Como fazer uma nota de remessa de mercadoria?

Perguntado por: Mário Borges Almeida  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (29 avaliações)

Pré-requisitos para emissão de Nota Fiscal de Remessa
  1. Complete os dados da sua empresa. ...
  2. Confira se o seu Certificado Digital já está vinculado na plataforma. ...
  3. Motivo da remessa. ...
  4. Operação. ...
  5. Complete os dados do destinatário. ...
  6. Informe os dados sobre o frete. ...
  7. Informe os dados fiscais dos produtos. ...
  8. Emitindo a Nota Fiscal de Remessa.

Quem pode emitir uma nota de remessa?

Como emitir uma nota fiscal de remessa? Uma nota fiscal de remessa pode ser emitida pelo mesmo sistema de emissão padrão da empresa. Além disso, o certificado digital é importante para os emissores privados, caso a empresa utilize.

O que seria uma nota de remessa?

A nota fiscal de remessa

Esse é um documento de emissão obrigatória sempre que ocorre circulação de mercadorias. Pode ser em uma operação de compra e venda, por exemplo, mas também na devolução de um item ou remessa.

Quando emitir uma nota de remessa?

A Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. Na indústria de maneira geral, alguma hora o produto precisa circular para fora da fábrica ou da loja, ainda que não tenha sido vendido de fato.

Como emitir nota fiscal para envio de mercadoria?

Como emitir notas fiscais de remessa

A nota fiscal de remessa deve ser emitida pelo mesmo sistema que gera as notas fiscais eletrônicas da sua empresa. Ao preenchê-la, é preciso definir o motivo da operação e informar os dados de cliente, bem como do frete, produtos e tributos.

Como Emitir Nota Fiscal de Devolução e outras remessas - Emissor Gratuito SEBRAE

27 questões relacionadas encontradas

Como fazer nota fiscal para enviar pelo correio?

Caso o remetente não tenha o documento, deverá preencher um "formulário de declaração de conteúdo", que também deverá ser afixado na parte externa do pacote. A regra já valia para pessoas jurídicas, como empresas de comércio eletrônico, mas é novidade para pessoas físicas.

Como emitir uma nota fiscal de remessa?

Para emitir um nota fiscal de remessa, você utilizará o mesmo sistema que você já está acostumado a emitir as notas fiscais eletrônicas. O preenchimento de alguns campos são obrigatórios, como a natureza da operação, os dados do cliente (ou recebedor), produtos, tributos aplicáveis e informações de frete.

O que é nota de remessa para industrialização?

Remessa para industrialização é a operação pela qual determinado estabelecimento remete insumos (matérias-primas, produtos intermediários ou material de embalagem), real ou simbolicamente (remessa direta pelo fornecedor dos insumos), para outro estabelecimento para que este execute a operação de industrialização.

Quantos dias vale uma nota de remessa?

de mais de 100 e até 150 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 15 (quinze) dias; de mais de 150 e até 300 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 25 (vinte e cinco) dias; acima de 300 Km, o prazo de validade da Nota Fiscal será de 40 (quarenta) dias.

Qual a diferença entre remessa e venda?

Entre as principais diferenças, está o fato de que a nota fiscal de remessa é gerada em operações não ligadas a uma venda. Um item pode até sair do estoque da instituição com a finalidade de venda, mas a transação comercial ainda não ocorreu.

Qual o CFOP simples remessa?

Nota fiscal de simples remessa

Deve-se usar o CFOP simples remessa (5.949 operações interestaduais e 6.949 para interestaduais).

Quanto tempo a mercadoria pode ficar na transportadora?

O prazo de entrega da transportadora varia conforme a distância entre o ponto de envio e de destino da encomenda. Se a região for próxima, o produto poderá ser entregue no mesmo dia ou no dia seguinte. No entanto, quando se tratar de distâncias mais longas, provavelmente o item chegará em 4 ou 5 dias úteis.

Qual o prazo para circular com uma nota fiscal?

