Como fazer uma procuração específica?

Perguntado por: Martinho Pedro de Antunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (44 avaliações)

Para emitir uma procuração particular não é necessário a assinatura de quem recebe os poderes, sendo assim, elas podem ser feitas a mão mesmo – são conhecidas como contratos unilaterais. Nesse documento quem cede deve detalhar quais poderes está conferindo ao outorgante.

Como fazer uma procuração com poderes específicos?

PODERES ESPECIFICOS: A presente procuração outorga ao advogado acima qualificado os poderes necessários para tudo fazer, praticar, firmar, assinar, requerer, dando-lhe ainda poderes especiais que o habilitam a receber e dar quitação, confessar, firmar compromisso, desistir, realizar acordo, transigir, além de englobar ...

O que é uma procuração específica?

As procurações particulares são aquelas que podem ser redigidas e assinadas por qualquer pessoa, enquanto as públicas deverão ser elaboradas e registradas em Cartório de Notas.

Como fazer uma procuração completa?

A procuração pública é redigida por um Tabelião de Notas.
...
Segundo as regras estabelecidas no código, é preciso que elas contenham:
  1. a identificação das partes, outorgante e outorgado;
  2. a data e o objetivo da outorga;
  3. a descrição dos poderes concedidos;
  4. a indicação do lugar onde foi feita.

Como fazer uma procuração para outra pessoa me representar?

Como fazer uma procuração simples?
  1. Identificação do outorgante;
  2. Identificação do outorgado;
  3. Data da outorga;
  4. Objetivo da outorga;
  5. Identificação do local onde a procuração foi passada;
  6. Descrição e extensão dos poderes conferidos.

Procuração simples ou especifica para que serve e como fazer.

17 questões relacionadas encontradas

Quanto custa para fazer uma procuração no cartório?

Quanto custa uma procuração? Para emitir uma procuração, a maioria dos cartórios um documento cobra em torno de R$ 214,15. Os valores podem variar de estado para estado e conforme a data em que o documento é requerido.

O que precisa para uma procuração no cartório?

Pessoa Física: o interessado em nomear um procurador deverá apresentar os seus documentos pessoais originais (RG e CPF) e certidão de casamento (se casado, separado, divorciado ou viúvo) ou nascimento (se solteiro) (atualizada até 90 dias).

Quais são os tipos de procuração?

A procuração, por sua vez, poderá ser de diferentes tipos. Ela poderá ser feita por instrumento particular ou público, dar poderes gerais ou especiais, ser por prazo determinado ou indeterminado, ser gratuita ou remunerada, e permitir ou não o substabelecimento (espécie de sub-procuração).

O que é uma procuração simples?

A procuração simples é aquela onde há uma firma reconhecida, que seja particular, ou lavrada em cartório, pública no caso. Com está procuração, você terá poderes de representação em órgãos, comercial ou civil.

O que é uma procuração em causa própria?

A procuração em causa própria é um negócio jurídico muito utilizado no âmbito do direito imobiliário. Nele, o vendedor dá ao comprador o poder de representá-lo em cartório quando da lavratura da escritura definitiva de compra e venda.

Qual a melhor procuração?

A procuração pública fornece mais segurança jurídica ao ato de cessão de poderes, sendo um dos motivos para essa vantagem, o fato de o registro da procuração pública se dar no cartório. Isso significa que sua validade e conteúdo, além de possuírem fé pública, podem ser verificadas em todo o território nacional.

Quais são os poderes especiais de uma procuração?

São poderes especiais: receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica, que devem constar de cláusula específica (art. 105 do NCPC).

O que é poderes específicos?

"Os poderes especiais, especificados na lei, não são atos do processo, nem sequer atos judiciais - § 3º, do art. 70, da Lei nº. 4.215/63 - exceto o de receber citação. São atos de disposição, todos eles de direito material, que podem, em certas circunstâncias, ser praticados no processo."

Onde fazer uma procuração de plenos poderes?

A Procuração Pública deve ser lavrada em Tabelionato de Notas e, assim como a procuração particular, deve informar os poderes, gerais ou específicos, que estão sendo passados aos representantes. O documento deve ser todo redigido em cartório e possui linguagem jurídica.

É necessário reconhecimento de firma em procuração particular?

O reconhecimento de firma na procuração particular é condição essencial à sua validade, em relação a terceiros. O §1º, do artigo 105, do CPC, prevê que "a procuração pode ser assinada digitalmente, na forma da lei".

Quanto tempo leva para fazer uma procuração?

O documento deve ser impresso e assinado diante de um servidor da Receita Federal ou receber firma, com reconhecimento em cartório. A procuração será entregue no período máximo de 30 dias, acompanhada das cópias autenticadas da RG do outorgante e do outorgado para conferência e validação no sistema.

Quais os 2 tipos de procuração?

A procuração deve ser escrita e pode ser por instrumento particular ou público. No Brasil, são praticados e aceitos dois modelos para procuração: a Procuração Particular e a Procuração Pública.

Qual a diferença de procuração pública e privada?

Apesar de o conteúdo poder ser o mesmo, o que muda é a eficácia jurídica se utilizada em juízo e apenas a procuração pública emite certidão; basicamente a diferença é que a Procuração Particular não fica registrada em livro do Cartório de Notas e a Procuração é registrada, ou seja, somente a pública permanece em Livro ...

O que é uma procuração ad judicia et extra?

10) Por fim, quando alguém outorga uma procuração "ad judicia et extra", isso significa que os poderes por ela conferidos se situam não apenas na esfera judicial, mas também na esfera extrajudicial, de modo que uma procuração assim conferida nada mais é do que a junção de ambos os instrumentos anteriormente referidos.

Como ser procurador de uma pessoa idosa?

Esta procuração fica registrada em Livro do Cartório de Notas. Em regra, a idade não é impeditiva para a outorga de procurações. Ou seja, um idoso de 90 anos, se lúcido, poderá indicar um procurador da sua confiança para representá-lo.

Quanto custa uma procuração em causa própria?

E a procuração em causa própria, de procuração possui apenas o nome, pois trata-se de alienação gratuita ou onerosa.

Quais são os poderes ad judicia?

A procuração ad judicia, quando geral, concede plenos poderes para que um advogado atue num processo, ou seja, contestar, replicar, comparecer a audiências, juntar documentos, arrolar testemunhas, etc.

Qual a procuração que concede poderes ilimitados?

O que é Procuração Plenos Poderes? A Procuração Plenos Poderes é uma variação deste contrato que dá direitos ilimitados a quem o recebe, por isso é necessário que seja alguém de extrema confiança.... Veja todos os riscos de fazer uma procuração de prazo indeterminado , por exemplo.

O que é amplos poderes?

Nessa prática (assinar procuração), geralmente, o vendedor passa ao comprador ou para a loja, amplos poderes, dá a eles a autorização para dispor do bem de maneira irrestrita, ou seja, o portador/beneficiário...da procuração pode fazer o que quiser ou bem entender.

O que é um procurador com poderes especiais?

3) O que são poderes especiais? Uma procuração simples confere poderes gerais de representação, mas existem certos poderes que o art. 105 do Código de Processo Civil aponta como especiais. Isso significa que o mandatário (o advogado) só os têm se eles estiverem expressamente previstos na procuração.

Artigo anterior
Qual a finalidade de se ensinar a oralidade?
Artigo seguinte
Quem venceria Kaguya ou Madara?