Como finalizar um documento oficial?

Perguntado por: Raquel Soares de Rodrigues  |  Última atualização: 1. Mai 2022
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Existem dois fechos distintos para as modalidades de comunicação oficial. Para as autoridades superiores, deve-se usar “Respeitosamente”. Já para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, usa-se “Atenciosamente”.

Como terminar um ofício de solicitação?

Saudação e despedida: Para encerrar, aposte em fórmulas como “Atenciosamente”, ou “Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração”, ou “Seguro de ter o pedido acolhido, agradeço a atenção desde já”.

O que é o fecho de um documento?

O fecho é a sinalização de que a correspondência terminou. A 3ª Edição do Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2018) estabeleceu o emprego de somente dois fechos para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente: Para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República.

Como finalizar ofício de resposta?

A (nome da empresa), em atendimento aos termos do ofício supra, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência (ou Senhoria) informar que recepcionamos a solicitação e efetuamos as pesquisas necessárias visando o atendimento do mesmo no menor espaço possível.

Como finalizar um ofício de esclarecimento?

Sem mais para o momento, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Como se faz uma DECLARAÇÃO (documento oficial)

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Como terminar um ofício de agradecimento?

"Sinceramente", "respeitosamente" e "cordialmente" são expressões apropriadas.

Quais são os fechos de cortesia?

Atenciosamente e cordialmente são advérbios de modo utilizados como cortesia no fim de qualquer correspondência de caráter formal. As expressões podem ser utilizadas ao final de comunicações como cartas, e-mails ou em comunicações oficiais.

Quais as duas formas de fecho das comunicações oficiais e quais os critérios de uso das mesmas?

Com relação às as normas técnicas de redação oficial, o Manual de Redação da Presidência da República estabelece apenas dois tipos de fecho:
  • para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República: “Respeitosamente, (…)”;
  • para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: “Atenciosamente, (…)”.

Como deve ser a expressões no fecho ou despedida na correspondência empresarial?

Despedida ou fecho – deve ser simples (Atenciosamente, Cordialmente). Você só colocará uma despedida mais elaborada se quiser enfatizar algo que disse no corpo da carta.

Como encerrar uma carta de solicitação?

Como terminar uma carta formal
  1. Agradeço a consideração,
  2. Atenciosamente;
  3. Atentamente;
  4. Cordialmente;
  5. Obrigado pelo consideração,
  6. Respeitosamente.

Como se faz um requerimento de solicitação?

Inicie o documento com a palavra REQUERIMENTO, que pode estar no centro ou no canto esquerdo da página. Acrescentam-se, abaixo, o vocativo com pronome de tratamento e nome do destinatário. Em seguida, na outra linha, inicia-se o corpo do texto com apresentação de dados pessoais e do pedido.

Como deve ser o vocativo de uma carta empresarial?

Vocativo: representa o nome do destinatário (receptor) do texto que deve surgir de maneira formal, por exemplo: Prezado Gerente, Caro Consumidor, etc. Corpo de Texto: trata-se do conteúdo da mensagem que será enviada. Não se esqueça que as cartas comerciais são breves e objetivas. Portanto, não seja prolixo.

O que é fecho em uma carta comercial?

Despedida: uma ou duas linhas em que saúda o destinatário da carta pelas cortesias habituais. O fecho geralmente contém os seguintes elementos: Se o remetente é uma empresa, o nome deste. Assinatura: rubricado pelo remetente.

O que é importante para escrever uma correspondência empresarial?

Em relação à linguagem, a carta comercial deve apresentar clareza, objetividade e simplicidade. A mensagem da carta comercial precisa ser trabalhada com precisão, por isso deve ser apresentada de modo direto, evitando interpretações confusas ou diversas, bem como informações desnecessárias ao assunto.

Quais são as formas de comunicação oficial?

Instrução de Serviço, Memorando, Norma de Serviço, Ofício, Parecer, Portaria, Processo, Protocolo de Intenções, Regimento, Regulamento, Relatório, Relatório de Reunião, Requerimento, Resolução e Telegrama.

Quais são os tipos de redação oficial?

Texto narrativo; Texto descritivo; Texto dissertativo (que se divide em expositivo e argumentativo); Texto explicativo (que se ramifica entre os textos injuntivos e prescritivos).

Quais são os tipos de documentos oficiais?

Os tipos de documentos oficiais são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.

Qual é o objetivo do ofício?

O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.

Qual o fecho para as comunicação quando direcionadas para autoridades de hierarquia superior à do remetente?

dois fechos: RESPEITOSAMENTE, para autoridades superiores, e ATENCIOSAMENTE, para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

Como finalizar um texto agradecendo?

Expressões que você pode usar
  1. Atenciosamente.
  2. Com melhores cumprimentos.
  3. Saudações.
  4. Obrigado.
  5. Cordialmente.
  6. Muito obrigado.
  7. Respeitosamente.
  8. Agradeço a atenção.

Como fazer um ofício em agradecimento?

Modelo de Carta de Agradecimento Formal

venho por meio desta oferecer meus sinceros agradecimentos pela ajuda que me foi oferecida. Faço lhe informar que também estou à sua disposição para retribuir sua generosidade em qualquer momento que lhe seja conveniente ou necessário. Mais uma vez, agradeço por tudo.

Como agradecer de forma formal?

Agradecer com a palavra obrigado
  1. Obrigado!
  2. Obrigada!
  3. Muito obrigado!
  4. Muitíssimo obrigada!
  5. Obrigado por tudo.
  6. Obrigado de montão.
  7. Obrigada de coração!

Quais os elementos que compõem a estrutura da carta comercial?

Ela segue a estrutura básica do gênero carta: local e data, destinatário com pronome de tratamento específico, texto, fechamento e assinatura. Há diversos tipos dela definidos pelo seu contexto de utilização.

Quais são os tipos de cartas comerciais?

10 tipos de cartas comerciais
  • Carta de reclamação. ...
  • Cartas de apresentação. ...
  • Carta de recomendação. ...
  • Carta de demissão. ...
  • Candidato não contratado. ...
  • Declinando de um convite para jantar. ...
  • Ao receber um presente. ...
  • Comunicando um erro.

O que é cartas abertas?

Redação. A carta aberta é um gênero textual com função de direcionar alguma mensagem, questionamento ou solicitação de determinado indivíduo ou grupo para alguma pessoa ou organização de reconhecimento público.

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