Como funciona a corrente elétrica continua?

Perguntado por: Marco Martins  |  Última atualização: 16. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

Na corrente contínua, abreviada como CC em português e DC em inglês, os elétrons se movimentam em um único sentido, que não varia. Essa corrente é gerada em circuitos abastecidos por pilhas e baterias, por exemplo, nas quais um polo é sempre positivo e o outro é negativo.

Como funciona a corrente contínua?

A corrente contínua (também chamada de CC ou DC, do inglês) possui tensão e corrente unidirecionais, exercendo sua função por meio do fluxo de elétrons, portanto, seu circuito possui polaridade positiva e negativa, não comprometendo seu sentido de circulação.

Como funciona o sistema de corrente alternada?

A corrente alternada funciona pela condução de elétrons que oscilam em torno de um ponto fixo, a uma frequência de 60 Hz (no Brasil). Isso significa que, em um segundo, os elétrons realizam um movimento de vai e vem 60 vezes.

Como funciona a corrente elétrica?

Corrente elétrica é o movimento ordenado entre as cargas elétricas presentes em um condutor metálico. Essa organização de movimento acontece quando se cria um campo elétrico dentro desse condutor, fazendo com que seus elétrons livres desenvolvam um movimento ordenado.

Quais são as fontes de corrente contínua?

A energia em corrente contínua é mais comumente produzida por fontes como células solares, baterias e termopares.

O que é Corrente Alternada e Corrente Contínua ? - Aula#10

23 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de corrente contínua para corrente?

Além das já mencionamos anteriormente, as principais diferenças entre corrente alternada e corrente contínua podem ser encontradas nos seguintes aspectos: Polaridade: Como já mencionado, a corrente contínua tem uma única polaridade enquanto a corrente alternada muda constantemente entre positiva e negativa.

Qual é a vantagem da corrente contínua?

Vantagens da Corrente Contínua (CC)

A Corrente Contínua oferece uma série de vantagens importantes. Ela é mais fácil de ser armazenada em baterias, facilitando o uso de dispositivos móveis e permitindo a alimentação de sistemas isolados da rede elétrica.

Qual é a diferença entre corrente contínua e corrente alternada?

Uma das diferenças entre as duas correntes elétricas, é que enquanto na contínua os elétrons movem-se em um único sentido, na alternada há elétrons que variam constantemente de direção.

Quais cargas se atraem?

Cargas elétricas positivas se repelem. Cargas elétricas negativas se repelem. Cargas elétricas de sinais contrários (positiva e negativa) se atraem.

Qual é a voltagem da corrente alternada?

Corrente alternada

Como o ímã possui dois polos, o positivo e o negativo, o polo positivo “puxa” os elétrons enquanto que o negativo “empurra”, alternando o sentido do movimento. No Brasil, essa oscilação de polaridade se dá a 60 Hertz (60 vezes por segundo) e a uma tensão de 110 volts.

Qual o tipo de corrente elétrica das tomadas?

As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).

Como surgiu a corrente contínua?

A corrente contínua, que consiste no movimento de elétrons em um único sentido, apresentava problemas de distribuição, já que perdia tensão à medida que a distância percorrida aumentava. Para que ela fosse utilizada e chegasse às residências de modo suficiente, seria necessária uma usina a cada 2 quilômetros.

Porque a corrente contínua não dá choque?

– Por que uma bateria de 12 volts não nos “dá choque” quando tocamos os seus bornes? – Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta.

Quais as desvantagens da corrente contínua?

Uma desvantagem significativa da corrente contínua foi a perda de energia nas linhas de transmissão. Como resultado, a transmissão elétrica de longa distância era impraticável.

Como calcular a corrente contínua?

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Porque a corrente alternada é mais perigosa que a contínua?

A corrente alternada possui maior risco de acidente devido às tensões de pico-a-pico. Por exemplo, a tensão de 127 volts tem uma tensão de pico-a-pico da ordem de 360 volts, enquanto na mesma tensão de 127 volts se mantém a mesma ao longo do tempo.

O que significa DC na eletrônica?

Costuma-se chamar tudo, tanto a corrente como a tensão, do sistema alternado de distribuição de energia elétrica de AC e tudo do sistema com tensão constante, de DC. Estas siglas vêm do inglês. AC significa “Alternating Current” e DC significa “Direct Current”.

Porque a corrente contínua não dava certo para abastecer as casas?

A energia que usamos em casa é produzida por alguma usina e precisa percorrer centenas de quilômetros até chegar à tomada. Quando essa energia é transmitida por uma corrente alternada, ela não perde muita força no meio caminho. Já na contínua o desperdício é muito grande.

Qual é o símbolo da corrente alternada?

A corrente alternada (CA ou AC - do inglês alternating current) é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua, cujo sentido permanece constante ao longo do tempo.

Qual é a diferença entre tensão é corrente?

A corrente elétrica é o fluxo contínuo de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico. A tensão elétrica provoca este movimento ordenado de partículas elétricas, denominado de corrente elétrica. A unidade de medida da corrente elétrica é o ampere (A), em homenagem a André-Marie Ampère.

Quais são os tipos de tensão?

- baixa tensão — tensão entre 50 e 1.000 volts em corrente alternada e entre 120 e 1.500 volts em corrente contínua; - alta tensão — tensão superior a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts em corrente contínua. Trabalhar com energia elétrica é, realmente, uma tarefa que exige bastante atenção.

Quais os riscos da corrente contínua?

A CC tende a causar uma contração convulsiva, forçando a vítima a se afastar do ponto energizado, já a CA de baixa frequência produz contração muscular prolongada (tetania), que pode “congelar” a mão na fonte da corrente, prolongando a exposição.

Qual é o símbolo da corrente contínua no multímetro?

Corrente contínua = DCA, ADC (ou um A (em maiúsculo) com duas linhas sobre ele, uma linha tracejada e uma linha continua). Corrente alternada = ACA (ou um A (em maiúsculo) com um ~ (til) sobre ele). Resistência = Ohms, cujo símbolo é a letra Omega do alfabeto grego.

Qual o tipo de corrente elétrica utilizada em nossas residências?

A corrente elétrica que recebemos em nossas residências é do tipo alternada.

Artigo anterior
O que é o pacto social?
Artigo seguinte
Qual é a primeira facção do Brasil?