Como funciona a lei da prioridade?

Perguntado por: Mia Mafalda Loureiro Vicente Rodrigues  |  Última atualização: 18. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (2 avaliações)

Atualmente, a legislação garante prioridade no atendimento a pessoas com deficiência, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas obesas. Com a lei sancionada, o doador de sangue terá que apresentar comprovante com validade de 120 dias para exercer a preferência.

Como funciona a fila de prioridade?

A fila de prioridade nada mais é que uma fila comum que permite que elementos sejam adicionados associados com uma prioridade. Cada elemento na fila deve possuir um dado adicional que representa sua prioridade de atendimento.

Como funciona a lei do atendimento preferencial?

Art. 1o As pessoas portadoras de deficiência física, os idosos com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.

Qual a ordem de prioridade no atendimento?

Sem distinção

Também têm direito a atendimento prioritário, segundo a lei, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas com obesidade. O texto vigente do Estatuto do Idoso, por sua vez, prevê, entre os idosos, prioridade especial aos maiores de 80 anos em relação aos demais.

Como funciona prioridades?

“prioridade” – Anterioridade. Preferência conferida a alguém, relativamente ao tempo de realização do seu direito, com preterição do de outros. Em síntese se entende que a preferência pode ser como uma escolha, considerando a hipótese de você faz uma escolha de uso.

Qual a ordem para o Atendimento Prioritário?

29 questões relacionadas encontradas

Quem é considerado prioridade?

“As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta lei”.

Qual a idade de prioridade por lei?

O Estatuto da Pessoa Idosa, descrito na Lei 10.741/2003, garante, entre outros benefícios, o acesso, a proteção e a prioridade em diversos serviços para pessoas maiores de 60 anos de idade.

Como deve ser feito o atendimento preferencial?

O artigo 1º da Lei 10.048 garante o atendimento preferencial a idosos com ou mais de 65 anos, portadores de deficiência física, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo. Em alguns locais, é necessário reservar não apenas o atendimento, mas um espaço físico de fácil acesso a eles.

O que é prioridade e urgência?

A urgência se relaciona ao tempo para execução e prazo para conclusão; importância diz respeito ao valor que a tarefa em questão agregará ao negócio; prioridade acaba sendo uma mistura de ambos. Ou seja, as tarefas importantes, com menor prazo, são prioritárias.

Quanto tempo uma prioridade pode esperar?

Pelo texto, esse grupo deverá ser atendido em até 30 minutos, podendo chegar a 40 minutos em casos excepcionais: do primeiro ao quinto dia útil do mês; no último dia útil do mês; ou na véspera e no dia após feriados.

Qual a diferença de atendimento preferencial é prioritário?

A palavra prioridade é mais clara e forte, pois indica que deve ser antes, e coloca a aplicação da preferência. Isso é importante entender, pois em muitas filas, o preferencial nem sempre é prioritário, ou seja, o primeiro a ser atendido.

O que diz a lei 14.626 23?

Altera a Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, e a Lei nº 10.205, de 21 de março de 2001, para prever atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista ou com mobilidade reduzida e a doadores de sangue e reserva de assento em veículos de empresas públicas de transporte e de concessionárias de ...

Quem é doador de sangue tem direito a fila preferencial?

Lei garante atendimento preferencial para doador de sangue.

O que fazer quando atendimento preferencial e violado?

Se por um acaso não for providenciado o imediato atendimento, é aconselhável que se faça uma reclamação no âmbito do próprio local e, se possível, conseguir uma certidão ou protocolo da reclamação.

É obrigatório ter fila de prioridade?

Qualquer lugar que você vá hoje tem a placa informando que os idosos, as gestantes, deficientes tem a prioridade, então há esse respeito, é obrigatória essa prioridade. Pessoas que tem 60, 70, 80 anos devem mesmo receber esse atendimento cortês e educado, uma vez que todos um dia chegaremos lá", declarou.

O que é o atendimento preferencial?

O atendimento prioritário é imediato, quando prestado às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, antes de qualquer outro, depois de concluído o atendimento que estiver em andamento.

Quem tem prioridade na emergência?

Atualmente, a Lei 10048/00 já assegura atendimento prioritário na administração pública a idosos (60 anos ou mais), mas não faz distinção entre os idosos. Também tem direito a atendimento prioritário, segundo a lei, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos.

O que não é urgente?

O contrário de urgente é: Contrário de inadiável: 1 adiável, protelável, diferível, procrastinável, prorrogável, dilatável, transferível.

Quem tem câncer tem prioridade na fila?

Os estabelecimentos que operam por meio de sistema de filas e caixas deverão disponibilizar caixa ou guichê específico para prestar o atendimento prioritário aos pacientes em tratamento de câncer.

Quem tem autismo têm prioridade?

Governo sanciona lei que concede atendimento prioritário a autistas e pessoas com mobilidade reduzida. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a Lei nº 14.626/2020, que garante atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista, com mobilidade reduzida e doadores de sangue.

O que fazer quando a lei não é cumprida?

Se qualquer pessoa perceber que uma lei é inconstitucional, ou seja, desobedece a nossa Constituição, ele pode fazer uma representação (denúncia) ao MPF. Após averiguar o que foi relatado, se o MPF concordar que há desrespeito à Constituição, ele solicita ao Poder Judiciário que determine a anulação da lei.

Quem tem 50 anos é considerado idoso?

Pessoa com deficiência pode ser considerada idosa a partir dos 50 anos. Pessoa com deficiência poderá ser considerada idosa a partir dos 50 anos.

O que é garantia de prioridade?

A garantia de prioridade compreende: a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública; c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas ...

Em que situações o idoso tem direito ao atendimento prioritário?

O Estatuto do Idoso garante atendimento preferencial às pessoas com 60 anos ou mais, em bancos, lotéricas, supermercados, serviços de saúde e demais estabelecimentos. Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial às pessoas com mais de 80 anos, inclusive, sobre o público 60+.

Artigo anterior
Porque o contato não aparece no WhatsApp?
Artigo seguinte
Por que o arroz integral é mais caro?