Como foi parar jacaré na Lagoa da Pampulha?

Perguntado por: Márcio Tiago Pires  |  Última atualização: 3. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (67 avaliações)

Uma imagem inusitada chamou a atenção de quem passou pela orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, nesta semana. Uma jacaré fêmea tomava banho de sol às margens do espelho d'água com 11 filhotes em cima dela – havia jacarezinhos na cabeça, no dorso e na cauda da mãe zelosa (veja vídeo acima).

Como os jacarés foram parar na Lagoa da Pampulha?

Não há consenso sobre como esses animais chegaram lá. Alguns dizem que um morador foi quem os introduziu na lagoa, outros dizem que eles teriam vindo depois de uma enchente no zoológico. Porém, biólogos dizem que o mais provável é que eles viviam na região antes de a lagoa ser construída, nas décadas de 1930 e 1940.

Como os jacarés chegaram na Lagoa da Pampulha?

Os jacarés são uma espécie de celebridade na lagoa. Ainda não se sabe ao certo como eles chegaram ao espelho d'água. Isso ainda é um mistério! A primeira vez que um animal dessa espécie foi visto na Pampulha, em 1979.

Quem colocou o jacaré na Lagoa da Pampulha?

Entre as hipóteses está a de que algum morador colocou a espécie no local e que ela foi se reproduzindo; ou ainda, que eles teriam vindo do zoológico de Belo Horizonte após uma enchente. Outra hipótese é que eles já existiam no local antes da Lagoa ser criada.

O que aconteceu na Lagoa da Pampulha?

Cerca de sete mil peixes mortos foram retirados da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, entre o último sábado (2) e esta segunda-feira (4). Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o problema tem relação com vazamento de esgoto sem tratamento na água.

Jacaré da Lagoa da Pampulha é flagrado com corda presa à barriga

39 questões relacionadas encontradas

O que tem no fundo da Lagoa da Pampulha?

Naquele ponto, a reportagem sondou o fundo do lago usando uma câmera içada por vara de pesca. A profundidade era de apenas um metro e meio. Mas a densidade de algas e material orgânico em suspensão permitiram visibilidade de poucos centímetros e o registro de um borrão verde salpicado de partículas.

O que era antes da Lagoa da Pampulha?

A história da Lagoa da Pampulha

O objetivo original da criação da barragem era formar uma represa que serviria de reservatório de água para a cidade. A inauguração ocorreu em 1938. Otacílio enxergava o potencial turístico do local e acreditava que a lagoa seria um local propício para a prática de esportes.

Qual é a profundidade da Lagoa da Pampulha?

As medidas foram feitas com um ecobatímetro acoplado a um GPS de alta precisão, que fornecem a profundidade de pontos da lagoa e sua coordenada geográfica. A profundidade média registrada foi de 5,1 metros e a máxima, de 16,17 metros.

Quantos jacarés vivem na Lagoa da Pampulha?

Estudo aponta que pelo menos 16 jacarés vivem na…

Quantos jacarés tem na Lagoa da Pampulha?

As estimativas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte são de que haja mais de 20 jacarés na Pampulha.

Como chama o jacaré da Pampulha?

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que a espécie que vive na Pampulha é denominada Jacaré do Papo Amarelo. Ela é considerada de pequeno porte e, embora tenha a boca comprida, esta não possui grande abertura.

Onde estão as capivaras da Pampulha?

O trânsito das capivaras ocorre às margens dos córregos afluentes da Bacia Hidrográfica da Pampulha e do Córrego Sarandi, em Contagem.

Porque não pode nadar na Lagoa da Pampulha?

“Nadar na lagoa da Pampulha vai ter uma série de complicações porque a água não é própria para nadar, ela não tem tratamento contra bactérias, fungos, vírus, contra vários microrganismos que podem causar infecção e adoecer a pessoa quando tem contato.

Porque jacarés ficam de boca aberta?

Mas qual o motivo desse hábito? A resposta é simples, a pele da boca desse animal é bastante fina e cheia de vasos sanguíneos. Como o jacaré fica ao sol para absorver calor, com a boca aberta faz esse trabalho mais rápido, pois retém o calor com grande eficiência e maior rapidez.

Por que os jacarés ficam de boca aberta?

Como são seres ectotérmicos precisam de ajuda externa para manter ou regular sua temperatura. Então, quando eles precisam aumentar sua temperatura corporal mais rapidamente, ficam longas horas de baixo do sol com a boca aberta.

Quais animais vivem na Lagoa da Pampulha?

Na região da bacia da Pampulha, há mais de 300 espécies de animais, incluindo aves, mamíferos, répteis e insetos. Entre eles estão capivaras, tapetis, preás, cágados, tartarugas, serpentes, jacarés e aves de espécies raras, como o colhereiro, o pernilongo-de-costas-brancas e diversas espécies de gaviões.

Quantos metros tem o maior jacaré do Brasil?

O jacaré Açu é o maior de todos os jacarés, podendo chegar até 6 metros de comprimento e até 300 quilos de peso.

Onde vive a maioria dos jacarés aqui no Brasil?

Distribuição Geográfica: No Brasil, ocorrem principalmente na região Sul, Sudeste e Nordeste, mas podem ser encontrados na região Centro-Oeste. Habitat: Habitam as margens de rios, brejos, mangues, riachos , lagos e lagoas.

Onde ficam os jacarés no Brasil?

Na Amazônia é possível encontrar o jacaretinga - Caiman crocodilus, jacaré-do-pantanal Caiman yacare, jacaré açu - Melanosuchus niger, jacaré coroa - Paleosuchus trigonatus e o jacaré-anão - Paleosuchus palpebrosus.

Porque a Lagoa da Pampulha tem esse nome?

Já parou para pensar qual a origem do nome Pampulha? A palavra em si vem do Latim Pampanus, que dá nome à haste da videira coberta de flores e frutos. O diminutivo da palavra teria gerado a grafia Pampulha.

É permitido pescar na Lagoa da Pampulha?

A Lagoa da Pampulha não é propícia para o nado, pesca ou ingestão da água, e é, inclusive, envolta em polêmicas quanto a sua limpeza. A Prefeitura de Belo Horizonte alerta que “a pesca na Lagoa da Pampulha é proibida, bem como a prática de esportes náuticos, e há placas indicativas no local.

Qual prefeito construiu a Lagoa da Pampulha?

Vista aérea da lagoa e do aeroporto da Pampulha. Em 1936, o prefeito de Belo Horizonte, Otacílio Negrão de Lima, iniciou o represamento do ribeirão Pampulha, objetivando a construção de uma lagoa, cuja finalidade seria amortecer enchentes e contribuir para o abastecimento da capital.

Quando a Lagoa da Pampulha secou?

Barragem da Pampulha se rompe

Construída entre 1936 e 1938, a Lagoa da Pampulha tinha 18 milhões de metros cúbicos de água e uma barragem de quase 12 metros de altura. A água da lagoa passou por vários tratamentos para eliminar o parasita responsável pela esquistossomose.

Quando estourou a barragem da Pampulha?

O rompimento da barragem da Pampulha marcou o ano de 1954 em Belo Horizonte. Em 16 de abril, técnicos municipais detectaram um vazamento de água na represa.

Artigo anterior
O que pode ser acordar sufocada?
Artigo seguinte
Por que a eletricidade é perigosa?