Como fazer substituição de curador?

Perguntado por: Rúben Tomás Pacheco  |  Última atualização: 8. August 2024
Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)

A substituição da curatela pode ser requerida pelo curador ou por pessoa legitimada a qualquer tempo no processo de interdição, mediante requerimento ao Juiz e em petição fundamentada. Via de regra ela é requerida nos casos de morte, impedimento por motivos de saúde, mudança de domicílio, dentre outros.

Como trocar de curador?

O sujeito que busca substituir a curatela deve alegar as razões para o pedido. É preciso comprovar que o atual curador não possui competência para gerir os atos da vida civil do curatelado. Ou seja, é preciso ficar claro para o juiz que o novo curador atuará de forma mais benéfica ao curatelado.

Onde distribuir ação de substituição de curatela?

O requerimento de substituição de curador deve ser processado perante o próprio juízo de família no qual tramitou a ação de interdição.

Como remover um curador?

Para a remoção do cargo de curador é necessária prova robusta de que ele esteja causando prejuízos materiais ao curatelado e lhe faltando com os cuidados pessoais imprescindíveis ao seu bem-estar.

Como pedir Revogacao de curatela?

Contudo, para encerrar a curatela, é necessário um processo judicial, que geralmente começa com a apresentação de um pedido ao tribunal, o qual deve ser acompanhado de provas ou justificativas para o encerramento, como relatórios médicos no caso de melhoria das condições de saúde.

Como requerer a "substituição do Curador" (ação de interdição).

30 questões relacionadas encontradas

Quais documentos necessários para substituição de curatela?

* RG, CPF e certidão de nascimento ou casamento (DOCUMENTO INDISPENSÁVEL); * Comprovante de rendimentos da pessoa a ser interditada (comprovante de benefício do INSS, se houver); * Se o interditando possuir bens imóveis, trazer a matrícula do imóvel (pegar no Registro de Imóveis), se bens móveis (ex.

Quando o curador não quer mais ser curador?

Mesmo que não haja pedido de remoção do tutor ou curador, em caso de gravidade extrema, o juiz poderá suspender o tutor ou o curador, nomeando substituto interino (artigo 762 do Código de Processo Civil).

É possível revogar a curatela?

Revogação da curatela

Em certas circunstâncias, a curatela pode ser revogada. Isso pode acontecer quando a pessoa incapaz demonstra uma melhora em sua capacidade e passa a ser capaz de tomar decisões por si mesma. A revogação também pode ocorrer em casos de óbito da pessoa incapaz.

É possível reverter a curatela?

A curatela poderá ser levantada quando a causa que a determinou cessar. O levantamento da curatela poderá ser requerido pelo próprio curatelado, pelo curador ou pelo Ministério Público. O juiz nomeará um perito para realizar um novo exame e, quando necessário, designará audiência de instrução e julgamento.

Como extinguir a curatela?

"A curatela se extingue com o falecimento do interditado e, constatando-se que o respectivo curador é seu único herdeiro, torna-se desnecessária a prestação de contas, em virtude da confusão patrimonial (TJMG, Apelação Cível n. 10000210260402001 , rel. Elias Camilo, j. 24-6-2021, Terceira Câmara Cível).

Tem como transferir a curatela para outra pessoa?

A transferência da curatela para outra pessoa só pode ser feita mediante autorização judicial. Para iniciar o processo, é necessário entrar com uma petição no juízo responsável, informando os motivos pelos quais se deseja transferir a curatela e indicando a pessoa que será responsável por assumir essa função.

Quem pode ajuizar ação de curatela?

A interdição deve ser promovida: I - pelos pais ou tutores; II - pelo cônjuge, ou por qualquer parente; III - pelo Ministério Público.” O Código Civil enumera, ainda, as pessoas sujeitas ao processo de interdição e, por conseguinte, à curatela. “Art.

Como protocolar ação de curatela?

