Como funciona a compra por crediário?

Perguntado por: Lia Cátia Torres Silva Valente  |  Última atualização: 21. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (13 avaliações)

Já o crediário é um sistema de crédito oferecido por lojas e estabelecimentos comerciais, nos quais os consumidores podem comprar produtos e parcelar o pagamento em várias vezes. As duas modalidades podem ter cobrança ou não de juros. Segundo o Serasa, a quantidade máxima de parcelas de um crediário é de até 48 vezes.

Como funciona o pagamento em crediário?

Como funciona o crediário

O crediário é um tipo de empréstimo feito para dar acesso a um produto. Para conseguir a aprovação do crediário, o cliente precisa passar por uma análise de crédito. Ela pode ser feita por um banco, instituição financeira ou direto na loja da compra.

Como funciona venda no crediário?

Crediário é um sistema em que a empresa oferece ao cliente uma linha de crédito própria, com condições de parcelamento, juros e prazos de pagamento definidos pelo próprio estabelecimento. O cliente faz o pagamento das parcelas diretamente à empresa, geralmente por meio de boletos bancários ou carnês.

Como funciona o meu crediário?

O grande diferencial do crediário próprio é que você usa os recursos da própria loja para financiar as compras dos consumidores. Com o crediário próprio você é 100% dono do seu cliente! Ele retorna todos os meses à sua loja para pagar o carnê e, caso atrase uma prestação, os juros e multa virão para o seu caixa.

Qual a diferença entre compra parcelada é crediário?

A principal diferença entre crediário no cartão e a compra parcelada é a quantidade de parcelas possíveis. Assim como os crediários tradicionais, aqueles blocos com boletos emitidos por lojas, o crediário no cartão permite que o consumidor parcele em muitas vezes sua compra (12, 24, 36, 48 parcelas).

Crediário: como usar essa modalidade de crédito? #ep3

44 questões relacionadas encontradas

Qual a principal vantagem do crediário?

As vantagens do crediário não se resumem a juros menores e mais tempo para pagar. Esta modalidade de pagamento também dá ao consumidor a possibilidade de negociar descontos. É importante observar que as possibilidades de negociação são ainda maiores para lojas com crediário próprio .

Qual é melhor crediário ou cartão?

O cartão private label é mais seguro do ponto de vista da inadimplência, mas exige o pagamento de taxas. O crediário mantém o cliente na loja, aumentando a fidelidade, mas demanda mais tempo e pode aumentar a taxa de inadimplência.

O que acontece se eu não pagar o crediário?

O que acontece se deixar de pagar o crediário

Quem deixar de pagar o carnê de loja fica sujeito ao pagamento de multas e juros, além do risco de inadimplência, que pode acabar gerando restrições no CPF e a inscrição do nome nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Quem pode comprar no crediário?

Desde que o estabelecimento trabalhe com essa modalidade de crédito, qualquer pessoa maior de 18 anos com comprovante de renda e sem restrições nos órgãos de proteção ao crédito pode abrir um crediário. Além disso, maiores de 16 anos com a assinatura dos pais também podem fazer a abertura.

Como faz um crediário?

Como montar um crediário próprio?
  1. Cadastre a sua empresa em uma plataforma de soluções de pagamento.
  2. Depois, efetue o cadastro de todos os clientes.
  3. Lance os boletos que vão completar o carnê.
  4. Digite corretamente todas as informações referentes à compra, como já explicamos.

Quem tem nome sujo pode comprar no crediário?

Por esse motivo, podemos afirmar que não é possível conseguir um crediário com o nome negativado, pois essa situação oferece sérios riscos de prejuízos à empresa. Para evitar constrangimentos e frustrações, o melhor caminho é fazer uma avaliação do seu CPF antes de buscar o crediário.

O que as lojas consultam para abrir crediário?

As lojas geralmente consultam agências de crédito para acessar o histórico de crédito do cliente. Isso inclui informações sobre empréstimos anteriores, cartões de crédito e outros compromissos financeiros. O objetivo é verificar se o cliente possui um histórico de pagamentos em dia ou se tem inadimplências passadas.

Como vender no crediário com segurança?

Vender no crediário próprio com lucratividade e segurança
  1. Adote um sistema de gestão de crediário próprio. ...
  2. Utilize a metodologia de credit score. ...
  3. Comece com poucas parcelas. ...
  4. No início, só faça parcelamento com entrada. ...
  5. Vá aumentando os limites aos poucos. ...
  6. Experimente vender no crediário sem entrada para clientes mais antigos.

O que significa crediário na maquininha?

O que é o Crediário no Crédito? É uma modalidade de pagamento que utiliza o limite do cartão do portador, sem a necessidade de análise de crédito e que permite que o pagamento seja realizado em até 48x*.

Tem como pagar crediário com cartão de crédito?

se você permite que o cliente pague o crediário com cartão de crédito, deve incluir mais um custo nesse cálculo: a taxa de processamento do cartão (que pode variar entre 3% e 5%). Já pensou nisso? Como se não bastasse, ainda é preciso esperar mais 30 dias para receber da operadora.

Qual o limite de um crediário?

Na maioria das lojas com crediário próprio, a referência mais utilizada para estabelecer o limite de uma compra é a renda mensal do consumidor. Dessa forma, cada cliente pode comprar no crediário um valor que varia entre 30% a 40% da sua renda comprovada.

É possível cancelar uma compra no crediário?

Se a compra tiver sido parcelada, serão estornados os valores referentes às parcelas. Caso haja recusa do lojista, é possível contatar a empresa que opera o cartão de crédito para solicitar o cancelamento.

Qual o crime para quem compra e não paga?

Qual o crime para quem compra e não paga? O crime de estelionato exige quatro requisitos, obrigatórios para sua caracterização: 1) obtenção de vantagem ilícita; 2) causar prejuízo a outra pessoa; ; 3) uso de meio de ardil, ou artimanha, 4) enganar alguém ou a leva-lo a erro.

Qual a taxa de juros do crediário?

Depende da loja. No crediário sempre tem uma taxa de juros, mesmo que baixa. A maior diferença está ligada ao rotativo do cartão de crédito, que é quando você não paga o total da fatura. Segundo o Banco Central, os juros dessa modalidade foram de 409,3% ao ano (dados de janeiro de 2023, próximo de 34% ao mês).

Porque não consigo crédito mesmo com o nome limpo?

Risco de crédito

Outro possível motivo para não ter o pedido de crédito aprovado é, mesmo com o nome limpo, ter score baixo. O Serasa Score é uma pontuação, (de zero a mil), que mostra a chance de pagar as contas no prazo. Quanto mais alta a pontuação, mais confiança você passa.

Artigo anterior
Como utilizar voucher Nike?
Artigo seguinte
Como cancelar assinatura Tinder Platinum?