Como funciona a meia para professor?

Perguntado por: Valentim Guilherme Torres de Amaral  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (60 avaliações)

O texto assegura o pagamento de 50% do valor realmente cobrado para o ingresso em cinemas, cineclubes, teatros, espetáculos musicais, artísticos, circenses e eventos esportivos em todo território nacional, aos professores de todos os níveis de ensino.

Como funciona Meia-entrada professor?

O documento de comprovação é a Carteira de Identidade Jovem. Os professores da rede estadual ou municipal de ensino possuem direito à meia-entrada. É necessário apresentar a Carteira Funcional emitida pela Secretaria da Educação, ou apresentação do respectivo holerite.

Como comprovar Meia-entrada professor?

Os professores e profissionais da rede pública municipal e estadual de ensino têm direito à meia-entrada. Sendo liberado o benefício mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto e comprovante de vínculo de emprego com a instituição de ensino.

O que vale como comprovante de Meia-entrada?

Documento de identidade oficial com foto. Lei Federal 10.741/03 (Art. 23). Carteira de identidade ou documento com foto válido.

Quem trabalha em escola paga meia?

As condições elegíveis a meia-entrada são as seguintes: Estudantes - O benefício é vigente para alunos da educação básica e educação superior, conforme previsto no Título V da Lei no 9.394, de 20.12.1996. A lei não estende o benefício a cursos livres, tais como cursos de inglês e informática.

Como ser um bom professor - 5 características de um bom professor

20 questões relacionadas encontradas

Quem tem 21 anos paga meia entrada?

As leis federais atualmente em vigor garantem o benefício da Meia entrada para idosos, estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos.

O que preciso para pagar meia entrada?

Quais documentos comprovam o direito à meia entrada?
  1. Estudantes. Estudantes devem apresentar a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), dentro do modelo padronizado nacionalmente, emitida por um dos seguintes órgãos:
  2. Idosos. ...
  3. Pessoas com necessidades especiais. ...
  4. Jovens de baixa renda.

O que pode ser usado como comprovante de estudante?

A lei prevê que o único documento válido para esta comprovação é a Carteira de Identificação Estudantil (CIE), um cartão padronizado e com certificação digital, que só pode ser emitido por algumas associações que representam os estudantes em todo o País.

O que é documento de meia?

Este documento é emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que atesta a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013.

Como comprovar que é um estudante?

A Carteira de Identificação Estudantil – CIE emitida pelas entidades estudantis de representatividade nacional ("Entidades"), de acordo com a Lei nº 12.933/13, é a forma de comprovação de sua condição estudantil de modo a assegurar os benefícios estabelecidos na referida lei tais como acesso a salas de cinema, ...

Como provar que sou professor?

Como comprovar que é professor?
  1. Termo de Posse ou nomeação do Diário Oficial.
  2. Carteira de trabalho assinada.
  3. Contrato de trabalho assinado.

Quais carteiras de estudante são válidas?

A nova carteira física será válida até 31 de março do ano seguinte, enquanto a digital será válida enquanto o aluno permanecer matriculado em estabelecimento que forneça os níveis e as modalidades de educação e ensino. Perderá a validade quando o estudante se desvincular do estabelecimento.

Qual a diferença de um ingresso meia e inteira?

São Paulo - A lei brasileira da meia-entrada determina que estudantes e idosos paguem metade do valor do ingresso comprado pelas demais pessoas. Num cinema, se a inteira custar 30 reais, a meia-entrada sai por 15.

Onde professores têm desconto?

Há um projeto de lei PL nº 54 de 2017, criado pela Câmara dos Deputados, de iniciativa do deputado federal Marcos Abrão (PPS/GO) para que os professores tenham descontos de pelo menos 20% em livros, revistas e materiais didáticos relacionados a sua área de ensino.

Quem tem direito à carteirinha do professor?

Professores que lecionem nos cursos do ensino fundamental, médio, superior e também técnico e profissionalizante, autorizados e reconhecidos pelas autoridades competentes de Educação, ministrados por instituições de ensino da rede pública ou privada oficializadas.

Para que serve a Carteirinha do professor?

As escolas estaduais podem solicitar a identidade funcional de seus professores na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). Conforme a lei Nº 8.605 de 2006, os professores têm direito ao benefício da meia-entrada em estabelecimentos que promovam o lazer, o entretenimento e eventos culturais.

Onde fica o número do documento de meia?

Compre meia-entrada online | DNE. Você pode facilmente comprar sua meia-entrada online usando a sua carteirinha de estudante. Não tem segredo, basta apenas informar o número presente na parte inferior da carteirinha no momento da compra.

Como fazer uma declaração de estudante?

Declaro para fins que (nome), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), frequenta (ou frequentou) o CURSO DE (informar) nesta instituição de ensino, no período de (mês) de (ano) a (mês) de (ano), no período (matutino, vespertino ou noturno), com carta horária de (quantidade) horas.

Como fazer sua própria carteira de estudante?

Confira agora como emitir sua Carteira
  1. Solicitação. Primeiro informe os seus. dados pessoais.
  2. Pagamento. Realize o pagamento da. taxa de emissão.
  3. Documentos. Finalize enviando as fotos. dos seus documentos.
  4. Entrega. Prontinho! Agora é só esperar chegar seu DNE.

Como fazer uma carteirinha de estudante de graça?

Para isso basta fazer o cadastro no site documentodoestudante.com.br , não efetuar o pagamento, enviar para o sae@documentodoestudante.com.br o número da solicitação e a imagem do ID Jovem e aguardar resposta da DNE para seguir com a solicitação gratuita.

Quem tem direito a pagar meia passagem?

Estudantes, idosos, pessoas com deficiência e categorias especiais de trabalhadores têm direito de circular gratuitamente ou com desconto, por meio do cartão de meia tarifa, no transporte público.

O que é meia até 21 anos?

De acordo com a Lei Federal nº 12933/2013, estudantes portando a carteira de estudante DNE, idosos, deficientes e jovens de baixa renda entre 15 a 29 anos com ID Jovem. Tem direito a meia entrada em eventos, shows, cinemas, teatros, museus entre outros.

Como pagar meia no cinema com ID jovem?

Uma forma de fazer isso é por meio do aplicativo ID Jovem 2.0, disponível para quem tem celular Android. Caso não tenha celular, é possível acessar o site do benfício para ter acesso à ID Jovem. Para ambos, o documento tem prazo de seis meses -- mas pode ser renovado pelo app de forma gratuita.

Por que estudante paga meia?

Este é um benefício garantido pela lei 12.933/13. Mas você sabe como essa história começou? Lá na década de 1940, a União Nacional dos Estudantes lutou para que todos os estudantes pudessem ter acesso facilitado a programações culturais com a meia-entrada, sendo uma maneira de complementar sua formação acadêmica.

Por que a meia-entrada encarece a inteira?

Na teoria, a meia-entrada pretende reduzir o preço pago pelos beneficiados. Mas, na prática, acaba aumentando o preço pago pelos demais. A ideia de estudantes e idosos pagarem metade do valor de ingressos equivale à existência de uma lei, ainda que informal, de preço dobrado para quem não tiver direito ao benefício.

Artigo anterior
O que é divisão social do trabalho resumo?
Artigo seguinte
Quais prazos ficam suspensos durante o recesso forense?