Como fazer uma documentação técnica?

Perguntado por: Fábio Correia de Costa  |  Última atualização: 30. März 2022
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Como realizar uma boa documentação de processos?
  1. Compreenda os objetivos de cada processo. ...
  2. Defina os indicadores de desempenho. ...
  3. Otimize a comunicação interna. ...
  4. Organize reuniões para envolver a equipe na documentação dos processos. ...
  5. Use a tecnologia para promover integração.

O que deve conter a documentação técnica?

A documentação técnica é um conjunto de registros de inspeção, relatórios e certificados referentes a todo o conjunto ou subconjunto fabricado; é elaborada para atestar que o produto final seguiu fielmente as determinações do projeto original e também tem a finalidade de fornecer ao proprietário dados a respeito do ...

O que é uma documentação técnica?

Qualquer informação, formando uma unidade lógica, registrada em papel ou em meio eletrônico, que possa servir para consulta, estudo ou validação técnica.

Quais os tipos de documentação técnica?

Documentação técnica é usada em diferentes indústrias e ela pode ser classificada de acordo com esses critérios:
  • Educação. ...
  • TI (Tecnologia da Informação) ...
  • Medicina. ...
  • Documentação de API. ...
  • Guias de Usuário. ...
  • Manuais de manutenção. ...
  • Manuais de Instrução.

Como começar uma documentação?

Antes disso, porém, vamos entrar em detalhes sobre a estrutura desse documento.
...
Costumo sempre seguir três passos, nessa ordem:
  1. Recolher materiais de referência.
  2. Listar o conteúdo em tópicos macro.
  3. Acrescentar pormenores e parte técnica.

Como fazer documentação técnica de TI

29 questões relacionadas encontradas

Como escrever uma documentação?

6 boas práticas para documentação com desenvolvimento ágil de softwares
  1. 3.1 1. Crie uma estrutura que suporte a documentação de software.
  2. 3.2 2. Defina responsabilidades.
  3. 3.3 3. Escolha a ferramenta de documentação apropriada.
  4. 3.4 4. Armazene as informações de forma adequada.
  5. 3.5 5. Faça uso da documentação.
  6. 3.6 6.

Como devo escrever um documento?

22 de maio de 2018
  1. 5 Boas Práticas para Escrever um Documento. ...
  2. Defina uma Hierarquia. ...
  3. Escreva Parágrafos Curtos. ...
  4. Use Títulos Informativos. ...
  5. Mostre a Informação Através de Gráficos. ...
  6. Escreva de Forma Clara.

Quais são os tipos de documentos que existem?

Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?
  • Nota Fiscal. ...
  • Faturas e guias. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licenças de funcionamento. ...
  • Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
  • Registros contábeis e fiscais. ...
  • Controle de ponto. ...
  • Folhas de pagamento.

Qual a importância da documentação técnica?

Considerada por muitos apenas um preciosismo, a documentação técnica tem um papel importante na organização e planejamento da empresa. ... O registro e a documentação dos sistemas são ferramentas que garantem que seu sistema seja tratado e desenvolvido de modo profissional.

Quais são os elementos característicos dos documentos?

Outras características do documento de arquivo...
  • Completude;
  • Confiabilidade/Fidedignidade;
  • Integridade;
  • Identidade;
  • Autenticidade (depende da identidade e integridade);
  • Organicidade, naturalidade, inter-relacionamento;
  • Acessibilidade, usabilidade.

Como escrever um documento técnico?

Dicas preciosas para quem gera documentos técnicos

Não há nenhuma razão porque a escrita técnica não deve ser vívida e interessante. Como em todo texto bem escrito, você deve colocar sua mensagem em português claro e evitar palavras complexas, acrônimos, jargão e verbos passivos.

Para que serve o documento qual a sua finalidade?

