Como fica a estabilidade da gestante com a reforma trabalhista?

Perguntado por: Mélanie Reis de Anjos  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (71 avaliações)

A colaboradora grávida não poderá ser dispensada sem justa causa; Período de 120 dias para a licença-maternidade, sem desconto ou qualquer outro prejuízo no salário; ... Nesses casos, também não há prejuízo qualquer ao salário ou a estabilidade de emprego.

O que diz a CLT sobre a estabilidade da gestante?

Como mencionado anteriormente, todas as trabalhadoras gestantes têm seus direitos previstos na CLT. Sendo assim, qualquer profissional que esteja devidamente contratada dessa forma tem total direito à estabilidade gestante até 5 meses após o parto.

Como funciona a nova lei para gestante?

O texto modifica a Lei 14.151, de 2021, que prevê o afastamento de empregadas gestantes das atividades presenciais durante a pandemia. E determina que elas deverão ficar à disposição do empregador por meio de teletrabalho, recebendo normalmente o salário. ... O empregador ficará dispensado de pagar o salário.

Quem volta de licença maternidade tem estabilidade?

A Constituição já garante à gestante estabilidade a partir do momento da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Quando acaba a licença maternidade pode ser mandado embora?

Não, a colaboradora tem a estabilidade gestacional garantida desde o conhecimento da gravidez até cinco meses após o parto. Como a licença maternidade legal é, em regra, de 120 dias, quando a leitora voltar ao trabalho ainda restará um mês de estabilidade - devendo ser mantida no emprego pelo menos por este período.

Estabilidades Trabalhistas - Gestante (Parte I)

23 questões relacionadas encontradas

Como ser demitida depois da licença maternidade?

A partir do momento em que a profissional tem conhecimento da gravidez, ela já entra em período de estabilidade, não podendo ser demitida sem justa causa durante esse período. E caso haja algum motivo grave para a demissão com justa causa, a mesma deve ser comprovada.

Quais os direitos da mãe quando volta da licença maternidade?

O período de licença-maternidade garantido pela Constituição no país é de 120 dias. Ao retornar às suas atividades as mães possuem um mês de estabilidade garantida. As mamães que amamentam, nos primeiros seis meses de vida do bebê, também têm direito, por lei, a duas pausas, de meia hora cada uma para amamentar.

Qual a multa por demitir um funcionário com estabilidade?

Na lei há possibilidades de se rescindir o contrato do empregado mesmo que ele tenha estabilidade temporária, segundo explica advogado. ... Ou seja, o período que falta é pago e o contrato é rescindido sem justa causa, com todos os direitos pagos normalmente, inclusive a multa de 40% sobre o saldo do FGTS.

Qual o valor da multa de estabilidade de licença maternidade?

Exemplo: a mulher que acabou de completar 4 meses de gravidez foi demitida; assim a empresa deve pagar uma indenização referente ao salário de 10 meses (5 meses restantes da gravidez + 5 meses de estabilidade).

Como fica a lei da gestante em 2022?

A Câmara dos Deputados aprovou na 4ª feira (16.fev.2022) um projeto que muda as regras para as atividades profissionais desenvolvidas por gestantes durante a pandemia. ... Essa lei garantiu o afastamento das gestantes do trabalho presencial com remuneração integral durante a emergência de saúde pública do novo coronavírus.

Quem paga o salário da gestante afastada pela nova lei?

O texto afirma que a gravidez será considerada de risco até a imunização e a gestante terá direito ao salário-maternidade, pago pela Previdência, do início do afastamento até 120 dias após o parto. O empregador fica dispensado de pagar o salário.

Como está a lei para gestante na pandemia 2021?

De autoria do deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO), o texto muda a Lei 14.151/21, que garantiu o afastamento da gestante do trabalho presencial com remuneração integral durante a emergência de saúde pública do novo coronavírus.

Em qual situação que a empresa poderá dispensar a gestante?

Como dito anteriormente, a empregada que estiver grávida possui estabilidade, desde a confirmação da gravidez, até cinco meses após o parto, e não poderá ser demitida, exceto por justa causa.

