Como funciona a contratação de seguro auto?

Perguntado por: Diego Soares de Carvalho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (42 avaliações)

Sua contratação pode ser feita diretamente pelo cliente em contato com a seguradora, ou através de um corretor de seguros, que ajudará a escolher o serviço mais adequado. É importante dizer que a contratação do seguro auto só passa a valer após o pagamento do prêmio total, ou da primeira parcela.

Quais são as etapas de contratação de um seguro?

São cinco os passos principais para a contratação de um seguro: a cotação de seguro, vistoria do carro, análise de proposta, entrega de documentos e assinatura do contrato.

Como funciona a contratação de seguro?

As seguradoras coletam informações sobre os interessados em contratar o seguro e analisam estatisticamente o risco envolvido em cada caso, para chegar ao valor do prêmio. A lei exige que tanto o segurado quanto a seguradora usem o princípio da boa-fé.

Como se dá o processo de contratação de um seguro automotivo?

Antes de você fechar o contrato com qualquer corretora, é importante que pesquise bastante os valores e faça a cotação do seguro que deseja contratar.
...
Vários tópicos auxiliam nessa questão, como:
  1. a seguradora;
  2. as coberturas;
  3. o valor de mercado do carro;
  4. a taxa de franquia.

O que devo saber antes de contratar um seguro para o meu carro?

Veja a seguir.
  1. Cobertura. É o tipo de proteção que o seguro oferece. ...
  2. Sinistros. São os problemas que podem acontecer com o veículo, como roubo, colisão, quebra de vidros, queda de uma árvore entre outros.
  3. Apólice. ...
  4. Prêmio. ...
  5. Proposta de seguro. ...
  6. Perfil de risco. ...
  7. Perda parcial. ...
  8. Perda total.

Tudo Sobre seguro de automóvel [ Parte 1] As Dúvidas que você sempre teve, agora respondidas

36 questões relacionadas encontradas

Como analisar uma proposta de seguro?

O que é preciso analisar ao contratar um seguro para o seu carro?
  1. Procure entender como é o desempenho da seguradora em relação ao atendimento, reembolso e assistência ao segurado. ...
  2. É importante ter atenção a todas as coberturas previstas no contrato, para se certificar de que elas são adequadas às suas necessidades.

Quando vale a pena fazer seguro do carro?

Seguro Auto vale a pena a partir do momento que você compra um veículo. Todo carro, independentemente da situação ou valor, precisa ter um seguro, pois a contratação é um investimento que vai deixar o motorista tranquilo e protegê-lo contra riscos que podem acontecer a qualquer momento.

O que é Autoseguro?

pelo seguro

Com cuidado para evitar danos ou prejuízos.

Como dar entrada em um sinistro?

Documentos solicitados em caso de sinistro
  1. Cópias do RG e CPF;
  2. Cópia do comprovante de residência;
  3. Cópia da carteira de habilitação;
  4. Cópia do boletim de ocorrência;
  5. Cópia do prontuário médico, caso tenha ocorrido atendimento médico;
  6. Cópia do documento do carro do segurado;

Quais são as características básicas do seguros?

O contrato de seguro tem como características jurídicas a bilateralidade, por gerar obrigações para ambas as partes (segurado e segurador), normalmente quando fala-se em dever de indenizar se lembra dos direitos, mas o contrato de seguros contém outras obrigações.

O que é necessário para fazer um seguro de vida?

Como fazer um Seguro de Vida

Faça uma cotação de preços em cada uma delas, comparando as propostas atentamente; Verifique se existem carências, se o valor segurado é o ideal, se existem “exclusões” (determinadas situações em que a seguradora possa negar o pagamento do benefício, como suicídio, por exemplo);

Precisa ter habilitação para fazer seguro?

Seguro cobre motorista não habilitado? Não! Se você sofreu algum tipo de sinistro com o carro e não estava habilitado para dirigir, as seguradoras têm o direito de não realizar o pagamento da indenização. Quem não tem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode contratar um Seguro Auto, mas não pode dirigir.

