado. E o banco tem 30 dias após essa data para incluir seu imóvel em um leilão.

Quais são as modalidades de licitação?

Quais são as modalidades de licitação?
  • Tomada de Preços (Lei 8.666)
  • Convite (Lei 8.666)
  • Concorrência (Lei 14.133)
  • Concurso (Lei 14.133)
  • Leilão (Lei 14.133)
  • Pregão (Lei 14.133)
  • Diálogo competitivo (Lei 14.133)

O que são os leilões na esfera administrativa do setor público?

O leilão é a venda de bens públicos inservíveis da Administração Pública, precedidos de avaliação, mediante lances verbais. Trata-se de modalidade de licitação, prevista no art. 22, V, da Lei 8666/93, juntamente com a concorrência, tomada de preços, convite, concursos e, recentemente, o pregão, previsto na Lei n.

Quais são as modalidades de leilão existentes em nosso ordenamento jurídico?

São elas: concorrência, tomada de preço, convite, concurso e leilão. Já o pregão foi instituído em 2002, através da lei nº 10.520/02).

Quais são os tipos de leilão de carro?

Existem 4 tipos de leilão veicular que são:
  • 1 – Leilão de recuperação de financeira.
  • 2 – Leilão de seguradora.
  • 3 – Leilão de montadora.
  • 4 – Leilão do Detran.

Quais são os dois tipos de leilão eletrônico?

No caso do leilão presencial, é necessário apenas comparecer no local e horário agendado para dar os seus lances. Já no leilão online geralmente é preciso fazer um cadastro no site do leiloeiro antes, para que assim seja fornecido o login e senha, necessários para entrar no auditório virtual.

Qual a modalidade de licitação para concessão?

Nas Concessões dos serviços públicos a licitação deverá ser na modalidade de Concorrência, porém quando a mesma for de “direito real de uso” será obrigatoriamente na modalidade Concorrência (§ 3º do Art. 23 da Lei 8666/93).

Quanto tempo leva para penhorar um imóvel?

Vai depender do andamento do processo, mas se já estiver em execução pode levar até 1 ano. Caso ainda não, pode levar mais tempo, até 3 anos.

Quando o imóvel vai a leilão?

Você pode se dirigir ao Cartório de Registro de Ímoveis, com o documento de sua propriedade, e solicitar uma matrícula atualizada desse imóvel, assim poderá saber se este imóvel ,está em vias de ir pra leilão.

O que acontece quando o imóvel vai a leilão?

Então, seja antes ou depois do leilão, é possível pedir na Justiça o cancelamento da arrematação (compra) do seu imóvel. Isso acontece porque ao não cumprir as regras, o credor (o banco, fornecedor, etc) praticou um ato contra as leis. E isso pode cancelar essa ação judicial porque é um ato nulo.

Como funciona comprar imóvel de leilão?

Como comprar imóvel de leilão? Os leilões podem ser presenciais ou online, mas basicamente funcionam da mesma forma. O leiloeiro anuncia um imóvel, sempre em um edital, com um valor mínimo estipulado. O interessado entra no site da leiloeira ou vai pessoalmente ao local combinado para o leilão.

Qual o risco de comprar um imóvel da Caixa ocupado?

A compra de um imóvel retomado ocupado traz risco. Caso o objetivo seja morar imediatamente no imóvel, isso nao será possível caso esteja ocupado. Nesse caso, é necessário concentrar a busca em 12% das unidades que estão desocupadas.

Quando o imóvel não é vendido no leilão?

O imóvel deverá ter sua segunda licitação em um prazo de 15 dias após a primeira tentativa. Caso não seja vendido novamente, o banco deverá ir para licitação aberta e seguir para a fechada ou venda direta.

Quais são os critérios para desclassificação de propostas?

Serão desclassificadas: I – omissis; II – propostas com valor global superior ao limite estabelecido com preços manifestamente inexeqüíveis, assim considerados aqueles que não venham a ter demonstrada sua viabilidade através de documentação que comprove que os custos dos insumos são coerentes com os de mercado e que os ...

Como definir a modalidade de licitação?

As modalidades de licitação conduzem o processo de compra de produtos e de serviços públicos. Com características próprias e únicas, as modalidades são classificadas em seis tipos, entre elas: concorrência, convite, tomada de preço, concurso, pregão e leilão, descritas de acordo com a Lei 8.666/1993.

É admissível a flexibilização de critério de julgamento da proposta?

É admissível a flexibilização de critério de julgamento da proposta, na hipótese em que o produto ofertado apresentar qualidade superior à especificada no edital, não tiver havido prejuízo para a competitividade do certame e o preço obtido revelar-se vantajoso para a administração.

Artigo anterior
O que é uma pessoa irresistível?
Artigo seguinte
Como saber quanto espaço livre tem no PC Windows 10?