Como funciona a depreciação acelerada?

Perguntado por: Matheus Torres  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (65 avaliações)

Depreciação acelerada contábil: a depreciação acelerada é um mecanismo pelo qual se pode contabilizar o efeito dos turnos adicionais na vida útil de máquinas e equipamentos que são considerados ativos, segundo o art. 312 do Regulamento do IR/1999.

Quando ocorre a depreciação acelerada?

Por fim, a depreciação acelerada, como vimos, acontece quando há evidências de que o desgaste de um bem não se dá de forma linear, já que ele é mais usado nos seus primeiros anos de vida útil.

Como funciona a depreciação?

A depreciação é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou de sua obsolescência. Na contabilidade das empresas, essa depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil.

Como é feito o cálculo da depreciação?

O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa:
  • Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil.
  • Depreciação anual x Anos de vida útil = Depreciação acumulada.
  • Custo de aquisição – Depreciação acumulada = Valor de registro nos ativos.

Como fazer cálculo de depreciação?

Para colocar isso no cálculo de depreciação, os anos são somados e cada ano vai corresponder a uma fração do valor decrescente pela soma total dos anos. Caso a vida útil seja de 5 anos, por exemplo, a soma dos anos var dar 15 (1+2+3+4+5).

COMO UTILIZAR DEPRECIAÇÃO ACELERADA DE MÁQUINAS

21 questões relacionadas encontradas

O que é depreciação acelerada normal?

A depreciação é o modo pelo qual se registra, contabilmente, a diminuição do valor de bens do Ativo Imobilizado resultante do desgaste pelo uso, pela ação da natureza ou pela obsolescência normal, conforme o artigo 307 do Regulamento do Imposto de Renda (RIR) de 1999.

O que é amortização acelerada?

Pagamentos extras feitos para pagar uma hipoteca principal. Com a amortização acelerada, o mutuário pode acrescentar pagamentos adicionais à sua hipoteca para pagar uma hipoteca antes da data de liquidação do empréstimo. O benefício disso é reduzir os pagamentos de juros gerais.

Quando um bem é adquirido durante o exercício a depreciação?

A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação gera encargos que serão registrados periodicamente em contas de custo ou despesa.

Quando a depreciação atinge o valor do bem?

O simples fato de a depreciação acumulada de um bem do Ativo Imobilizado ter atingido 100% do custo do bem, corrigido monetariamente até 31.12.1995 (caso o bem tenha sido adquirido até essa data), não autoriza a sua baixa contábil, ainda que o bem tenha se tornado imprestável para a finalidade a que se destinava.

São exemplos de bens que sofrem depreciação?

Alguns tipos e exemplos de bens que sofrem depreciação:
  • Edifícios;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Móveis e utensílios;
  • Instalações;
  • Veículos;
  • Computadores e periféricos.

O que acontece quando o bem é totalmente depreciado?

O bem estando totalmente depreciado (custo corrigido menos depreciação acumulada) igual a zero, todo valor obtido na sua venda será um ganho de capital tributável.

O que é depreciação normal?

Na depreciação normal, que demora, por exemplo, dez anos, a empresa contabiliza um desgaste de 10% ao ano. Esse registro é tratado como despesa e retirado da base sobre a qual serão calculados os 25% de IR. No caso da depreciação acelerada para um turno adicional de oito horas, o desgaste sobe de 10% para 15% ao ano.

Quais são os tipos de depreciação?

Existem três métodos de depreciação:
  • Método Linear. Um montante igual do valor do ativo é depreciado a cada ano.
  • Método Redução Percentual. Um percentual do custo do capital é deduzido a cada ano.
  • Depreciação por uso. A depreciação é feita pelo tempo de uso de um equipamento.

Quais são os tipos de depreciação de máquinas e equipamentos?

Vale ressaltar que existem dois tipos de depreciação aplicadas às máquinas: a depreciação fiscal e a depreciação gerencial. Na depreciação fiscal, também chamada de depreciação contábil, o valor do bem adquirido é calculado para ser reduzido a zero após o período determinado para sua vida útil.

O que é a depreciação linear?

O que é depreciação linear? A depreciação linear consiste na razão entre o total a depreciar pelo número de anos de vida útil do bem. Então, funciona assim. Para cada bem do imobilizado, como prédios,máquinas, etc.. a companhia estima uma vida útil econômica e um valor residual.

Como definir qual método de depreciação deve ser usado?

O método de depreciação utilizado deve refletir o padrão de consumo, pela entidade, dos benefícios econômicos futuros do ativo a que se refere.

O que é depreciação acelerada e quando se aplica?

Depreciação acelerada é qualquer método de depreciação usado para fins de contabilidade ou imposto de renda que permita maiores deduções nos anos anteriores da vida de um ativo.

O que é a depreciação acumulada?

Desta forma, a depreciação acumulada nada mais é do que o cálculo sobre quanto determinado bem dura e qual o valor das perdas, seja por hora ou ano. No entanto, na contabilidade, o cálculo sobre a desvalorização segue uma tabela de depreciação de bens estabelecida pela Receita Federal no artigo 305 do RIR/99.

Quando baixamos um ativo que foi totalmente depreciado?

Conforme mencionado anteriormente, os bens que foram totalmente depreciados poderão ser baixados apenas quando houver a baixa física do bem. Sendo assim, para baixar um bem obsoleto ou sucateado, é essencial que a empresa possua um laudo técnico capaz de indicar as razões e os dados que justifiquem a baixa do bem.

Como contabilizar a venda de um bem totalmente depreciado?

Como Contabilizar Depreciação de Bens comprados usados

COMO A METADE DA VIDA ÚTIL DO BEM (2,5 ANOS) É MAIOR QUE O TEMPO RESTANTE DE VIDA ÚTIL (2 ANOS), O PRAZO A SER CONSIDERADO É DE DOIS ANOS E MEIO. Essa contabilização deve ser feita mensalmente pelo prazo de vida útil considerado, ou seja, 2 anos e meio.

O que é depreciação do bem?

A depreciação é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou de sua obsolescência. Na contabilidade das empresas, essa depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil.

Quem sofre depreciação?

A depreciação é redução periódica do valor de um bem de acordo com a sua vida útil. Dessa forma, caso um bem tenha uma vida útil de 10 anos, por exemplo, ele será depreciado ao longo desses 10 anos. Contudo, mesmo após esse período ele ainda terá um valor residual.

O que pode sofrer depreciação?

É chamado de depreciação o processo de perda de valor que um bem sofre, por desgaste natural, obsolência ou uso, durante a sua vida útil. Absolutamente qualquer produto pode sofrer depreciação, com exceção daqueles que tendem a valorizar com o passar do tempo - como as jóias e os itens de colecionador, por exemplo.

Artigo anterior
Porque mesmo fazendo dieta não consigo abaixar o colesterol?
Artigo seguinte
O que causa dor na barriga do lado direito?