Quem aciona o sinistro?

As ações para tomar caso um sinistro aconteça envolvem acionar a seguradora o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, a depender do tipo de seguro e do sinistro que aconteceu, é importante pegar documentos específicos que ajudem a comprovar o fato.

Como atender um sinistro?

A todo o momento evite discutir, brigar, criticar ou provocar; Entre em contato com a central de sinistros da sua seguradora para comunicar o ocorrido e agendar a vistoria na oficina ou procure o seu corretor. Nunca faça o reparo ou o conserto do veículo sem a autorização prévia da seguradora.

Quanto tempo para acionar o sinistro?

Para reclamar sua pretensão junto à seguradora, o segurado tem o prazo de 01 ano contado a partir da ciência do sinistro ou, no caso de responsabilidade civil, a partir da data em que foi citado para responder à ação ou da data que pagou os prejuízos ao terceiro.

O que é uma apólice?

Apólice é um documento emitido por uma seguradora quando você adquire um bem, que pode ser um produto ou serviço, e faz um seguro que explica exatamente o que o segurado, ou seja, a pessoa que contratou o seguro, está contratando, quais são as cláusulas, condições e riscos daquele contrato.

Como funciona o contrato de seguro de vida?

O seguro de vida funciona como um contrato, em que a empresa seguradora paga uma indenização em caso de acontecimentos previstos na apólice. Quando se dá a morte do titular do seguro, esse tipo de indenização é feita aos beneficiários escolhidos.

Como chama a ocorrência de um evento coberto é indenizável previsto no Contrato de Seguro?

Sinistro – Ocorrência de um evento coberto e indenizável, previsto no contrato de seguro. Ou seja, qualquer dano, material ou corporal que acontece com um bem coberto por seguro, como batida, roubo, enchente, etc.

Porque fazer um seguro de automóvel?

Fazer o seguro de carro é ter uma proteção muito além dos problemas conhecidos e recorrentes que vemos por aí, como acidentes de carro, batidas, roubos e etc. Fazer a contratação do seguro garante tranquilidade para guiar o carro e estar amparado em diversas situações.

É bom fazer seguro?

1. Proteção financeira. Da mesma forma que um seguro de carro protege um automóvel em caso de acidente ou roubo, um seguro de vida oferece proteção financeira em casos de imprevistos com a vida. ... Por essa razão o seguro de vida é tão importante para um bom planejamento financeiro.

Qual é a importância de fazer seguro?

Uma das principais razões para se contratar um seguro é a garantia de uma proteção capaz de cobrir as despesas necessárias e imediatas em um evento adverso (sinistro). Assim, no caso de uma ausência repentina ou da perda de bens em um acidente, você e sua família estarão protegidos pela apólice do seguro.

Como consultar uma seguradora na Susep?

1- Também no site da SUSEP, na página inicial, no menu lateral localizado à esquerda da tela, clique nas opções: Serviços ao Cidadão ® Consulta ao cadastro de corretores de seguro. Veja melhor na imagem a seguir. 2- Se você preferir pode clicar neste link e ter acesso direto a página de pesquisa de corretores.

O que é abrir um sinistro?

Os sinistros provavelmente são fenômenos naturais, batidas, alagamentos, explosões, roubos e por aí vai. Caso algumas dessas situações ocorram, o seguro indeniza o segurado em um prazo de até 30 dias. Basta registrar um boletim de ocorrência — usado pela seguradora para análise — e comunicar o acontecido.

Quem é o segurado e quem é o sinistrado?

O sinistrado no seguro de vida é o próprio segurado. O beneficiário é que pode mudar: em caso de morte do segurado, os beneficiários são as pessoas por ele indicados. No caso de doença, acidente ou invalidez o segurado é quem poderá receber a indenização.

Artigo anterior
O que é ser Shippado?
Artigo seguinte
Como posso fazer um trava-língua?