Como fazer uma denúncia anônima no Ministério da Saúde?

Perguntado por: Rita Maia Domingues  |  Última atualização: 20. Februar 2025
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O cidadão pode procurar o Disque Saúde 136 nas seguintes situações: Denúncia: quando se quer indicar irregularidade ou indício de irregularidade na administração ou no atendimento por entidade pública ou privada de Saúde. Exemplos: Cobrança de procedimento, negligência médica.

Como fazer uma denúncia anônima ao Ministério da Saúde?

Para maiores informações, entre em contato com o Disque Saúde - 136. - O acompanhamento também pode ser realizado por meio do Disque Saúde - 136 ou presencialmente, com o número de protocolo da manifestação. Este é um serviço do(a) Ministério da Saúde . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

Para que serve o 136?

O Disque Saúde 136 funciona 24 horas; de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com o teleatendente. Fora desses horários, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas.

Como fazer uma denúncia na Ouvidoria do SUS?

No campo "Ouvidoria", selecione a "Secretaria MUNICIPAL de Saúde". Após o registro será enviado via Sistema Ouvidor SUS um número e senha para acompanhamento ao e-mail cadastrado. OBS: É fundamental enviar os dados solicitados, a falta de dados muitas vezes inviabiliza o encaminhamento da sua manifestação.

Que tipo de denúncia pode ser feita ao Ministério Público?

O Ministério Público é o órgão responsável pela defesa dos interesses sociais de forma a garantir a cidadania em uma sociedade. Dessa forma, qualquer pessoa pode enviar uma denúncia ao Ministério Público, quando for vítima ou presenciar alguma situação em que os direitos humanos sejam desrespeitados.

COMO FAZER DENUNCIAS NO MP

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O que acontece quando é denunciado pelo Ministério Público?

Com o recebimento da denúncia, é instaurado então o processo judicial criminal, e o denunciado passa a responder uma ação penal na Justiça na condição de réu.

O que acontece quando uma pessoa é denunciada ao Ministério Público?

Quando o Judiciário aceita a denúncia formulada pelo Ministério Público, o denunciado passa à condição de réu e começa a responder a processo judicial. Nessa nova fase, ele tem salvaguardadas todas as garantias de quem é acusado e processado por um suposto crime, principalmente o direito de defesa.

Para que serve o 156?

Central de atendimento 156

Atendimento telefônico 24h para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à cidade de São Paulo. Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156.

O que acontece quando reclama na Ouvidoria?

A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.

Como denunciar um hospital ao Ministério Público?

caodpp@mpce.mp.br.

Como fazer uma reclamação na Secretaria da Saúde?

Caso seja necessário, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo dispõe de ouvidorias, cujos endereços e contatos podem ser acessados: http://portal.saude.sp.gov.br/ses/perfil/cidadao/homepage/acesso-rapido/ouvidoria-na-saude.

Qual é o número do Disque Saúde?

O Disque Saúde 136 funciona 24 horas; de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com o teleatendente. Fora desses horários, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas.

Qual o número do Whatsapp do Disque Saúde?

O serviço está acessível pelo número (98) 99168-3213 para atender pacientes de todo o estado e deve ser acionado somente por mensagem de texto. O atendimento ao público funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Qual a melhor forma de fazer uma denúncia anônima?

Como registrar Denúncia Anônima pelo Fala.BR
  1. Acessar o Fala.BR pelo link https://falabr.cgu.gov.br e selecionar a opção “Ouvidoria”.
  2. Selecionar a opção “Denúncia”.
  3. Selecionar agora a opção “Continuar sem se identificar”.

É possível fazer denúncia anônima?

Realizar denúncia anônima por meio do disque denúncia 181.

É possível fazer uma denúncia anônima ao Ministério Público?

Não é possível o processamento de denúncias anônimas na Ouvidoria Nacional do Ministério Público, nos termos do disposto no art. 35 do Regimento Interno do Conselho Nacional do Ministério Público.

O que a reclamação pode causar?

A reclamação é um hábito que pode ser influenciado por crenças limitantes, ou seja, pensamentos negativos sobre si mesmo, os outros ou o mundo. Essas crenças podem gerar emoções como medo, raiva, culpa ou tristeza, que por sua vez estimulam a produção de hormônios do estresse, como o cortisol.

Quando a Ouvidoria deve ser acionada?

A Ouvidoria deve ser acionada, preferencialmente, quando você não tiver conseguido atendimento que considere adequado ou satisfatório na própria unidade da SEDEC/CBMERJ encarregada do serviço.

Quando acionar a Ouvidoria?

Quando se tratar de pedido de interesse do próprio manifestante, como por exemplo: pedido de atendimento médico, medicamentos, documentos pessoais, vaga escolar, abrigamento etc., para que seja possível o atendimento.

Para que serve o 153?

Ligação para 153 da Guarda Civil passará a ser gratuita e poderá ser feita de orelhão. As operadoras de telefonia fixa ou móvel têm 120 dias, a partir da última segunda-feira (27), para transformar o telefone 153 (Guarda Civil) em emergência.

O que pode ser denunciado no 156?

Assuntos em destaque
  • Serviço funerário Como gratuidade, cremação, translado, sepultamento, zeladoria e ossuário.
  • Bilhete Único Como bilhete único comum, bilhete único especial da pessoa com deficiência e pessoa idosa e vale transporte.
  • Animais Como animais domésticos e animais silvestres.

Pode ligar para 156 do celular?

Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156 (somente para telefones fixos, celulares DDD 11 e celulares de outros Estados, com a função roaming ativada). Se você está em município dentro da Grande São Paulo, ligue 0800-011-0156 (somente para telefones fixos e celulares DDD 11).

O que vem depois da denúncia?

A partir do recebimento da denúncia, o réu é chamado ao processo através da citação para que possa apresentar sua defesa, sendo que, nos termos do artigo 363 do Código de Processo Penal, o processo terá completa sua formação com a citação do acusado.

Como saber se o Ministério Público aceitou a denúncia?

Você pode acessar o sítio do CNMP: www.cnmp.mp.br, e digitar os todos números do processo no link, incluindo os dois dígitos finais.

O que acontece após uma denúncia?

Oferecida a denúncia, os autos serão conclusos ao Juiz para análise. Nessa fase, o Magistrado poderá receber, rejeitar, ou até mesmo determinar diligências.

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