Como fazer um estudo de caso-controle?

Perguntado por: Salomé Viviane de Ferreira  |  Última atualização: 16. November 2024
Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)

Em um estudo caso-controle, os investigadores iniciam pela identifi- cação dos grupos de indivíduos com a característica ou doença de interesse (casos) e sem a caracte- rística ou doença (controles) e retornam no tempo para determinar se a exposição em questão estava presente ou ausente para cada indivíduo.

Quais estratégias podem ser utilizadas para os estudos do tipo caso-controle?

Para avaliar as medidas de exposição pode-se utilizar entrevistas, questionários padronizados, informações de parentes/vizinhos ou, marcadores biológicos.

Quando usar caso-controle?

Os estudos de caso-controle podem ser úteis para estudar os processos em que o período de tempo compreendido entre a exposição e o desenvolvimento da doença é particularmente longo e se os dados anteriores sobre a exposição estão dispo- níveis ou podem ser facilmente obtidos.

Qual a diferença de estudo de coorte e caso-controle?

Coorte – é um tipo de estudo observacional em que grupos de pessoas são seguidos para avaliar a ocorrência, no tempo, de algum agravo à saúde. Caso-controle – também um tipo de estudo observacional em que pessoas doentes são comparadas com pessoas sem a doença em estudo, em relação à história de exposição.

Como é feito o estudo de coorte?

O estudo de coorte compreende as seguintes etapas:
  1. Definição dos objetivos da pesquisa. ...
  2. Seleção dos participantes. ...
  3. Verificação da exposição ao fator objeto de estudo. ...
  4. Seleção do grupo de comparação. ...
  5. Acompanhamento do que aconteceu com a amostra. ...
  6. Análise do tipo de exposição que causou o desfecho.

Epidemiologia : Estudo de caso-controle

34 questões relacionadas encontradas

O que é um estudo de caso de controle?

Um estudo de caso controle é aquele que compara dois grupos retrospetivamente. Por exemplo, as pessoas que desenvolveram uma doença podem ser comparadas com um grupo de pessoas que não desenvolveu. O investigador verificará se há alguma diferença nos dois grupos na sua exposição anterior a possíveis fatores de risco.

Quais os tipos de estudo coorte?

O que os pesquisadores fizeram e encontraram? Foi constatado que o estudo de coorte pode ser retrospectivo e prospectivo. No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos.

Quais são os 3 principais tipos de estudo?

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

Qual o objetivo do estudo de coorte?

A finalidade dos estudos de coorte é averiguar se a incidência da doença ou evento adverso à saúde difere entre o subgrupo de expostos a um determinado fator de risco se comparado com o subgrupo de não expostos. Em outros termos, busca-se identificar os efeitos da exposição a um determinado fator.

O que é um caso coorte?

Nos estudos de coorte, os registros de ocorrência do evento (infecção, doença ou morte) nos grupos acompanhados, permitem o cálculo das taxas de incidência ou de mortalidade, que são as medidas básicas do risco de adoecer ou de morrer.

O que é o Odds Ratio?

A Razão de Chances (odds ratio) (RC)éa chance de doença (do evento “desenvolver a doença”) entre indivíduos expostos dividido pela chance de doença entre não-expostos.

Quais são os tipos de desenho de estudo?

Exemplos de desenhos de estudo frequentemente encontrados são: os ensaios clínicos, os estudos de coorte, os estudos de casos e controles, os estudos transversais, entre outros.

Como é feito um estudo transversal?

O estudo transversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional. Seuobjetivo é coeltar dados para estudar uma população em um determinado ponto no tempo. Além disso, é importante para examinar a relação entre variáveis ​​de interesse.

Quais os 3 tipos de epidemiologia?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
  • Delineamentos observacionais analíticos. ...
  • Estudos de caso-controle. ...
  • Estudo de coorte.

Como calcular o Odds Ratio?

Odds Ratio - RC

para 1. Desta forma, se p = 1/2, a chance é 1 para 1; p = 2/3, a chance é 2 para 1. A Raz˜ao de Chances (odds ratio) (RC)éa chance de doença (do evento “desenvolver a doença”) entre indivıduos expostos dividido pela chance de doença entre n˜ao-expostos.

Qual o tipo de estudo de um relato de caso?

O estudo de caso, de abordagem qualitativa, trata-se da análise social de uma situação complexa, descrevendo-a, compreendendo-a e interpretando-a de modo exaustivo e profundo. O caso deve ser concreto e pode ser único ou múltiplo, embora não se tenha um consenso sobre as etapas a serem percorridas.

Qual alternativa contempla uma vantagem do estudo de caso-controle?

Resposta: C. São eficientes para estudar doenças raras ou com grande período de latência entre a exposição e a doença.

O que significa um estudo de caso?

Estudos de caso são um método de pesquisa ampla sobre um assunto específico, permitindo aprofundar o conhecimento sobre ele e, assim, oferecer subsídios para novas investigações sobre a mesma temática. No livro Estudo de Caso Planejamento e Métodos, o cientista social Robert K.

Quais as desvantagens do estudo de coorte?

Os estudos de coorte não são ideais para o estudo de exposições muito recentes ou muito antigas. Ex- posições antigas podem mudar ao longo do tempo, obscurecendo a sua relação com o resultado de inte- resse. Exposições muito recentes podem confundir a relação presumida temporal entre a exposição e o desfecho.

Qual é a diferença entre estudos seccionais e coorte?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso-controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

Qual a diferença entre relato de caso e estudo de caso?

Embora a diferenciação entre os dois tipos de estudos seja subjetiva e divergente entre os autores, um relato de caso engloba não mais do que 3 casos e uma série de casos compreende de 3 a 10 casos, segundo alguns, e mais do que isso de acordo com outros autores3.

Quais são as técnicas de estudo?

Quais são as melhores técnicas de estudo para começar ainda hoje?
  1. Estudo intercalado. O estudo intercalado é a prática de rotacionar as matérias de forma aleatória. ...
  2. Mapas mentais. ...
  3. Releitura. ...
  4. Fichamento. ...
  5. Testes práticos. ...
  6. Perguntas e respostas. ...
  7. Autoexplicação. ...
  8. Prática distribuída.

Como calcular coorte?

Esta fórmula, em súmula, representa a razão entre a Incidência entre expostos (Ie) e Incidência entre não expostos (Io), portanto RR= Ie/ Io.

O que é uma pesquisa Prospectiva?

Na pesquisa prospectiva, o estudo é conduzido a partir do momento presente e caminha em direção ao futuro, já na retrospectiva, o estudo é desenhado para explorar fatos do passado, podendo ser delineado para retornar, do momento atual até um determinado ponto no passado, há vários anos, por exemplo, como ocorre nos ...

O que é o viés de confusão?

O viés de confusão é o viés que ocorre quando uma variável relacionada com o desfecho do estudo e/ou com a exposição é mensurada ou considerada de modo inadequado na análise, levando a uma associação falsa ou distorcida (superestimando ou subestimando a associação) [1].

Artigo anterior
Como pode ser organizada a Responsabilidade Social Empresarial RSE em termos de critérios?
Artigo seguinte
Quantos dias é necessário usar a pomada vaginal?