Como funciona a garantia de um serviço?

Perguntado por: Érica Rafaela Pacheco de Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

Ou seja, se houve algum problema ou defeito na parte que recebeu o serviço, especificamente, o cliente pode recorrer à empresa para receber o devido retorno. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 26, o cliente tem até 90 dias para reclamar de defeitos ou problemas no serviço recebido.

Como dar garantia de serviço?

Como dar a garantia de serviços prestados?
  1. A ordem de serviço é um documento real oficial que prova que o serviço foi feito. ...
  2. O relatório fotográfico é outro documento importante que retrata todas as peças trocadas. ...
  3. Explicações sobre o que foi realizado.

O que diz o Código do Consumidor sobre garantia?

Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.

Como funciona garantia de mão de obra?

Pela lei, qualquer serviço que você prestar dentro da sua oficina deve ter uma garantia mínima de 90 dias. Se um cliente não ficar satisfeito com o seu trabalho, seja por não ter atingido o resultado oferecido ou por defeito recorrente, ele pode exigir que você faça tudo de novo.

Como dar garantia para o cliente?

De acordo com o CDC, o fornecedor e o fabricante têm 30 dias contados a partir do dia da reclamação para resolver o problema do produto. Caso não seja resolvido dentro do prazo, o cliente poderá exigir um produto similar, restituição do valor pago ou um abatimento proporcional.

Como funciona a garantia de prestação de serviços?

32 questões relacionadas encontradas

Como fazer um termo de garantia de um produto?

O termo de garantia ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo ser-lhe entregue, devidamente preenchido pelo fornecedor, no ato do fornecimento, ...

Como oferecer garantia estendida para o cliente?

Como vender garantia estendida: Os 4 passos que vão te ajudar a vender muito
  1. #1 – Crie um relacionamento com o seu cliente. ...
  2. #2 – Estude sobre a garantia estendida. ...
  3. #3 – Explique as vantagens para o seu cliente. ...
  4. #4 – Seja honesto.

Qual a garantia de mão de obra?

Pois mão de obra, os serviços realizados no automóvel ou em qualquer outro produto, estão cobertos pela garantia de 30 dias de acordo com o artigo 18 do código de defesa do consumidor. Pode ser televisão ou geladeira…

Qual o prazo de garantia de mão de obra?

Para a solidez e segurança da obra, o prazo é de cinco anos a contar da conclusão da obra. E para qualquer vício em geral, o período de garantia é 180 dias a partir da construção.

Como funciona a garantia de uma peça?

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que todo serviço ou produto tenha, obrigatoriamente, garantia de 90 dias. Isso quer dizer que o prazo mínimo para a troca de uma peça defeituosa, por exemplo, é de 90 dias após a compra.

O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Qual o prazo de garantia por lei?

De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo para reclamar dos vícios (defeitos) de fácil constatação é de noventa (90) dias para produtos duráveis ., e de 30 dias para produtos não duráveis.

Quanto tempo a loja tem que dar de garantia?

Estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia legal dá à pessoa que fez a compra, a partir do recebimento do produto, 30 dias para reclamar de eventuais problemas caso o produto tenha duração curta (como um alimento) e 90 dias se for durável (como uma geladeira).

O que fazer quando um serviço não é prestado?

No caso do serviço não prestado, é importante reconhecer o dano sofrido e a obrigação de a empresa em ressarcir os prejuízos. Além da reparação do dano material, que pode ocorrer através de indenização ou abatimento/compensação proporcional, o consumidor também pode exigir a reparação do dano moral.

Como denunciar um serviço mal prestado?

Em caso de dúvidas ou realização de denúncia, o consumidor pode se dirigir à sede do Procon ou ligar para o atendimento ao público (151), que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Como provar que prestei um serviço?

Tal ação é baseada exclusivamente em prova escrita. Como exemplos de casos de ação monitória podemos citar o título de crédito prescrito, cartas, telegramas, bem como guias de internação, prontuário hospitalar, requisição de serviço protético, que apontam de alguma forma a relação obrigacional.

Qual o prazo de garantia para prestação de serviços?

Atualmente, o CDC estabelece prazo de 30 dias para o consumidor reclamar por problemas aparentes em serviços e produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. Esse é o período da garantia legal, obrigatória, a ser concedida pelo fornecedor.

Qual o prazo de garantia de uma obra de reforma?

De acordo com o CDC, o direito de reclamar dos vícios construtivos decai em 90 dias, contados da data da entrega, se forem vícios aparentes ou do momento em que ficar evidenciada a falha.

Quanto tempo de garantia tem um serviços prestados?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 26, o cliente tem até 90 dias para reclamar de defeitos ou problemas no serviço recebido.

Sou obrigado a dar garantia de 90 dias?

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) entende que a concessionária é obrigada a dar garantia legal, de 90 dias, para todos os acessórios que comercializa. “A garantia é estabelecida pelo CDC e independe de previsão em contrato” afirma o especialista em direito do consumidor, Lucas Marques.

Como vender garantia é seguro?

6 dicas para vender seguros que todo corretor deve saber
  1. Identifique o público certo. ...
  2. Venda conforto no lugar do seguro. ...
  3. Ofereça o produto certo. ...
  4. Construa um relacionamento com as pessoas. ...
  5. Proporcione um atendimento impecável. ...
  6. Analise suas atitudes.

Como funciona a garantia estendida de um produto?

A garantia estendida é uma forma de seguro, paga pelo consumidor, regulamentada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Consiste na manutenção do produto adquirido após o vencimento da garantia legal (90 dias) ou garantia contratual (prazo estipulado pelo fabricante).

Como lidar com as objeções dos clientes?

Como lidar com objeções em vendas e fechar mais negócios
  1. Registre tudo sobre seu cliente. Um bom sistema de CRM pode ajudar muito nessa hora. ...
  2. Ouça mais, fale menos. ...
  3. Não empurre a venda, atraia um bom negócio. ...
  4. Nunca “confronte o comprador” ...
  5. Classifique as objeções.

O que escrever no certificado de garantia?

  1. CERTIFICADO DE GARANTIA.
  2. PRODUTO. N° DE SERIE. N° DA NOTA FISCAL DE COMPRA. CLIENTE/USUÁRIO. TELEFONE DE CONTATO. E-MAIL. ENDEREÇO. CEP. CIDADE. UF. REVENDEDOR. ...
  3. Declaro que recebi este produto completo e que efetuei a leitura do manual de instruções antes de operá-lo. ASSINATURA DO CLIENTE.
  4. DATA.
  5. TERMO DE GARANTIA.
  6. IMPORTANTE.

Como escrever uma carta para garantia?

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (endereço), venho solicitar o reparo em garantia do (especifique o produto), número de série (informar), adquirido em (data) na (nome da loja), conforme nota fiscal nº ( ...

Artigo anterior
Quais os direitos do trabalhador noturno?
Artigo seguinte
O que faz a Constituição no RPG?