Como funciona a DRE?
Perguntado por: Clara Joana Pinheiro de Abreu | Última atualização: 25. März 2022Pontuação: 4.3/5 (59 avaliações)
DRE é a sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, um relatório que demonstra resumidamente quais foram as operações realizadas por uma empresa. Sendo assim, na DRE constam dados como receitas, investimentos, custos e despesas do negócio.
Como se calcula uma DRE?
- Receita Bruta.
- (-) Deduções e abatimentos.
- (=) Receita Líquida.
- (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
- (=) Lucro Bruto.
- (-) Despesas com Vendas.
- (-) Despesas Administrativas.
- (-) Despesas Financeiras.
Como fazer a DRE passo a passo?
- Siga um modelo de estrutura. O primeiro passo para fazer uma DRE é seguir uma estrutura base. ...
- Calcule a Receita Líquida. Inicie calculando a Receita Líquida do período. ...
- Calcule o Lucro Bruto. ...
- Desconte as despesas operacionais e financeiras. ...
- Encontre o Resultado Líquido.
O que deve constar no DRE?
O que uma DRE deve conter
Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.
Como é composta a DRE?
A DRE é composta das contas de Resultado, ou seja, contas classificadas como Receitas e Despesas. A DRE vai nos mostrar se obtivemos lucros ou prejuízos, comparando e analisando a relação entre as receitas e as despesas.
DRE: Demonstração do Resultado do Exercício (TUDO em 15 min)
O que não entra na DRE?
O primeiro dado da DRE é a receita operacional bruta. ... É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.
Como montar uma planilha de DRE?
É preciso formatar cada uma das linhas e colunas do Excel com o formato necessário. Desse modo, não será preciso repetir o processo na hora de inserir os dados na DRE. Basta formatar as linhas e colunas de “Valor” como “Moeda”, a coluna “A” com formato “Geral”, e a linha de “Data” com formato de “Data Abreviada”.
Como fazer a demonstração do resultado do exercício?
A demonstração do resultado do exercício simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro.
Qual é o cálculo do IR e CSLL na DRE?
Parece complicado, mas é simples.
Alíquota nada mais é do que o valor do imposto. Para o IRPJ, a alíquota é de 15% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 10% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9% sobre a base de cálculo.
Como calcular o IR no balanço?
Para fins de cálculo da contribuição social s/ o lucro por estimativa deverá somar o percentual sobre a receita bruta do mês, acrescidos do ganho de capital e demais receitas, variando os percentuais de acordo com as seguintes atividades: I- 12% na venda de mercadorias, produtos (art.
Como calcular o IR e CSLL no lucro real?
· IRPJ: 25% para Lucro acima de R$ 20.000,00/mês; · CSLL: 9% sobre qualquer Lucro apurado. Em resumo, no Lucro Real os dois tributos variam de 24% (9% + 15%) a 34% (9% + 25%), aplicados sobre o Lucro e não sobre o faturamento. A apuração pelo Lucro Real pode ser trimestral ou anual.
Como calcular lucro antes do IR e CSLL?
- Receita Bruta – impostos (IR e CSLL) = Receita Líquida.
- Receita Líquida – Custo das mercadorias = Lucro Bruto.
- Lucro Bruto – Despesas operacionais = Lucro Operacional.
- Lucro Operacional – Despesas não operacionais + Receitas não operacionais = LAIR.
O que é demonstração do resultado do exercício na contabilidade?
Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e ...
Como fazer uma demonstração contábil?
As demonstrações contábeis são um conjunto de documentos financeiros que a empresa societária deve fornecer a todo público de interesse, ou seja, acionistas ou sócios. Basicamente, esses materiais devem conter o cenário atual da companhia, fluxo de caixa, entre outras informações financeiras.
Como fazer as demonstrações contábeis?
- Análise Vertical;
- Análise Horizontal;
- Análise por Quocientes;
- Análise da Taxa de Retorno sobre Investimentos;
- Análise de Estrutura de Capital;
Como montar uma planilha de resultados?
- Faça um planejamento da planilha. ...
- Organize as informações necessárias para o indicador. ...
- Utilize as fórmulas para calcular os dados buscados. ...
- Organize as informações para facilitar a análise.
O que é DRE Excel?
DRE é uma sigla que corresponde a Demonstração do Resultado do Exercício. Na prática, o termo ajuda profissionais analisarem as operações financeiras de uma empresa — em um período pré-estipulado. A parir da Planilha de DRE, dá para saber se houve lucros ou prejuízos.
Como montar DRE a partir do balancete?
- (+)Receita com vendas;
- (-) Deduções e abatimentos (sobre a Receita com vendas);
- (=) Receita Líquida (Receita com as vendas – Deduções e abatimentos);
- (-) Custos de vendas — CPV, CMV, CSP;
- (=) Lucro Bruto (Receita Líquida – Custos de vendas);
Quais os itens que são calculados na DRE que não podemos Esquecer-nos de levar para o BP?
De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...
Quais são os cinco principais pontos que devem ser observados em um DRE?
- 1 – Receita de vendas. ...
- 2 – Dedução de impostos. ...
- 3 – Receita Líquida. ...
- 4 – Custos de venda. ...
- 5 – Lucro ou resultado bruto. ...
- 6 – Despesas Administrativas ou fixas. ...
- 7 – Despesas com vendas. ...
- 8 – Despesas financeiras.
Quais são as deduções da receita?
Deduções da Receita Bruta
São as devoluções de vendas, descontos concedidos na Venda, impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS, ISS etc e as Comissões sobre as Vendas.
O que é lucro antes do IR e CSLL?
LAIR (Lucro Anterior ao Imposto de Renda e Contribuição Social): o que é e como funciona? LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social) nada mais é que uma conta da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), que vai indicar o lucro que a empresa teria caso não tivesse que pagar o imposto.
Como calcular o resultado operacional antes do IR?
Imagine que as despesas operacionais do negócio durante o mês de referência foram de R$ 6.000. Subtraindo essas despesas do seu lucro bruto, teremos como resultado o seu lucro operacional: Lucro operacional líquido = 28.000 - 6.000 = R$ 22.000.
O que é o resultado operacional antes de IR e CSLL?
Ele é o último nível de resultado da demonstração, exposto logo após o Lucro antes do IRPJ e da CSLL e da provisão dos valores de ambas os tributos, se forem cobrados sobre o lucro no regime tributário da empresa.
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