Como Feigenbaum contribuiu para a qualidade?

Perguntado por: Gaspar Gil Brito Ribeiro Melo  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

Como Feigenbaum contribuiu para Qualidade? Feigenbaum trouxe à tona o conceito de que a Qualidade nada mais é a soma dos esforços de toda a organização para satisfazer o cliente, nas suas próprias palavras, “A qualidade é o que o usuário, o cliente, diz que é”.

O que é qualidade para Feigenbaum?

Feigenbaum define qualidade como um conjunto de características do produto ou serviço em uso, as quais satisfazem as expectativas do cliente. ... Mais do que uma técnica de eliminação de defeitos nas operações industriais, a qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a excelência.

Como ocorreu a evolução da qualidade Segundo Feigenbaum?

Feigenbaum notou o aumento constante da exigência dos consumidores. Para ele a solução para atender a essas demandas, é envolver toda a equipe no processo de qualidade. Diante disso, ele criou o termo TQC (Total Quality Control/Controle da Qualidade Total).

Quem foi Feigenbaum e qual a sua relação com a qualidade total?

Feigenbaum e sua história

Em 1961, Feigenbaum foi eleito presidente da American Society for Quality Control (ASQC), e em 1968 escreveu o seu primeiro livro, intitulado como Total Quality Control, que inclusive se tornou best-seller e fortaleceu o seu nome para o mundo da Qualidade.

Quais foram as principais contribuições dos gurus Deming Juran e Falconi para a área de qualidade?

Suas principais contribuições para com a Área da Qualidade na Industria foram a criação do CEP e CEQ (Controle Estatístico de Qualidade) e o desenvolvimento do PDCA.

Gestão da Qualidade - Armand Vallin Feigenbaum

25 questões relacionadas encontradas

Quais as principais contribuições de Deming para gestão da qualidade?

As maiores contribuições de Deming foram as melhorias nos processos produtivos dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e, a partir de 1950, seu trabalho no Japão na reconstrução desse país após o término da guerra.

Quem foram os principais Gurus da qualidade e quais as suas contribuições para o entendimento do tema?

Junto com Deming e Juran, Kaoru Ishikawa é considerado por muitos como um dos 3 Gurus da Qualidade mais importantes de todos os tempos. Entre suas maiores contribuições está a difusão dos Círculos da Qualidade (CCQs) e a organização das clássicas 7 Ferramentas da Qualidade.

Quem criou o conceito de qualidade total?

Kaoru Ishikawa é um autor japonês que também criou um conceito de qualidade total, além de desenvolver outras ideias importantes, como os círculos da qualidade e o diagrama de Ishikawa. De acordo com ele, sua concepção e a de Feigenbaum a respeito da qualidade total são distintas, embora haja convergência.

O que é qualidade para Juran?

Qualidade é ausência de defeitos (JURAN, 1989). Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações, ou seja, é fornecer ao cliente exatamente aquilo que foi prometido (CROSBY, 1979).

Quais são os custos de qualidade segundo Feigenbaum?

Já Feigenbaum (1990) define custos da qualidade como aqueles custos associados com a definição, criação e controle da qualidade, assim como a avaliação e retroalimentação da Page 4 Revista Qualidade Emergente, 2017, v. 8, n. 1: 32-44 35 conformação da qualidade, garantia e requisitos de segurança, e aqueles custos ...

Como foi a evolução do conceito da qualidade?

A partir da década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade.

Como ocorreu a evolução histórica da qualidade?

Podemos dizer que a história da qualidade começou com a Revolução Industrial e a disseminação da produção em série. ... foi logo substituído pelas “técnicas estatísticas de controle da qualidade”, criadas por Walter Andrew Shewhart que, então, trabalhava na Western Eletric, por volta de 1920.

Quais as etapas da evolução da qualidade?

As 4 Eras das Qualidade:
  • Era da Inspeção. ...
  • Era do Controle Estatístico da Qualidade. ...
  • Era da Garantia da Qualidade. ...
  • Era da Gestão da Qualidade Total. ...
  • A 5ª Era da Qualidade. ...
  • Estratégia: o papel da Qualidade na próxima Era. ...
  • O profissional da qualidade será um evangelizador.

