Como fazer um estudo de caso-controle?
Perguntado por: Salomé Viviane de Ferreira | Última atualização: 16. November 2024Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)
Em um estudo caso-controle, os investigadores iniciam pela identifi- cação dos grupos de indivíduos com a característica ou doença de interesse (casos) e sem a caracte- rística ou doença (controles) e retornam no tempo para determinar se a exposição em questão estava presente ou ausente para cada indivíduo.
Quais estratégias podem ser utilizadas para os estudos do tipo caso-controle?
Para avaliar as medidas de exposição pode-se utilizar entrevistas, questionários padronizados, informações de parentes/vizinhos ou, marcadores biológicos.
Quando usar caso-controle?
Os estudos de caso-controle podem ser úteis para estudar os processos em que o período de tempo compreendido entre a exposição e o desenvolvimento da doença é particularmente longo e se os dados anteriores sobre a exposição estão dispo- níveis ou podem ser facilmente obtidos.
Qual a diferença de estudo de coorte e caso-controle?
Coorte – é um tipo de estudo observacional em que grupos de pessoas são seguidos para avaliar a ocorrência, no tempo, de algum agravo à saúde. Caso-controle – também um tipo de estudo observacional em que pessoas doentes são comparadas com pessoas sem a doença em estudo, em relação à história de exposição.
Como é feito o estudo de coorte?
- Definição dos objetivos da pesquisa. ...
- Seleção dos participantes. ...
- Verificação da exposição ao fator objeto de estudo. ...
- Seleção do grupo de comparação. ...
- Acompanhamento do que aconteceu com a amostra. ...
- Análise do tipo de exposição que causou o desfecho.
Epidemiologia : Estudo de caso-controle
O que é um estudo de caso de controle?
Um estudo de caso controle é aquele que compara dois grupos retrospetivamente. Por exemplo, as pessoas que desenvolveram uma doença podem ser comparadas com um grupo de pessoas que não desenvolveu. O investigador verificará se há alguma diferença nos dois grupos na sua exposição anterior a possíveis fatores de risco.
Quais os tipos de estudo coorte?
O que os pesquisadores fizeram e encontraram? Foi constatado que o estudo de coorte pode ser retrospectivo e prospectivo. No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos.
Quais são os 3 principais tipos de estudo?
- Observacionais.
- Experimentais.
- (Intervenção)
- Analíticos.
- Descritivos.
Qual o objetivo do estudo de coorte?
A finalidade dos estudos de coorte é averiguar se a incidência da doença ou evento adverso à saúde difere entre o subgrupo de expostos a um determinado fator de risco se comparado com o subgrupo de não expostos. Em outros termos, busca-se identificar os efeitos da exposição a um determinado fator.
O que é um caso coorte?
Nos estudos de coorte, os registros de ocorrência do evento (infecção, doença ou morte) nos grupos acompanhados, permitem o cálculo das taxas de incidência ou de mortalidade, que são as medidas básicas do risco de adoecer ou de morrer.
O que é o Odds Ratio?
A Razão de Chances (odds ratio) (RC)éa chance de doença (do evento “desenvolver a doença”) entre indivíduos expostos dividido pela chance de doença entre não-expostos.
Quais são os tipos de desenho de estudo?
Exemplos de desenhos de estudo frequentemente encontrados são: os ensaios clínicos, os estudos de coorte, os estudos de casos e controles, os estudos transversais, entre outros.
Como é feito um estudo transversal?
O estudo transversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional. Seuobjetivo é coeltar dados para estudar uma população em um determinado ponto no tempo. Além disso, é importante para examinar a relação entre variáveis de interesse.
Quais os 3 tipos de epidemiologia?
- Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
- Delineamentos observacionais analíticos. ...
- Estudos de caso-controle. ...
- Estudo de coorte.
Como calcular o Odds Ratio?
Odds Ratio - RC
para 1. Desta forma, se p = 1/2, a chance é 1 para 1; p = 2/3, a chance é 2 para 1. A Raz˜ao de Chances (odds ratio) (RC)éa chance de doença (do evento “desenvolver a doença”) entre indivıduos expostos dividido pela chance de doença entre n˜ao-expostos.
Qual o tipo de estudo de um relato de caso?
O estudo de caso, de abordagem qualitativa, trata-se da análise social de uma situação complexa, descrevendo-a, compreendendo-a e interpretando-a de modo exaustivo e profundo. O caso deve ser concreto e pode ser único ou múltiplo, embora não se tenha um consenso sobre as etapas a serem percorridas.
Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de caso-controle?
Resposta: C. São eficientes para estudar doenças raras ou com grande período de latência entre a exposição e a doença.
O que significa um estudo de caso?
Estudos de caso são um método de pesquisa ampla sobre um assunto específico, permitindo aprofundar o conhecimento sobre ele e, assim, oferecer subsídios para novas investigações sobre a mesma temática. No livro Estudo de Caso Planejamento e Métodos, o cientista social Robert K.
Quais as desvantagens do estudo de coorte?
Os estudos de coorte não são ideais para o estudo de exposições muito recentes ou muito antigas. Ex- posições antigas podem mudar ao longo do tempo, obscurecendo a sua relação com o resultado de inte- resse. Exposições muito recentes podem confundir a relação presumida temporal entre a exposição e o desfecho.
Qual é a diferença entre estudos seccionais e coorte?
As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso-controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.
Qual a diferença entre relato de caso e estudo de caso?
Embora a diferenciação entre os dois tipos de estudos seja subjetiva e divergente entre os autores, um relato de caso engloba não mais do que 3 casos e uma série de casos compreende de 3 a 10 casos, segundo alguns, e mais do que isso de acordo com outros autores3.
Quais são as técnicas de estudo?
- Estudo intercalado. O estudo intercalado é a prática de rotacionar as matérias de forma aleatória. ...
- Mapas mentais. ...
- Releitura. ...
- Fichamento. ...
- Testes práticos. ...
- Perguntas e respostas. ...
- Autoexplicação. ...
- Prática distribuída.
Como calcular coorte?
Esta fórmula, em súmula, representa a razão entre a Incidência entre expostos (Ie) e Incidência entre não expostos (Io), portanto RR= Ie/ Io.
O que é uma pesquisa Prospectiva?
Na pesquisa prospectiva, o estudo é conduzido a partir do momento presente e caminha em direção ao futuro, já na retrospectiva, o estudo é desenhado para explorar fatos do passado, podendo ser delineado para retornar, do momento atual até um determinado ponto no passado, há vários anos, por exemplo, como ocorre nos ...
O que é o viés de confusão?
O viés de confusão é o viés que ocorre quando uma variável relacionada com o desfecho do estudo e/ou com a exposição é mensurada ou considerada de modo inadequado na análise, levando a uma associação falsa ou distorcida (superestimando ou subestimando a associação) [1].
Como pode ser organizada a Responsabilidade Social Empresarial RSE em termos de critérios?
Quantos dias é necessário usar a pomada vaginal?