Como fica a Lei Complementar 173 de 2020?

Perguntado por: Iara Kyara de Anjos  |  Última atualização: 27. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (20 avaliações)

A Lei Complementar (LC) 173/2020 permitiu a estados e municípios receberem recursos federais para o combate à pandemia, tendo como contrapartida restrições ao aumento de despesas.

Foi revogada a Lei Complementar 173?

Na tarde desta quarta-feira (23), na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara dos Deputados foi aprovado um substitutivo que restabelece uma série de direitos que foram temporariamente suprimidos durante o período da pandemia da Covid-19, em conformidade com a Lei Complementar 173/2020.

Como ficou o congelamento do quinquênio?

Assim, ficaram suspensas a contagem do tempo para aquisição de: ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO (QUINQUÊNIO), FÉRIAS-PRÊMIO E SEXTA-PARTE, durante o período de 28/05/2020, data de vigência da Lei, até 31/12/2021. O tempo para aquisição desses direitos voltará a ser contado a partir de 1º de janeiro de 2022.

Como ficou o congelamento dos servidores?

O projeto de lei complementar retoma a contagem dos 20 meses que, durante a pandemia, deixaram de ser computados para a aquisição de benefícios como anuênios, triênios, quinquênios, sexta-parte e licenças-prêmio, concedidos pelos entes federados aos seus servidores, bem como autoriza o pagamento retroativo desses ...

É constitucional o artigo 8º da Lei Complementar 173 2020?

A Lei Complementar (LC) nº 173, de 27 maio de 2020, em seu artigo 8º, inciso IX, trouxe medida absurda e frontalmente inconstitucional: o sacrifício de direitos patrimoniais ao servidor público, de modo permanente por uma lei transitória, que a rigor deveria apenas reger um exercício orçamentário, o de 2020, porém ...

LEI COMPLEMENTAR FEDERAL 173/202O "LEI DO CONGELAMENTO" COMO FICOU A SUA CONTAGEM DE TEMPO AGORA?

36 questões relacionadas encontradas

Como anda a lei 173?

A Lei Complementar 173 proibiu, nesse período, o pagamento de anuênios, triênios, quinquênios, licenças-prêmio e outras formas de ascensão nas carreiras, mediante critério de tempo de serviço.

Quantos quinquênios o servidor público tem direito?

A cada 5 anos no serviço público municipal o servidor recebe um adicional de 5% (cinco por cento) sobre seu cargo efetivo, até o limite de 35% (trinta e cinco por cento), cujo benefício não altera o salário base, já que é lançado em conta específica (adicional por tempo de serviço).

Como ficam as progressões dos servidores públicos?

Geralmente, a progressão funcional do servidor público envolve a passagem do servidor de uma classe ou nível para outra dentro da mesma carreira, o que muitas vezes resulta em um aumento salarial e em melhores benefícios.

Até quando vai o congelamento do salário servidores?

Sindicatos de servidores públicos defenderam nesta segunda-feira (15) o pagamento retroativo de benefícios a que têm direito, referentes ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021, e que foram suspensos pela Lei Complementar 173/20, aprovada durante a pandemia de Covid-19.

Como ficou a regra de transição para os servidores públicos?

Os servidores públicos estão submetidos à mesma regra de pontuação, com a diferença de que é necessário ter 62 anos de idade e 35 anos de contribuição (homens), 57 anos de idade e 30 anos (mulheres). Para ambos os sexos, é necessário ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo.

Quando vai voltar a pagar o quinquênio?

Contagens de tempo para fins de quinquênio, sexta-parte e licença-prêmio são retomadas a partir de 01/01/2022.

É obrigatório pagar quinquênio?

A legislação trabalhista brasileira não define de forma específica o quinquênio como um benefício obrigatório para empresas privadas. No entanto, algumas convenções coletivas e acordos sindicais podem estabelecer essa gratificação como parte dos direitos dos trabalhadores.

Quantos dias durou a Lei 173?