Relata, porém, que, por questões operacionais, a efetiva saída do produto do estabelecimento da Consulente pode levar de 5 a 10 dias. E ainda, por atrasos da transportadora, esse prazo pode chegar a até 15 dias para se iniciar a circulação da mercadoria, após a emissão da NF-e.

Qual CFOP usar para remessa para industrialização?

Nota Fiscal - CFOP 5901 - Remessa para industrialização por encomenda.

Tem ICMS na industrialização?

A industrialização por encomenda, quando realizada fora da obra por empresa de construção civil, não é considerada como atividade industrial tributada pelo ICMS (ATO DECLARATÓRIO INTERPRETATIVO RFB nº 026, de 25 de abril de 2008 – DOU de 28.0.4.2008).

Quando o CFOP e 5101?

O CFOP (Código fiscal da operação) 5101 refere-se à venda de produção do estabelecimento. Ou seja, produtos industrializados no estabelecimento. Também se encaixam neste código as mercadorias de estabelecimentos industriais, como cooperativas que podem destinar as vendas aos cooperados ou a outra cooperativa.

Como faço para emitir nota fiscal de simples remessa?

Como emitir a Nota Fiscal de Remessa. Para emitir sua Nota Fiscal de Remessa, acesse o menu Vendas > Notas Fiscais de Produto. Nesta tela, clique em Criar Nova > Nota de Remessa. Feito isso, será aberta a tela de preenchimento da Nota Fiscal.

Como emitir uma nota fiscal com CFOP 5949?

Ao emitir a nota fiscal com o CFOP 5949, também é preciso ficar atento ao preenchimento do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado). Por se tratar de uma situação em que há isenção desse tributo, em vez de colocar a numeração comum para situações que esse tributo é pago, é preciso colocar IPI 99.

Como emitir nota de remessa MEI?

O MEI não precisa emitir NFE quando fizer uma venda para pessoa física, apenas quando o cliente solicitar. Porém, nas vendas e negociações com pessoa jurídica, ou seja, empresas ou órgãos públicos, o MEI deve emitir a nota fiscal, obrigatoriamente.

O que substitui a nota fiscal nos Correios?

Nesse caso, a opção é, ao invés da nota fiscal, anexar na parte de fora da embalagem uma declaração de conteúdo. Nela, o remetente deverá elaborar uma descrição do produto que está enviando, conforme o modelo disponibilizado no site dos Correios. Como se pode perceber, a declaração de conteúdo é igualmente obrigatória.

Como colocar nota fiscal na caixa do correio?

A nota fiscal deve ser colocada dobrada dentro de um saco plástico transparente e colada na parte de baixo da caixa do produto.

Como funciona a declaração de conteúdo dos Correios?

Declaração de conteúdo dos Correios é um documento que apresenta as principais informações sobre os itens contidos em uma encomenda (descrição, quantidade e valor), assim como dados do remetente e do destinatário (nome, endereço e CPF ou CNPJ).

Qual o prazo máximo para circular com uma nota fiscal em SP?

Ou seja, há uma previsão de prazo para saída da mercadoria??? Considerando operações internas (nacionais), assim como para o exterior. Não há prazo na legislação no Estado de São Paulo para circulação da mercadoria após a emissão da nota fiscal.

Qual o prazo para circular com uma nota fiscal RJ?

R: O prazo do documento fiscal é de 3 (três) dias corridos, quando o remetente e o destinatário estiverem localizados no mesmo município ou em municípios limítrofes, e de 5 (cinco) dias corridos nos demais casos, conforme o artigo 28 do Livro VI do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 27.427/00 .

Qual o prazo de validade da nota fiscal eletrônica SP?

O RICMS/2000-SP se limita apenas a dar o formato que deverá ser utilizado para aposição da data (00.00.00), não fazendo qualquer menção expressa da data-limite para emissão da Nota Fiscal... Diante isso, temos que não há prazo de validade a ser observado.

Artigo anterior
O que é bom para estabilizar a pressão baixa?
Artigo seguinte
O que causa calcificação óssea?