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À PROPOSITURA DA AÇÃO:
  1. Cópia RG e CPF (do curador);
  2. Cópia RG e CPF (Interditando);
  3. Certidão de Casamento (do curador - Caso o usuário seja divorciado ou separado judicialmente, deverá apresentar a certidão de casamento com a averbação) ;
  4. Comprovante de Residência (ambos);

É possível ter dois curadores?

Não há impedimento legal para que exista mais de um curador e, além disso, a curatela é um múnus que deve ser exercido sempre em favor do melhor interesse do curatelado. Assim, no caso concreto, comprovado que o pedido atende aos interesses da curatelada, deve ser determinada a curatela compartilhada.

O que o curador não pode fazer?

V- Quais são as condutas vedadas ao curador/ O que o curador não pode fazer?
  1. condutas incompatíveis com a curatela;
  2. causar prejuízo ao patrimônio do curatelado;
  3. causar dano físico ou moral ao curatelado.

Qual o prazo de validade de uma curatela?

A certidão ou o termo provisório de guarda, tutela ou curatela que não especificar prazo determinado pelo Juiz terá validade de dois (02) anos contados da data de sua emissão.

Quem tem mais de 70 anos pode ser curador?

747, do Novo Código de Processo Civil (NCPC), poderão ser curador de um idoso as seguintes pessoas, nessa ordem: a) o cônjuge ou companheiro, não separado judicialmente ou de fato; b) na falta do cônjuge ou companheiro, é curador legítimo o pai ou a mãe; c) na falta destes, o descendente que se demonstrar mais apto ( ...

Precisa renovar curatela definitiva?

Todos os tutores e curadores precisam realizar o recadastramento anual e junto com o formulário de recadastramento é necessário que nos envie documento que comprove a permanência como tutor ou curador.

Quem pode exigir prestação de contas do curador?

A lei permite que as contas sejam exigidas pelo juiz com a periodicidade que achar conveniente. Em nosso escritório, há mais de vinte anos representamos os interesses de uma curadora.

Quem precisa concordar com a curatela?

Nos termos da lei, o cônjuge ou companheiro será preferencialmente o curador do outro, desde que não estejam separados judicialmente ou de fato. Se não houver cônjuge ou companheiro, dá-se preferência ao pai ou mãe. E, na falta dos genitores, será nomeado curador o descendente mais apto e mais próximo ao curatelado.

O que é preciso fazer para deixar de ser tutor?

O procedimento para manifestar a escusa á tutela far-se-á por meio de simples petição dirigida ao juiz nos mesmos autos que houve a designação da tutela, devendo ser apresentada no prazo de dez dias subsequentes à designação, sob pena de entender-se por renunciado o direito de alegá-la.

Quem fiscaliza o curador?

A partir da sentença de curatela ou da decisão que deferiu a curatela provisória, os bens e os rendimentos e, excepcionalmente, a pessoa do curatelado ficarão sob os cuidados do curador, que passará a exercer a função, sob fiscalização do Ministério Público e nos limites fixados pelo juiz.

Como reverter a interdição?

Para haver a reversão, o pedido deve ser feito pelo interdito, que passará por nova avaliação pericial. A interdição poderá ser levantada parcialmente quando demonstrada a capacidade do interdito para praticar alguns atos da vida civil.

Qual a idade máxima para ser curador?

Na ausência dessa pessoa, os pais – como falamos anteriormente, como a curatela pode ser necessária antes dos 65 anos, os pais podem ser os curadores do filho. Na falta de cônjuge e pais, o filho mais apto adquire a curatela.

Quanto custa uma curatela no cartório?

Valor do Registro: R$ 176,70 / Valor da averbação: R$ 110,61. O pagamento pode ser feito em espécie (dinheiro), cartão de débito, cartão de crédito (com taxas acrescidas) ou pix. **Caso as partes sejam beneficiárias de Justiça Gratuita, nada será pago, desde que haja menção expressa desse benefício no mandado judicial.

Artigo anterior
Quem pretende engravidar pode tomar Albendazol?
Artigo seguinte
O que fazer para diminuir a foliculite?