Como calcular a indenização da estabilidade gestante?

Como calcular a estabilidade da gestante? A estabilidade da gestante começa na data da concepção da gravidez e vai até o 5° mês após o parto. Ou seja, se você descobrir em setembro que está grávida de 4 semanas, o prazo da sua estabilidade deve ser contado a partir de agosto.

Qual a diferença entre licença maternidade e estabilidade da gestante?

A licença maternidade é um benefício que deve ser pago pelo empregador diretamente à empregada, durante 120 dias, no valor do salário integral da empregada que passou por uma gestação. ... Já a estabilidade gestante é o período de 5 meses a partir do parto, em que a mulher não pode ser dispensada sem justa causa.

Quem paga à estabilidade gestante?

Mulheres com carteira assinada, a empresa paga o salário integral e depois tem o repasse feito pelo INSS. A empresa que concede a ampliação de dois meses da licença, o empregador paga a totalidade desses salários e depois desconta o valor inteiro do imposto de renda.

O que acontece se demitir funcionário com estabilidade?

Trabalhador demitido com contrato suspenso ou jornada reduzida tem indenização. ... O texto da Medida Provisória 1.045, que criou o programa deste ano, afirma que a empresa só poderá demitir sem arcar com multa depois de manter em estabilidade o trabalhador por período igual ao do benefício.

O que pagar na indenização de estabilidade?

4 – INDENIZAÇÃO DA ESTABILIDADE

III – 100% do salário a que o empregado teria direito no período de garantia provisória no emprego, nas hipóteses de redução de jornada de trabalho e de salário em percentual igual ou superior a 70% ou de suspensão temporária do contrato de trabalho.

Como demitir um funcionário com estabilidade?

O empregado poderá ser demitido enquanto estiver protegido pela estabilidade acidentária em caso de cometer falta grave que assegure a sua dispensa por justa causa. Nesse caso, ele perde o direito a estabilidade provisória.

Quando acaba a licença maternidade tem que fazer exame para voltar a trabalhar?

E de acordo com o novo texto, as empregadas estão dispensadas da realização do exame de retorno ao trabalho em caso de parto. A redação anterior determinava que ao final da licença maternidade a mulher realizasse o exame de retorno ao trabalho. O novo texto excluiu essa exigência.

Quais são os direitos de uma mãe?

Saiba os direitos das mães que trabalham com carteira assinada
  1. 1- Vedação à discriminação de gênero. ...
  2. 2- Direito à licença-maternidade sem prejuízo do emprego e do salário. ...
  3. 3- Direito à amamentação. ...
  4. 4- Dispensa para consultas médicas. ...
  5. 5- Repouso em caso de aborto espontâneo.

O que dá justa causa para gestante?

Por exemplo, acesso a sites impróprios, posturas inadequadas e que não condizem com o ambiente laboral. Além disso, condenação criminal do empregado passado em julgado, caso não tenha havido suspensão de execução e pena, que nada mais é do que quando o empregado é detido e está impossibilitado de trabalhar.

O que acontece se a empresa não afastar a gestante?

Caso a gestante seja demitida por não querer trabalhar presencialmente, a advogada explica que a funcionária pode entrar com uma ação trabalhista contra a empresa, solicitando na Justiça a sua reintegração ao trabalho. "A demissão só se deve se for por justa causa.

Até quando vai o afastamento da gestante na pandemia?

Esse período será considerado como gravidez de risco e ela receberá o salário-maternidade desde o início do afastamento até 120 dias após o parto ou, se a empresa fizer parte do programa Empresa Cidadã de extensão da licença, por 180 dias.

Quando termina a lei 14151?

Já a licença-maternidade de 120 dias, como é hoje, foi garantida pela Constituição Federal de 1988. Agora, o afastamento da gestante garantido pela Lei 14151 foi pensado em 2021 durante a pandemia do Covid-19 para frear a contaminação de grávidas e preservar a vida e o bem estar de mães e filhos.

Artigo anterior
O que fazer para segurar o choro?
Artigo seguinte
Quantos dias E a guarda compartilhada?