Como foi feita a divisão dos lotes?

Perguntado por: Miguel Teixeira de Borges  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)

Sendo assim, em 1534, o rei português decidiu dividir as terras que pertenciam a Portugal pela força do Tratado de Tordesilhas. Com essa decisão, Portugal dividiu a colônia em 15 lotes de terra, que correspondiam, ao todo, a 14 capitanias, que foram entregues para a administração dos capitães-donatários.

Quem criou as capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias surgiram por ordem do rei português D. João III, no ano de 1534, sendo a primeira divisão territorial e administrativa implantada pelos portugueses na América Portuguesa.

Quantas foram as capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias no litoral brasileiro, doadas por Dom João III entre 1534 e 1536, foram 14. Os donatários, representantes do rei de Portugal na Colônia, foram 12.

Como se chamavam os lotes nos quais o Brasil foi dividido por que receberam esse nome?

O Brasil foi dividido em 14 Capitanias Hereditárias, totalizando 15 lotes doados a figuras importantes da corte portuguesa, chamados de donatários. As capitanias eram hereditárias porque a terra passava de pai para filho.

Porquê Portugal implantou o sistema de capitanias hereditárias no Brasil?

Os portugueses instalaram as capitanias hereditárias no Brasil porque o comércio de especiarias na Índia estava em declínio e os territórios portugueses eram constantemente invadidos pelos franceses.

Dividir lotes

34 questões relacionadas encontradas

Qual era a finalidade das capitanias hereditárias?

Essa proposta consistia em dividir o Brasil em quinze grandes faixas de terra, que foram entregues à responsabilidade dos donatários. A função deles era desenvolver economicamente a região e promover o desenvolvimento populacional de suas capitanias.

Qual o objetivo da criação das capitanias hereditárias?

Povoar a colônia e dividir a administração colonial eram os objetivos principais e, apesar disso, as capitanias hereditárias não sobreviveram por muito tempo, duraram apenas dezesseis anos. Elas motivaram o desenvolvimento das vilas, que aos poucos viraram províncias e depois fundaram alguns estados do Brasil.

Qual era o nome dos lotes?

O nome era Capitanias.

O que é o Governo geral?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado por Portugal no Brasil em 1548. ... Com a criação do Governo-Geral, o rei de Portugal ordenou a construção de uma nova capital para o Brasil: Salvador. O Governo-Geral foi criado por Portugal em 1548 com o objetivo de centralizar ainda mais a administração colonial.

Em quais capitanias hereditárias foi bem sucedido?

De todas as capitanias , as que mais deram certo , foi a de Pernambuco e S. Vicente . Graças ao sucesso obtido com a cana-de-açúcar que era produto de exportação do momento, já que praticamente não existia na Europa.

O que veio depois das Capitanias Hereditárias?

Após a inviabilidade das Capitanias Hereditárias, a colônia passou por uma reforma administrativa e foi instituído o Governo Geral.

Quantos eram os donatários e quantos lotes receberam?

Os donatários eram fidalgos leais ao rei de Portugal e membros da alta aristocracia, que receberam da coroa portuguesa extensos lotes de terra (total de 14) no Brasil Colonial, entre os anos de 1534 e 1536. Estes territórios eram chamados de capitanias hereditárias.

Qual foi o sistema que substituiu as Capitanias Hereditárias?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo que a Coroa de Portugal implantou na América Portuguesa em 1548. Esse governo foi estabelecido a fim de substituir e complementar o sistema de Capitanias Hereditárias, que não havia dado o retorno esperado.

São Paulo não foi uma capitania hereditária ela foi criada porque?

Histórico. Criada em 1709, a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro se dissolveu em 1720 porque o Estado Português, com o objetivo de facilitar a administração dos territórios, determinou a formação da Capitania de São Paulo e da Capitania das Minas Gerais.

Qual foi a função do governo geral?

Governador-geral é o funcionário administrativo supremo de uma grande área. O cargo foi utilizado primeiramente no contexto do colonialismo, quando o governador-geral era o representante máximo da autoridade administrativa da potência colonial, às vezes com competências de um vice-rei.

Qual é o objetivo do governo geral?

O Governo Geral. Com a finalidade de "dar favor e ajuda" aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral. ... O documento detalhava as funções do novo representante do governo português na Colônia.

Quais foram as principais características do governo geral?

O Governo Geral foi criado pelo rei português D. João III em 1548 e passou a funcionar no ano seguinte. ... Entre as principais características desse processo que visava a centralização do poder, a “cidade” escolhida como sede do Governo Geral foi a Bahia, ou melhor, a “Bahia de Todos os Santos” da época.

Como eram conhecidos estes lotes que deram uma nova regionalização para o Brasil *?

As capitanias foram criadas pelo rei português D. João III em 1534 e dividiram toda a colônia em 15 lotes de terras, que foram entregues a pessoas responsáveis por desenvolvê-las.

O que é Sesmarias Brainly?

Sesmaria era um lote de terras distribuído a um beneficiário, em nome do rei de Portugal, com o objetivo de cultivar terras virgens. ... A prática administrativa de doação de sesmarias iniciou-se com a constituição das capitanias hereditárias, em 1534.

O que eram as cartas Sesmarias?

As cartas de Sesmarias eram documentos passados pelas autoridades para doar terras; nelas, os donatários ou governadores de províncias autorizavam ou não as doações. Muitas tentativas de regularizar o sistema de sesmarias foram em vão.

Quais fatores contribuíram para o insucesso das capitanias hereditárias?

Diversos fatores do relativo insucesso das Capitanias: a indisciplina dos colonos, os ataques dos indígenas, as incursões de estrangeiros (franceses), a falta de recursos dos donatários, a inexistência de um governo central para ajudar os donatários.

Quais eram as diferenças entre o sistema das capitanias hereditárias?

Uma primeira diferença é que o governo da capitania era hereditário, enquanto o governador-geral era nomeado pela Coroa. Além disso, a partir do modelo de Governo Geral, este órgão assumia maiores responsabilidades em relação à defesa da Colônia, como no caso da expulsão dos franceses no Rio de Janeiro.

Como se chamava a pessoa que era favorecida com capitanias?

Donatários das capitanias - História do Brasil - InfoEscola.

O que foram as capitanias hereditárias e o governo geral?

Capitanias hereditárias eram um sistema de administração colonial em que o Brasil foi dividido em 15 faixas de terra que eram comandadas por capitães donatários. ... Com esse objetivo, foram criadas as capitanias hereditárias e, mais tarde, o Governo-geral.

Quais são os direitos e deveres dos donatários?

Tinham o dever de povoar, repartir as terras, entregar colonos, explorar economicamente recursos naturais, defender o seu território e manter ordem, aplicando justiça, sendo-lhes vedadas apenas as penas de talhamento de membros e de execução.

Artigo anterior
O que é Teste de Software e qual é o seu principal objetivo?
Artigo seguinte
O que é esportes de combate e suas características?