Documento é um conjunto constituído por um suporte [peça] e pela informação que ele contém, utilizáveis para efeitos de consulta ou como prova. ... A finalidade dos documentos é servir de prova, segundo Rousseau e Couture (1994, p. 157) na idade média documentos eram conservados unicamente por causa do seu valor.

Para que serve Databook?

Databook é um livro composto por diversos documentos que mostram o histórico de execução de um serviço, de uma obra ou da fabricação de um produto. Esses documentos podem seguir diversas normas diferentes e devem ser gerados durante a execução do trabalho.

O que é preciso para documentar um projeto?

Como documentar
  1. Crie o hábito de anotar tudo o que acontece em seu dia-a-dia, como um diário. ...
  2. Nomeie tudo e todos. ...
  3. Anote. ...
  4. Defina a conclusão. ...
  5. Para estes a tarefa é tão importante quanto, mas o desafio parece maior porque em sua grande maioria são naturalmente inclinados à desorganização. ...
  6. Informe-se sobre o cenário visual.

Quais são os principais documentos de um projeto?

Quais são os Documentos de um Projeto?
  • Plano de gerenciamento do escopo. ...
  • Plano de gerenciamento dos requisitos. ...
  • Plano de gerenciamento do cronograma. ...
  • Plano de gerenciamento dos custos. ...
  • Plano de gerenciamento da qualidade. ...
  • Plano de gerenciamento dos recursos. ...
  • Plano de gerenciamento das comunicações.

Quais os principais documentos da fase de planejamento?

5 documentos essenciais para o planejamento de projetos
  1. Plano de Escopo. O escopo do projeto representa a definição do resultado que precisa ser entregue pela equipe ao final do período. ...
  2. Plano de Gerenciamento do Projeto. ...
  3. Plano de Garantia da Qualidade. ...
  4. Plano de Trabalho do Projeto. ...
  5. Plano de Riscos do Projeto.

Qual é a importância de um documento?

A importância do arquivo de documentos e da história é exatamente porque eles representam um patrimônio único, precioso e insubstituível, transmitido de geração em geração contribuindo com a democracia e com a qualidade de vida dos cidadãos.

Qual a importância de um documento profissional?

Funciona como um documento de identificação, que guarda o histórico de todos os vínculos empregatícios que o trabalhador já teve ao longo de sua vida profissional. Na Carteira, devem constar informações importantes, como de contratos, funções desempenhadas, salários, aumentos, promoções, etc.

Qual a importância do documento de identificação?

Os documentos são importantes, pois servem para identificar as pessoas. Outro documento que devemos ter, o mais importante de todos, é a Carteira de Identidade. Nela são registrados nosso nome, a data de nascimento, os nomes dos nossos pais, a cidade e o estado em que nascemos.

Como é a classificação de documentos?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

Quais são os tipos de documentos mais utilizados na empresa?

Veja quais são os documentos que não podem faltar a todo negócio, desde licenças de funcionamento até documentos contábeis e fiscais.
  • Alvará ...
  • CNPJ. ...
  • Inscrição estadual e municipal. ...
  • Relação Anual de Informações Sociais. ...
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. ...
  • Livros. ...
  • Guias.

O que são os documentos?

Documento é toda e qualquer informação registrada em um suporte (papel, microfilme, computador).

Como escrever de forma simples?

Estilo e gramática
  1. Escreva frases com extensão média de 15 a 20 palavras.
  2. Use palavras que o leitor provavelmente entenderá.
  3. Use apenas o número necessário de palavras.
  4. Dê preferência à voz ativa, a menos que tenha uma boa razão para usar a voz passiva.
  5. Use verbos claros e vívidos para expressar ações.

Como se inicia uma introdução?

Frases para iniciar uma introdução
  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Como editar um documento no celular?

O Google Docs está disponível para Android e iPhone e é uma opção interessante para editar documentos no celular. Você pode visualizar, criar e editar arquivos de texto em formato . doc ou . docx no celular, com as principais funções de edição de textos presentes no rival Word.

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