Como fazer uma ligação covalente?

Perguntado por: Mauro Guilherme de Carneiro  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.8/5 (36 avaliações)

A ligação covalente se estabelece pelo compartilhamento dos elétrons de valência entre dois átomos, para que ambos atinjam uma condição de estabilidade. A ligação covalente normalmente se estabelece entre elementos não metálicos, e entre estes e o hidrogênio, sendo também conhecida como ligação molecular.

Quem faz ligação covalente?

A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação. Observe que ambos os átomos precisavam receber um elétron para completar a sua camada de valência – segundo a Regra do Octeto – e para, dessa forma, ficarem estáveis.

Quando é ligação covalente?

Ligação covalente é a interação interatômica entre átomos de natureza não metálica por meio do compartilhamento de elétrons. Ligação covalente é um tipo de interação entre átomos que apresentam alta eletronegatividade, ou seja, elevada tendência de receber elétrons.

Como fazer a ligação iônica?

Para construir a fórmula de uma substância formada a partir da ligação iônica, devemos obedecer o seguinte padrão:
  1. Determinar a carga do cátion;
  2. Determinar a carga do ânion;
  3. Cruzar as cargas, de forma que a carga do cátion seja o índice atômico (número à direita da sigla) do ânion, e vice-versa.

Como fazer ligação iônica e covalente?

A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.

🧪 LIGAÇÃO COVALENTE

16 questões relacionadas encontradas

Como identificar se e iônica ou covalente?

Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.

Como fazer ligação covalente com 3 elementos?

O número de pares de elétrons compartilhados entre dois átomos determina o tipo de ligação covalente formada entre eles. O átomo de nitrogênio pode atingir a configuração do octeto ao compartilhar três elétrons com outro átomo de nitrogênio, formando uma ligação tripla (três pares de elétrons compartilhados).

Quem faz ligação iônica?

O que é ligação iônica? Trata-se de um tipo de ligação química que ocorre entre um metal e um ametal ou entre um metal e o hidrogênio.

Quais são os compostos covalentes?

Tais substâncias são denominadas de compostos covalentes ou sólidos de rede covalente. Alguns exemplos desses compostos são: diamante (C), grafita (C), dióxido de silício (SiO2) e Carbeto de silício (SiC).

Quais são os 4 tipos de ligação covalente?

Há quatro tipos de ligação covalente: simples, dupla, tripla e a dativa.

Onde ocorre a ligação covalente?

A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, com objetivo de formar moléculas estáveis, fundamentada na Teoria do Octeto. Essa ligação, geralmente, ocorre entre os ametais e o hidrogênio.

Quais são as 4 ligações químicas?

Existem três tipos de ligações químicas:
  • a ligação iônica, em que íons de cargas opostas são mantidos por atrações eletrostáticas;
  • a ligação covalente, em que átomos compartilham seus elétrons de valência;
  • a ligação metálica, em que átomos metálicos formam uma ampla estrutura de alta mobilidade eletrônica.

O que e a fórmula eletrônica?

Eletrônica. A fórmula eletrônica, também conhecida como fórmula eletrônica de Lewis mostra os elementos, o número de átomos e os elétrons da camada de valência por meio de pontinhos circulando o letra do elemento.

Quantas ligações o faz?

O elemento químico fósforo (P) pertence ao terceiro período da Tabela Periódica e à família do Nitrogênio (VA). Por essa razão, seus átomos realizam normalmente três ligações químicas para atingir a teoria do octeto (estabilidade).

O que e uma ligação covalente apolar?

Ligação covalente apolar: Se o compartilhamento de elétrons for realizado por átomos de mesma eletronegatividade, a distribuição da carga vai ser simétrica, sem formação de polos na molécula e, consequentemente, essa ligação será classificada como ligação covalente apolar.

Como saber se e um metal ou ametal?

Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.

Quem doa elétrons e?

Um metal costuma doar elétrons para um ametal. O nome define a poderosa atração eletrostática que ocorre entre os íons (átomos) opostos. Pois, a principal função da ligação iônica é realizar a doação e o recebimento de elétrons.

Como e feita a ligação metálica?

As ligações metálicas são resultantes da interação entre elétrons livres e os cátions fixos, ou seja, um conjunto de cátions imersos em uma nuvem de elétrons. A existência de elétrons livres contribui para determinadas propriedades deste tipo de ligação.

Como fazer ligação dativa?

A ligação covalente coordenada ou dativa ocorre quando um átomo que já se encontra estável compartilha um par de elétrons com outro átomo. Essa ligação é representada por uma seta (→), como mostrado na molécula de SO2.

Qual o tipo de ligação do NACL?

Um exemplo clássico de ligação iônica é o que ocorre no cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal de cozinha. Ele é composto basicamente por um átomo de sódio (Na) e um átomo de cloro (Cl).

Quem faz ligação metálica?

A ligação metálica é aquela formada exclusivamente por átomos metálicos (do mesmo elemento ou de elementos diferentes). Estes átomos apresentam de um a três elétrons livres na camada de valência, que se encontram afastados do núcleo.

O que e ligação iônica exemplos?

A ligação iônica é um tipo de ligação química que se caracteriza pela atração eletrostática entre cátions e ânions. O sal de cozinha é feito de cloreto de sódio, um composto iônico. Ouça o texto abaixo! A ligação iônica é um tipo de ligação química caracterizada pela interação eletrostática de íons de cargas opostas.

Qual e a ligação mais forte iônica ou covalente?

Seja por meio de interações iônicas, metálicas ou covalentes. A mais forte dessas são as ligações do tipo iônica. Pela interação elétrica entre os átomos, os compostos são formados.

Qual o tipo de ligação do NH3?

No caso da molécula NH3, suas ligações interatômicas são polares, visto que, a diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos nas ligações não é nula, ou seja, ∆χ ≠ 0, e a molécula também é polar, pois apresenta geometria piramidal triangular.

Artigo anterior
Quanto aumenta o consumo de energia com ar condicionado?
Artigo seguinte
O que aconteceu em 1975?