Como fica o plural de pôr do sol?

Perguntado por: Gonçalo Rodrigo Mendes Pacheco  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (30 avaliações)

O plural de pôr do sol é pores do sol. Note que pôr do sol é uma palavra composta e, por isso, segue a regra de formação do plural de palavras que são unidas por preposição. Assim, somente o primeiro termo vai para o plural.

Qual é o plural de pôr do sol?

12) Apenas para ilustração complementar, frisa-se que o plural de pôr de sol é pores de sol.

Como fica o plural?

O que é Plural:

O uso do plural na língua portuguesa consiste, por norma, na adição da letra “s” no final de uma palavra na sua forma singular, principalmente quando é terminada por uma vogal.

Qual a forma correta de escrever pôr do sol?

Mesmo após a reforma ortográfica, o acento circunflexo do pôr do sol continuou lá. A regra que determina esse acento não faz referência à locução em si, mas ao verbo “pôr”. A função do acento circunflexo, nesse caso, é diferenciar a palavra de um outro “por”, a preposição.

Qual é o plural de arroz?

Pasquale tira a dúvida de um ouvinte sobre o plural da palavra 'arroz'. O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'.

COMO É O PLURAL DE PÔR DO SOL?

17 questões relacionadas encontradas

Porque arroz não tem plural?

O plural da palavra arroz não é usado correntemente porque se utiliza a palavra arroz como um substantivo não contável massivo, ou seja, várias partes que não se podem contar mas que funcionam como um conjunto que pode ser medido.

Qual é o plural de feijão?

Significado de Feijões

Feijões é o plural de feijão. O mesmo que: favas, feijoeiros, vagens.

Quando se usa o por?

Por ou pôr
  1. As palavras por e pôr, com e sem acento circunflexo, existem na língua portuguesa e estão corretas. ...
  2. Por é uma preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante,...
  3. Pôr é um verbo, sinônimo de: colocar, botar, inserir, fixar,...
  4. Exemplos com a preposição por:
  5. Exemplos com o verbo pôr:

Porque por quê ou porquê?

Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas.

Por que pôr do sol não tem hífen?

Pôr do sol e o Novo Acordo Ortográfico

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, não deverá ser utilizado hífen nas locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais. Serão exceções a esta regra algumas locuções consagradas pelo uso, com significado próprio.

Como fazer o plural?

A principal regra de formação do plural indica que se deve acrescentar -s à palavra no singular:
  1. amiga - amigas;
  2. bolo - bolos;
  3. troféu - troféus;
  4. degrau - degraus.

Como colocar eu no plural?

O pronome de eu pode ser nós ou eus. A palavra eu pode funcionar tanto como pronome como substantivo. No caso de ser um pronome, seu “plural” seria o pronome nós. No caso de ser um substantivo, sua forma plural é eus.

Qual plural de limão?

Limãos ou limões, cidadãos ou cidadões, refrãos ou refrões? As palavras terminadas em –ão podem formar plural de três modos: -ões, -ãos ou –ães. Não há uma regra específica a ser seguida para se fazer este plural, pois pode variar entre os três e dependerá unicamente da origem da palavra, ou seja, de sua etimologia.

Qual é o certo põe ou põem?

Põem é a terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo pôr. A forma põe é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do mesmo verbo.

Qual é o plural de girassol?

[ Botânica ] Planta da família das compostas cujas flores, grandes e amarelas, se voltam para o sol. 2. [ Botânica ] Helianto. Plural: girassóis.

Qual é o plural de Cana-de-açúcar?

[ Botânica ] Planta (Saccharum officinarum) da família das poáceas, de cujo caule se extrai açúcar. Plural: canas-de-açúcar. Plural: canas-de-açúcar.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Por que porque Por quê ou porquê são os quatro tipos?

A palavra “porque” é resultado da junção da preposição “por” e do pronome relativo, interrogativo ou indefinido “que”. Ele apresenta quatro grafias diferentes: porque, porquê, por que e por quê. diferentes: porque, porquê, por que e por quê.

O que pode ser substituído por por quê?

PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.

Porque por quê Por quê?

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.

Qual é o plural de sabão?

sabões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual é o plural de pão?

Pães é o plural de pão.

Qual é o plural de mamão?

mamões | Definição ou significado de mamões no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo Ortográfico.

Qual é o plural da palavra gravidez?

O plural de "gravidez" é como o de qualquer palavra terminada em "z", como "luz", "raiz", "juiz", "meretriz", "giz" etc., isto é, é feito com o acréscimo de "es" (luzes, raízes, juízes, meretrizes, gizes). Moral da história: "Suas três gravidezes foram bem difíceis".

Artigo anterior
Quais as características das zonas tropicais?
Artigo seguinte
Quantos Grammy Michael Jackson ganhou em uma noite?