Como fica o peito com seroma?

Perguntado por: Mafalda Campos Barros  |  Última atualização: 18. März 2025
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

Nos casos com acúmulo de líquido em maior quantidade, os pacientes podem apresentar: aumento do volume mamário (geralmente de um lado apenas), dores, sensação de líquido no interior da mama, queda da mama e saída de líquido claro pela cicatriz.

Como fica a mama com seroma?

Além do aspecto visual, um seroma pode se desenvolver combinado a sintomas como: Vazamento de líquido claro ou transparente pela cicatriz da cirurgia; Flutuação na região da cicatriz; Pele avermelhada e aumento de temperatura na região da cicatriz.

Como saber se estamos com seroma?

Primeiros sintomas

Em alguns casos podem ocorrer inchaço, dor, vermelhidão e aumento da temperatura no local, sintomas típicos de uma inflamação e de uma infecção. Neste caso, um sinal de alerta bem importante”. Normalmente, o seroma aparece nas primeiras duas semanas após o procedimento cirúrgico.

Quantos dias o seroma fica saindo?

Quanto tempo dura o seroma

No entanto, o tempo varia de acordo com a quantidade de líquido acumulado, o tipo de tecidos afetados e as possíveis complicações. Em casos mais graves, o seroma pode demorar vários meses para ser corrigido, especialmente se forem necessárias cirurgias.

O que é bom para curar seroma?

O uso de curativos e bandagens compressivas pode ajudar a reduzir o acúmulo de fluido e promover a reabsorção do seroma. Geralmente, o cirurgia usa essa abordagem em conjunto com a drenagem aspirativa.

Clube da Plástica: Ter seroma é grave?

16 questões relacionadas encontradas

Como limpar o seroma em casa?

Na vigência do seroma recomendamos compressa morna no local para drenagem. A drenagem espontânea é benéfica ( precisa ter certeza que realmente se trata de um seroma).

O que piora o seroma?

Um dos motivos que causam o inchaço é o acúmulo de substâncias como sangue, soro fisiológico e secreções que acumulam ao redor da área tratada. Uma vez realizada sessões de drenagem linfática (todas que o seu cirurgião recomendar) terá diminuído consideravelmente os riscos de Seromas e Fibroses.

Como acabar com seroma na mama?

O que fazer nos casos de seromas sintomáticos? Nos casos de seromas agudos, aqueles que ocorrem nos períodos próximos a cirurgia plástica, que crescem bastante, e podem causar dor, drenar pela ferida ou algum desconforto, poderá ser feita a punção do seroma guiada por ultrassom e esvaziamento do seroma.

Quando o seroma é preocupante?

Quando existem sinais de infecção ― pus, cheiro desagradável, coloração anormal, dor e febre ― o tratamento exigirá o uso de antibióticos.

Qual a melhor compressa para seroma?

ideal fazer compressas de água morna... e lavar bem com água e sabonete, manter seco e arejado.

Como é o aspecto do seroma?

O Seroma encapsulado geralmente não solta líquido; Seromas cronicamente instalados podem aparentar uma tonalidade achocolatada na pele.

O que acontece se não tirar o seroma?

Caso não seja tratado e o acúmulo de líquido não seja removido, ele pode endurecer e formar um seroma encapsulado.

Como identificar seroma tardio?

Classifica-se como seroma tardio a evidência clínica de seroma (turgência mamária), sem a observação de infecção documentada, após mais de um ano da realização de implante de prótese mamária1,2.

Que médico cuida de seroma?

Que profissional e responsável para retirar seroma? Enfermeiro pode? o Cirurgião que lhe operou é o responsável pelo acompanhamento no pós-operatório, e assim sendo, pela retirada do seroma.

Quantos ml de seroma?

Tamanho da prótese: Próteses com volume maiores que 350ml aumenta o risco de seroma.

O que fazer para o seroma sair mais rápido?

Quais são os tratamentos para um seroma? O tratamento geralmente inclui drenagem do líquido acumulado. Isso pode ser feito através de uma punção ou por meio de um cateter colocado no local do seroma. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para remover o líquido.

Pode tirar seroma em casa?

Posso fazer a retirada do seroma em casa, com agulha e seringa ? Não. deve marcar uma consulta para ser avaliado e tratado da forma mais correta para seu caso, num ambiente de consultório com profissional habilitado.

O que é um seroma tardio?

Seromas são complicações tardias pouco comuns, que podem se manifestar sem causa definida e cujo tratamento implica a retirada ou a troca das próteses.

O que tomar para evitar seroma?

Para evitar e tratar o seroma é necessário manter uma boa alimentação, repouso e a higiene correta da região delicada. Geralmente, o seroma no pós-operatório acaba sendo absorvido pelo organismo, por isso não há motivo para muita preocupação.

Pode fazer compressa quente em seroma?

O seroma é resultado de uma reaçao inflamatória normal do corpo ao procedimento cirúrgico. O acúmulo de liquido embaixo da pele pode levar a uma cicatriz esteticamente pior em fases tardias. Mantenha o tratamento proposto com compressas mornas e retorno com seu cirurgião para controle de saude.

Como desinchar seroma?

O Seroma, geralmente, é tratado através de punção e anti-inflamatórios. A punção consiste na aspiração do Seroma com uma seringa e agulha calibrosa para a retirada de todo o líquido.

Pode colocar gelo no seroma?

O repouso e realização de compressas (gelo e calor) nos primeiros dias ajuda a diminuir esta intercorrência. O seroma pode acontecer em diferentes tipos de cirurgia, não apenas nas indicadas para o tratamento das hérnias abdominais.

Quanto tempo pode sair secreção de uma cirurgia?

É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.

Como saber se a cirurgia está inflamada por dentro?

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Pode fazer drenagem Linfatica com seroma?

Devemos entender que ele tem características clínicas diferentes do inchaço. Por isso, não pode ser tratado com drenagem linfática.

Artigo anterior
Quanto tempo posso deixar a televisão ligada?
Artigo seguinte
Como saber o segmento de uma empresa pelo CNPJ?