Como fazer uma boa exegese bíblica?

Perguntado por: Flávio Mota de Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (74 avaliações)

Faça uma introdução da passagem bíblica.
Transcreva a passagem inteira e coloque-a em contexto, sem se esquecer de especificar a parte da Bíblia em que ela aparece. Mencione o gênero literário. Pode ser que a passagem seja, por exemplo, um hino, como em Cantares de Salomão, ou uma parábola, como as de Jesus.

O que é exegese de um texto bíblico?

Exegese bíblica

Na bíblia, a exegese é o estudo da interpretação gramatical e sistemática das Escrituras Sagradas. Para que uma pessoa possa estar apta a fazer uma exegese bíblica, esta deve ser especialista nos idiomas originais bíblicos, como o grego e o hebraico.

Qual a diferença da exegese e da hermenêutica?

A exegese é a explicação crítica, a interpretação, o comentário ou a dissertação sobre o sentido das palavras, das construções gramaticais e dos condicionalismos históricos dos textos religiosos em análise. Hermenêutica é a ciência da interpretação das palavras e dos textos.

O que é exegese na teologia?

A teologia exegética ou simplesmente exegética é a área da teologia que procura estudar e interpretar os livros sagrados, como a Bíblia e o Alcorão, através da exegese. A palavra exegética vem da palavra grega ekegéomai que quer dizer: penso, saco, extrair.

O que é hermenêutica exemplos?

O que é Hermenêutica:

Hermenêutica é uma palavra com origem grega e significa a arte ou técnica de interpretar e explicar um texto ou discurso. O seu sentido original estava relacionado com a Bíblia, sendo que neste caso consistia na compreensão das Escrituras, para compreender o sentido das palavras de Deus.

EXEGESE: Veja como fazer!

21 questões relacionadas encontradas

Qual a relação da homilética com a hermenêutica e a exegese bíblica?

Quando aplicada corretamente, a homilética ajudar a trazer orientação ao orador, que proporciona uma melhor compreensão do texto ao ouvinte. Neste aspecto, a homilética está intrinsecamente relacionada com o conceito da hermenêutica, que consiste na técnica de explicar e interpretar um texto ou discurso.

Como estudar a Bíblia profundamente?

Como estudar a Bíblia? Aprenda em 11 passos
  1. Leia a Bíblia. ...
  2. Defina horário, local e tempo de estudo. ...
  3. Organize planos de estudo. ...
  4. Intercale livros longos e curtos. ...
  5. Crie um caderno de estudo bíblico. ...
  6. Prepare-se espiritualmente. ...
  7. Invista em ferramentas de apoio. ...
  8. Analise o contexto.

Quais os princípios da hermenêutica bíblica?

Hermenêutica bíblica é a disciplina acadêmica que estuda os princípios da interpretação da Bíblia enquanto uma colecção de livros sagrados. A hermenêutica bíblica abrange a relação dialética de extrair significados dos textos bíblicos com a realidade fáctica.

Quem estuda a Bíblia e o quê?

A Teologia bíblica estuda a Bíblia e organiza as conclusões obtidas pela Teologia exegética (que usa técnicas como a exegese para interpretar a Bíblia) em várias divisões e áreas de estudo, com a finalidade de estudar e conhecer a evolução ou a história progressiva da Revelação de Deus à humanidade, desde da sua queda ...

Quais são os tipos de exegese?

Como formas mais prestigiosas, temos os seguintes tipos de Exegese: 3.1. exegese bíblica, 3.2. exegese literária, 3.3. exegese jurídica.

Qual é o significado do termo exegese?

1. Interpretação gramatical, histórica, jurídica, etc., dos textos e particularmente da Bíblia. 2. Explicação; comentário.

Quem inventou a exegese?

A alegoria e exegese, como métodos interpretativos, hermêuticos desenvolvidos por Orígenes o auxiliarão, juntamente com sua formação filosófica, a propagar o cristianismo e explicar, não só para as pessoas cultas, mas também, e sobretudo, para as pessoas simples, as passagens obscuras presentes nas Sagradas Escrituras.

Quais os tipos de hermenêutica?

Conceitos de Hermenêutica
  • Hermenêutica Bíblica. ...
  • Hermenêutica Filológica. ...
  • Hermenêutica Científica. ...
  • Hermenêutica Aplicada. ...
  • Hermenêutica Fenomenológica. ...
  • Hermenêutica Cultural.

Que quer dizer a palavra hermenêutica?

De origem grega, a Hermenêutica (hermeneuein) é tida como filosofia da interpretação, sendo associada ao deus grego Hermes, que traduzia tudo o que a mente humana não compreendesse, sendo chamado de “deus-intérprete”.

Para que serve a hermenêutica?

É ramo da Teoria da Geral do Direito, destinado ao estudo e ao desenvolvimento dos métodos e princípios da atividade de interpretação. A finalidade da Hermenêutica, enquanto domínio teórico, é proporcionar bases racionais e seguras, para uma interpretação dos enunciados normativos.

Qual a importância do estudo da exegese?

A importância da exegese bíblica, para não dizer de sua necessidade, reside no fato de que ela possibilita uma compreensão mais exata do sentido de um texto bíblico, e, por conseguinte, fornece bases para uma construção teológica melhor fundamentada. Palavras-chave: Bíblia. Exegese.

O que é uma pregação expositiva?

Pregação expositiva, então, nada mais é que uma volta às origens bíblicas, ou seja, o pregador não é aquele que traz uma mensagem nova da parte de Deus, mas aquele que transmite a mensagem de Deus.

O que é o sermão textual?

O QUE É SERMÃO TEXTUAL

Sermão textual é elaborado a partir de um texto bíblico menor. O tema e as divisões são tirados apenas do texto base. Ou seja, a estrutura do sermão é construída como base no texto escolhido.

Quem foi que escreveu a Bíblia?

Os 5 primeiros livros do Antigo Testamento (que no judaísmo se chamam Torá e no catolicismo Pentateuco) teriam sido escritos pelo profeta Moisés por volta de 1200 a.C. Os Salmos seriam obra do rei Davi, o autor de Juízes seria o profeta Samuel, e assim por diante.

Quais são os tipos de Teologia?

teologia sistemática; teologia bíblica/teologia exegética; teologia prática; teologia histórica.

Quem criou a Teologia bíblica?

Surgiu no início do século XX, com o pastor Karl Barth, na busca de reaver a natureza e sentido da Bíblia como padrão de fé e prática da igreja. É o estudo de Deus no contexto atual e a evolução dos dogmas e dos pensamentos formados a respeito das doutrinas bíblicas no contexto que estamos inseridos.

Artigo anterior
Quais são os dois sistemas de amortização mais usados no Brasil?
Artigo seguinte
Quais são as 5 bolsas mais caras do mundo?