Como fazer uma exportação passo a passo?

Perguntado por: Duarte Mota  |  Última atualização: 7. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)

Abaixo detalhamos estes passos da exportação:
  1. 1) Juntar a documentação necessária. ...
  2. 2) Elaborar uma estratégia integrada para exportar. ...
  3. 3) Fazer cadastro no Siscomex para poder exportar. ...
  4. 4) Conhecer os Incoterms. ...
  5. 5) Explorar os incentivos fiscais. ...
  6. 6) Diferenciar o seu produto. ...
  7. 7) Realizar follow-up após o embarque.

Quais são as etapas do processo de exportação?

Conheça as etapas da exportação:
  • 1 - CONTATO COMERCIAL.
  • 2 - HABILITAÇÃO.
  • 3 - CLASSIFICAÇÃO.
  • 4 - CONFIRMAÇÃO DA VENDA.
  • 5 - CÂMBIO.
  • 6 - FRETE INTERNACIONAL.
  • 7 - EMBALAGEM.
  • 8 - EMISSÃO DE NOTA.

Como se dá a receita de uma exportação?

A receita de exportação é o valor resultante da conversão da moeda estrangeira em reais à taxa de câmbio fixada no boletim de abertura pelo Banco Central do Brasil, para compra, em vigor na data de embarque dos bens para o exterior.

Como funciona a exportação de um produto?

Refere-se à saída de um item ou serviço nacional com destino a outra localidade fora dos limites nacionais. A exportação é uma forma de expandir seus negócios, tornar seu produto conhecido internacionalmente, atendendo uma demanda que não existe no país destino.

Quem pode ser um exportador?

Quem pode exportar

A legislação brasileira não estabelece muitas restrições no que diz respeito a quem pode exportar. As pessoas físicas ou jurídicas precisam apenas estar inscritas no Registro de Exportadores e Importadores (REI), feito de forma automática, quando a empresa vai exportar pela primeira vez.

Aprenda exportar em 10 passos [Comércio Exterior] | Ivana Arantes

29 questões relacionadas encontradas

O que é necessário para exportar um produto?

Para exportar é preciso estar atento no mercado internacional e a empresa precisa estar dentro da legalidade, além disso a empresa precisa estar habilitada no Portal Siscomex, para que a Receita Federal possa acompanhar como a empresa está dentro do Comércio Internacional.

Como exportar um produto para o exterior?

Pessoas físicas ou jurídicas que desejam exportar devem primeiramente estar habilitadas no Ambiente de Registro e Rastreamento de Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar) e ter cadastrados seus representantes legais junto ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

Quais são os quatro tipos de exportação?

Por isso, é fundamental conhecer as principais características de cada tipo de exportação.
  • Exportação Direta.
  • Exportação Indireta.
  • Consórcio de Exportação.

Quais são as vantagens da exportação?

Geralmente, quando uma empresa passa a exportar ela obtém melhoras significativas, tanto dentro da empresa (novos padrões gerenciais, novas tecnologias, novas formas de gestão, qualificação da mão de obra, agregação de valor à marca) quanto fora (melhoria da imagem: frente a clientes, fornecedores e concorrentes).

Qual é o país que mais compra do Brasil?

Com volume de 46,2 bilhões de dólares em importações, a China também lidera o ranking dos países que mais importam do Brasil. Isso representa uma fatia de 27,6% entre as exportações brasileiras. Os principais produtos comercializados foram soja, óleos brutos de petróleo e minérios de ferro e concentrados.

Tem imposto para exportação?

A definição da alíquota do imposto de exportação é de responsabilidade do Poder Executivo e pode oscilar entre 0% e 150%. Além disso, a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pode também ser relevante em transações internacionais.

Qual o prazo para exportação?

Prorrogação dos Prazos para Exportação

Com relação às NF-e emitidas até a data da alteração da legislação pertinente (17/02/2022), e cujo prazo inicial para exportação era de 90 dias, prorrogáveis por igual período, pode-se considerar o prazo automaticamente dilatado para 180 dias à partir da data de sua emissão.

Como calcular o imposto de exportação?

A base de cálculo do Imposto de Exportação é o preço normal que o produto, ou seu similar, alcançaria, ao tempo da exportação, em uma venda em condições de livre concorrência no mercado internacional, observadas as normas expedidas pelo Poder Executivo.

Quais são as três modalidades de exportação?

Se deseja ver sua mercadoria adentrar ao comércio internacional, contudo não quer ainda encarar o Comércio Exterior, então você precisa conhecer os tipos de Exportação.

Qual seria a primeira etapa para a realização da exportação?

O passo a passo para exportação envolve ações burocráticas, registros, análise financeira, tributária e aduaneira. Você sabe quais são elas? Entenda. Se você está buscando se informar sobre o passo a passo para a exportação, é provável que seu objetivo seja aproveitar as vantagens da exportação.

Como funciona uma exportadora?

O que é Comercial Exportadora

As empresas comerciais exportadoras, constituídas no Brasil, atuam como intervenientes na exportação indireta. Também desenvolvem a prática comercial de comprar produtos do produtor ou fabricante e vendê-los para o exterior – compra com fim específico de exportação.

Qual é a desvantagem da exportação?

A desvantagem é que o retorno financeiro não é tão imediato, pois nas primeiras transações de um produto ou serviço, é mais difícil que se consigam negócios lucrativos. Por isso, é importante ter um capital para produção que possa aguentar o tempo de maturação do produto ou serviço aos olhos do mercado internacional.

Qual o objetivo da exportação?

Assim, as exportações, de modo geral, beneficiam o país como um todo, promovem o ingresso de divisas, a geração e manutenção de emprego e renda, o aumento na qualificação dos recursos humanos, a evolução e o crescimento do parque industrial e do universo empresarial.

Qual a principal exportação?

Os itens mais exportados foram: soja, com 15,6% de participação; óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus (12,52%); minério de ferro e seus concentrados (8,98%);

O que é exportação exemplo?

Exportação refere-se à atividade de venda, envio ou doação de produtos, bens e serviços de um determinado país para outro. Basicamente, significa a saída de um item ou serviço nacional com destino a outro país.

Qual o melhor produto para exportar?

Com relação aos produtos mais exportados pelo Brasil nesse período de 2022, temos:
  • Soja (16%)
  • Óleos brutos de petróleo ou minerais betuminosos (12%)
  • Minério de ferro e seus concentrados (8,9%)
  • Óleos combustíveis de petróleo (3,8%)
  • Carne bovina (3,7%)
  • Farelo de soja (3,4%)
  • Açúcares e melaço (3,2%)
  • Milho não moído (3,2%)

O que é melhor para um país importar ou exportar?

Se a importação é a entrada de produtos e a saída de dinheiro, a exportação é o contrário: é a saída de produtos e a entrada de dinheiro. É por isso que um país fica com saldo positivo (superávit), quando exporta mais do que importa.

O que é a exportação direta?

Exportação Direta nada mais é do que efetuar uma venda direta a um comprador estrangeiro, se responsabilizar por executar toda logística e resolver as questões aduaneiras, cambiais e burocráticas envolvidas na transação internacional sem nenhum intermediário (como Tradings Companies, Consórcios ou Comerciais ...

Artigo anterior
Qual a lente do cristalino?
Artigo seguinte
Quais são as principais fontes de energia utilizadas atualmente no mundo *?