O que é uma qualidade?

Qualidade é um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. Do latim qualitate. Qualidade está relacionado às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado.

O que é qualidade Ishikawa?

O Diagrama de Ishikawa é uma das 7 ferramentas da Qualidade e também é conhecida como Diagrama de Espinha de Peixe, por causa do seu formato, ou Diagrama de Causa e Efeito, por ser composta pelo problema e suas possíveis causas.

Quais são as eras da qualidade?

A 1ª Era da qualidade é a Era da Inspeção, cujo objetivo principal era garantir que o produto não sairia da fábrica com defeitos. A 2ª Era da qualidade é a Era do Controle Estatístico. ... A 4ª Era da qualidade é a Era da Qualidade Total, onde o objetivo principal foi levar as organizações para um olhar externo.

Qual o planejamento da qualidade segundo Juran?

Juran defende que a gestão da qualidade se divide em três pontos fundamentais: planejamento, melhoria e o controle de qualidade. No livro Managerial Breakthrough, coloca a melhoria da qualidade no topo das prioridades do gestor. ... Assim, a qualidade pode ser definida segundo dois contextos.

Quais os 4 passos para melhoria da qualidade conforme Juran?

OS 10 PASSOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE – J. M. Juran
  • Criar a consciência da necessidade e da oportunidade para melhorar. ...
  • Estabelecer metas para Melhoria. ...
  • Organizar para estabelecer metas. ...
  • Treinamento. ...
  • Desenvolver projetos para solucionar problemas. ...
  • Relatar o progresso. ...
  • Reconhecimento.

O que é qualidade para Crosby?

Os 4 absolutos de Crosby

Qualidade significa conformidade com as exigências do cliente; Desempenho padrão é igual a zero defeitos; Os resultados da Qualidade vêm da prevenção; A Qualidade é medida pelo custo da não qualidade.

Quem consolidou o conceito de gestão da qualidade total?

A Gestão da Qualidade Total como modelo de gestão teve origem no Japão nas décadas de 1980 e 1990. No início da década de 1980, o mundo começou a reagir à alta competitividade das principais indústrias do Japão. ... A TQM incorporou e reinterpretou as teorias e ferramentas de outros períodos.

Quando foi criado o TQM?

p. 502). O conceito de administração da qualidade total, foi inicialmente introduzida por Feigenbaum em 1957, quando preparou a primeira edição de seu livro Total quality control. Mesmo sendo inicialmente publicado nos Estado Unidos, foram os japoneses que colocaram o conceito em prática e popularizaram a sigla TQM.

Quem criou o conceito de controle de qualidade total e publicou um livro em 1961?

As principais contribuições por Feigenbaum foram documentadas em seu livro de 1961, Total Quality Control ou Controle da Qualidade Total, que passou por atualizações em três edições para se manter em moda durante os últimos 50 anos.

Quais são as contribuições dos Gurus da qualidade?

Os gurus da Qualidade Total são os profissionais responsáveis pelas teorias, técnicas, sistemas, metodologias e ferramentas de qualidade que são utilizadas até hoje. Essas pessoas aumentaram a competitividade das empresas e, consequentemente, melhoraram a qualidade dos produtos gerando melhorias para os consumidores.

Quais foram os principais Gurus da qualidade e suas grandiosidades?

Os seis gurus que mudaram a história da qualidade
  • 1º Guru da Qualidade: Walter Andrew Shewhart. ...
  • 2º Guru da Qualidade: William Edwards Deming. ...
  • 3º Guru da Qualidade: Joseph Moses Juran. ...
  • 4º Guru da Qualidade: Kaoru Ishikawa. ...
  • 5º Guru da Qualidade: Armand Vallin Feigenbaum. ...
  • 6º Guru da Qualidade: Philip Crosby.

Quais foram as principais contribuições de genichi Taguchi?

Taguchi, que foi o criador do movimento Robust Design, ganhou quatro vezes o Prêmio Deming, do Japão. Ele recebeu o primeiro destes prêmios de excelência pela sua contribuição para o desenvolvimento da estatística aplicada à qualidade.

Artigo anterior
Quantos meses o bebê pode nascer?
Artigo seguinte
Quantas NRs existem 2021?