Pela norma, permitiu-se que agentes públicos da saúde e da segurança pública de todos os entes federativos contem o período de maio de 2020 a dezembro de 2021 para aquisição de direitos relacionados ao tempo de serviço.

Como calcular quinquênio atrasado?

Como calcular quinquênio atrasado?
  1. Identificar os quinquênios não pagos;
  2. Verificar o percentual de aumento aplicável;
  3. Calcular o valor adicional para cada quinquênio atrasado;
  4. Atualizar monetariamente os valores calculados;
  5. Somar os valores atualizados para todos os quinquênios devidos;

Quem congelou o quinquênio?

Com o congelamento feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, a deputada Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP) apresentou o PL para garantir justiça aos servidores públicos, permitindo a contagem retroativa do tempo entre 27 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021 para benefícios como anuênios, triênios, quinquênios, ...

Foi aprovado o descongelamento do tempo de serviço?

✔️ Foi aprovado na quarta-feira (13), na CCJ da Câmara dos Deputados, o PLP 21/2023, que Altera a Lei Complementar n.º 173, para contagem do tempo de período aquisitivo de anuênios, triênios, quinquênios, sexta-parte, licença-prêmio e demais mecanismos equivalentes, durante período da pandemia.

Como ficou o quinquênio na pandemia?

28/07/2023 – SÃO PAULO – O Supremo Tribunal Federal concedeu medida liminar suspendendo, até o julgamento do mérito, os efeitos de parecer autorizando a contagem do tempo de serviço para a concessão de vantagens como sexta-parte, quinquênio e licença-prêmio, durante o auge da pandemia do Coronavírus.

Como ficam os quinquênios?

É o chamado quinquênio, que consiste em um acréscimo de 5%, calculado sobre o valor dos vencimentos.

Quando será pago o reajuste dos servidores?

A norma foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15). A lei é resultado da medida provisória (MP) 1.170/2023, aprovada com alterações pelo Congresso Nacional. O aumento é retroativo a 1º de maio de 2023, e os salários corrigidos começaram a ser pagos em junho.

Quem tem direito de receber gratificação de nível superior?

Para receber o benefício, é necessário ter uma formação superior ao nível exigido pelo cargo em que ocupa. A promoção também pode ser chamada de escolaridade adicional, mas diz respeito ao mesmo direito. Assim, as formações incluídas a este benefício são as graduações, cursos tecnólogos e sequenciais.

Quem tem direito a progressão vertical?

Em síntese, os critérios para ter direito a Progressão Vertical são os seguintes: Ser servidor efetivo; Não estar no nível 11 de sua tabela salarial; Ter 3 anos de efetivo exercício no nível anterior (a partir da vigência da Lei do SDCR nº.

O que é progressão funcional para servidores públicos?

A progressão funcional consiste na passagem do(a) servidor(a) da categoria em que se encontra para a imediatamente superior, dentro do mesmo nível da respectiva carreira, em razão do resultado da Avaliação de Desempenho, tempo de efetivo exercício, capacitação/atividades e obtenção de pontuação total mínima, vide item ...

Quantos anos equivale a um quinquênio?

Biênio: adicional pago a cada dois anos completos de contrato. Triênio: adicional pago a cada três anos completos de contrato. Quinquênio: adicional pago a cada cinco anos completos de contrato.

Como é calculado o quinquênio do funcionário público?

O cálculo do quinquênio é relativamente simples. A base de tudo é o percentual concedido pela empresa para cada período de cinco anos trabalhados. A fórmula geralmente utilizada é a seguinte: Valor do Quinquênio = Salário-Base x Percentual do Quinquênio.

Quanto aumenta o salário no quinquênio?

A proposta altera a Constituição para garantir aumento de 5% do salário para as carreiras contempladas a cada cinco anos, até o limite de 35%.

Artigo anterior
Por que não consigo sentir nada?
Artigo seguinte
O que é ad judicia et extra?