Como funciona a herança quantitativa?

Perguntado por: Eva Miriam Leite  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (26 avaliações)

A herança quantitativa ou poligênica é um tipo de interação gênica. Ocorre quando dois ou mais pares de alelos somam ou acumulam seus efeitos, produzindo uma série de fenótipos diferentes entre si. ... Na herança quantitativa, o número de fenótipos encontrados depende do número de alelos envolvidos.

Como resolver a herança quantitativa?

Para calcular o número total de genes em um cruzamento deste tipo de herança, pode-se utilizar a fórmula: 1/2n , observando os indivíduos da F2, sendo “n” o número de indivíduos de fenótipo parental. Ex: 1/64 = 1/26 = 6 genes = 3 pares de genes.

Qual a importância da herança quantitativa?

A herança quantitativa é muito frequente na natureza. Algumas características de importância econômica, como a produção de carne em gado de corte, produção de milho etc., são exemplos desse tipo de herança. No homem, a estatura, a cor da pele e, inclusive, inteligência, são casos de herança quantitativa.

Como fazer o cálculo de genética?

Há duas maneiras de uma casal ter um menino e uma menina: o primeiro filho ser menino E o segundo filho ser menina (1/2 X 1/2 = 1/4) OU o primeiro ser menina e o segundo ser menino (1/2 X 1/2 = 1/4). A probabilidade final é 1/4 + 1/4 = 2/4, ou 1/2.

Como atuam os Poligenes?

Herança poligênica ocorre quando vários pares de genes interagem para determinar uma característica, cada um com efeito aditivo sobre o outro. Graças a esse tipo de interação existe uma variedade muito grande de fenótipos e genótipos para algumas características.

Herança Quantitativa - Aula 14 - Módulo II: Genética | Prof. Gui

21 questões relacionadas encontradas

O que é uma Poligenia?

[ Genética ] Condição de uma característica cuja existência ou manifestação é determinada pela interacção de dois ou mais pares de genes.

O que é Monogenica?

Doenças monogênicas ou mendelianas são condições em que a causa primária pode ser atribuída a uma única variante genética definida, ou seja, afeta um único gene.

Como fazer uma tabela de probabilidade genética?

Biologia
  1. → Como montar o quadro de Punnett?
  2. Para determinar os genótipos dos descendentes, basta juntar o gameta de um indivíduo com o gameta do outro.
  3. → Resolvendo uma questão de Genética por meio do quadro de Punnet.
  4. Na primeira linha, temos os gametas da fêmea; na primeira coluna, temos os gametas do macho.

Como calcular variabilidade genética?

Média do número de alelos (A) ou número efetivo (Ae) por locus é usada para caracterizar a extensão da diversidade genética em uma população.
  1. Número médio de alelos (A)
  2. A = Σalelos/NL.
  3. Número efetivo de alelos (Ae):
  4. Ae = 1 / Σxi.

Como calcular o número de genótipos?

Para calcular o número de genótipos diferentes que serão produzidos na geração resultante desse cruzamento faremos:
  1. Aa x Aa - 3 (AA, Aa, aa)
  2. ff x Ff - 2 (Ff , ff)
  3. Cc x cc - 2 (Cc, cc)
  4. Tt x Tt - 3 (TT, Tt, tt)
  5. bb x BB - 1 (Bb)

Quais são características da herança quantitativa?

A herança quantitativa ou poligênica é um tipo de interação gênica. Ocorre quando dois ou mais pares de alelos somam ou acumulam seus efeitos, produzindo uma série de fenótipos diferentes entre si. ... São exemplos de herança quantitativa, as características de altura, peso e cor da pele e olhos de humanos.

Qual a importância das heranças genéticas para nossas vidas?

Ela revela nossa história biológica, de forma a nos contar porque somos como somos e, até mesmo, ensejando “prever nosso futuro”. Desse modo, muitas doenças genéticas carregariam uma mensagem clara, “quem tiver o gene, terá a doença”.

Quem descobriu a herança quantitativa?

As principais descobertas sobre a herança quantitativa foram feitas pelo geneticista sueco Nilsson-Ehle (1908) e pelo americano East (1910). Mais tarde, na Inglaterra, Mather desenvolveu métodos estatísticos para analisar como esses genes múltiplos agiam, denominando-os de polígenes.

Qual cor de pele é dominante?

A cor da pele é determinada por uma série de genes. Para compreender melhor a herança poligênica da cor da pele, consideraremos três genes: A, B e C. Esses genes contribuem de forma a deixar a pele mais escura e possuem dominância incompleta sobre a, b e c.

Como faço o cálculo de heredograma?

– Cada geração ocupa uma linha do heredograma, e é indicada por um algarismo romano (I, II, III, IV…). – Cada indivíduo é indicado por algarismos arábicos (1,2,3,4…) e sua numeração se inicia da esquerda para direita. A numeração começa de 1 em cada geração.

Como determinar o fenótipo?

Para determinar o número de fenótipos na herança quantitativa, precisamos saber o número de pares de alelos, que é representado pela letra n. O número de fenótipos será sempre igual a n + 1. Por exemplo, se em uma herança quantitativa existirem 5 genes, então neste caso o número de fenótipos será igual a 6.

Como calcular a variância?

Essa fórmula representa a variância populacional e para encontrá-la:
  1. Primeiramente, devemos calcular a média aritmética do conjunto;
  2. Em seguida, subtraímos de cada valor do conjunto a média calculada e elevamos o resultado ao quadrado;
  3. Por fim, somamos todos os valores e dividimos pelo número de dados.

Como é calculada a herdabilidade?

Fenótipo ( F ) = Genótipo ( G ) + Ambiente ( A ).

A herdabilidade no sentido amplo (H²) é definida como a parte da variância fenotipica que ocorre em virtude de diferenças genéticas entre os indivíduos em uma população.

Como se calcula a probabilidade?

Como se calcula a probabilidade? A probabilidade é calculada por meio de uma divisão simples. Basta dividir o número de eventos pelo número de resultados possíveis, conforme se vê na fórmula p = n(e)/n( Ω ). Exemplo: Há uma possibilidade de tirar 3 num dado de 6 números, logo 1/6.

Como fazer a tabela de punnett?

Para montar um quadro de Punnet, devemos determinar os gametas, montar o quadro e combinar os gametas. Considere o exemplo a seguir: Uma espécie de ratos apresenta indivíduos com pelos pretos e pelos brancos. A cor preta é determinada por um alelo dominante B, e a cor branca é determinada pelo alelo recessivo b.

O que causa a herança Monogênica E a herança multifatorial?

Monogênicos: (também chamado de Mendeliano). É causado por mudanças ou mutações que acontecem na sucessão de DNA de um único gene. Cromossômicas: Alterações estruturais e numéricas no conjunto de cromossomo de um indivíduo. Multifatoriais: (também chamado de complexo ou poligênico).

O que é padrão de herança Monogênica?

Os padrões de herança monogênicos são frequentemente chamados de Mendelianos, uma vez que Gregor Mendel observou pela primeira vez os diferentes padrões de segregação de genes para características selecionadas em ervilhas e foi capaz de determinar as probabilidades de recorrência de uma característica nas gerações ...

O que é autossômica Monogenica?

9. Herança autossômica monogênica dominante É uma herança com padrão vertical, isto é, a característica passa de uma geração para outra verticalmente. Principais características: • Afeta igualmente homens e mulheres e podem transmitir o caráter com igual probabilidade.

Artigo anterior
Quem matou Naoto Tokyo Revengers?
Artigo seguinte
O que fazer para a madeira não apodrecer na terra?