Como fazer reclamação de transporte público?

Perguntado por: Letícia Anjos Monteiro  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (46 avaliações)

MEIOS DE CONTATO
Importante: as reclamações, sugestões, elogios e denúncias sobre os serviços prestados pela SPTrans, na operação do sistema de transporte público coletivo municipal por ônibus, deverão ser dirigidas ao Portal SP156 e, quando não atendidas ou em desacordo, à Ouvidoria.

Onde reclamar sobre o transporte público?

Reclamações sobre transporte entre diferentes estados devem ser feitas na Ouvidoria da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). 2. Denúncias: Por telefone: ligue para 0800-0410158.

Como fazer um pedido de reclamação?

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.

Como reclamar de uma linha de ônibus RJ?

Atualmente, para atender aos passageiros do transporte intermunicipal, o Detro também disponibiliza o canal da Ouvidoria, que recebe reclamações e sugestões via telefone (3883-4141), e-mail (ouvidoria@detro.rj.gov.br) e site (www.detro.rj.gov.br), e a Ouvidoria Itinerante, que, desde março desse ano, visita os ...

Como reclamar de uma linha de ônibus?

Como reclamar
  1. Colete e anote informações. ...
  2. Contate os responsáveis. ...
  3. Registre a reclamação com o SAC. ...
  4. Procure a ouvidoria e faça petições. ...
  5. Encaminhe a reclamação para o Procon. ...
  6. Denuncie ao MP ou à Defensoria. ...
  7. Acione o JEC. ...
  8. Exija transparência.

As condições dos transportes públicos | Vídeo de Reclamações

32 questões relacionadas encontradas

Como fazer reclamação no Detro RJ?

Mais. Anote aí: (21) 98596-8545. O Detro também disponibiliza o canal da Ouvidoria, que recebe reclamações e sugestões via telefone (3883-4141) e email (ouvidoria@detro.rj.gov.br).

Como iniciar uma reclamação formal?

Algumas informações importantes: inicie a sua carta com a expressão “Caro Sr., Sra., ou Srta.” e posteriormente com o nome. Caso não saiba o nome da pessoa, escreva somente “Prezado senhor ou senhora”. Inicie o seu texto falando sobre a sua reclamação, informando o maior número de informações sobre o ocorrido.

Como escrever uma carta reclamação de um produto?

Sr. Sirvo-me da presente para efetuar a seguinte reclamação: Em _____ (data) adquiri neste estabelecimento _____ (quantidade, definição e descrição do produto), o qual apresentou os seguintes defeitos: ___________________________________________________________________.

Como escrever um E-mail reclamando de um produto?

Sirvo-me da presente para lazer a seguinte reclamação: Em (colocar a data) comprei nesse estabelecimento (colocar a quantidade e o nome do produto), o qual apresentou os seguintes defeitos: (dizer qual foi o defeito ou os defeitos, se tiver mais de um).

Como processar uma empresa de transporte público?

Se os SACs ou a ouvidoria não resolveram seu problema, você pode enviar sua reclamação para o Procon da sua região e também registrá-la na agência reguladora correspondente, se houver. É importante ter a reclamação registrada no órgão de sua cidade para depois recorrer ao Procon.

Como entrar em contato SPTrans?

MEIOS DE CONTATO
  1. E-mail - ouvidoria@sptrans.com.br.
  2. Correspondência - Rua Boa Vista, 236 - 1º andar /Centro - CEP 01014-000 - A/C da Ouvidoria.
  3. Presencial (mediante agendamento antecipado por e-mail) - 9h às 16h de segunda a sexta.

Como escrever um E-mail pedindo algo?

Ao mandar um e-mail formal solicitando algo, deixe claro no assunto e no corpo do e-mail o que você espera que seja feito, a urgência e os prazos. Mencione apenas o necessário no e-mail, nada a menos e nada a mais. Seja educado e profissional, use “por favor” e “obrigado”.

Como responder um E-mail de pedido?

Não hesite em me contatar, caso tenha alguma dúvida. Você pode falar comigo pelo número [XXX] a qualquer hora. Atenciosamente, Seu nome."

Como escrever um E-mail formal exemplo?

(nome), Venho por meio, solicitar esclarecimentos relativamente à proposta enviada por si na data de XXXX, relativamente ao assunto supra citado no nome deste mail. Agradeço desde já a sua disponibilidade, Sem qualquer outro assunto me despeço.

Como fazer uma denúncia por escrito?

➢ Observe se a carta apresenta: local e data, vocativo, corpo do texto (assunto), despedida e assinatura; uma denúncia; argumentos que expliquem ou fundamentem os motivos da denúncia; linguagem e tratamento de acordo com o perfil do interlocutor e com o gênero. ➢ Mínimo 15 linhas e máximo 30.

Como elaborar uma carta de denúncia?

A carta-denúncia apresenta, primeiramente, a data seguida do vocativo. Depois, desenvolve-se o corpo do texto e, por último, coloca-se o nome do autor com um local de referência.

O que fiscaliza o Detro?

O Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) realiza operação para fiscalizar se direitos de pessoas com deficiência estão sendo cumpridos nos transportes.

Como estou dirigindo RJ?

Art. 2º O aviso deve conter o texto: "Como estou dirigindo? Ligue ouvidoria (telefone)." §1º No texto do cartaz onde está o campo "telefone", de que trata o caput deste artigo, deve-se inserir o número do telefone em que o fornecedor recebe reclamações.

Como denunciar van?

Pode-se utilizar o telefone 166, uma linha específica para tratar deste assunto, e também enviar um e-mail para o endereço ouvidoria@antt.gov.br. Outra opção, uma mais fácil, é utilizar o canal do “Fale conosco”, A página eletrônica da Ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Como escrever um e-mail comunicando algo?

Aqui vão 7 boas práticas que te ajudar!
  1. Preencha o cabeçalho do seu email estrategicamente. ...
  2. Use uma linguagem formal e condizente com o assunto. ...
  3. Seja objetivo. ...
  4. Organize suas ideias e a estrutura antes de escrever email. ...
  5. “Arrase” nos gatilhos mentais. ...
  6. Atenção aos erros de escrita. ...
  7. Utilize uma assinatura bem estruturada.

Como solicitar algo formalmente?

Se vamos pedir um favor, solicitar uma ajuda, requisitar algo,… é imperativo que esse pedido seja feito da forma mais educada possível, preferencialmente acompanhado de um sorriso e de uma atitude reverente.
...
2. Por favor
  1. se faz favor;
  2. por gentileza;
  3. por obséquio;
  4. por delicadeza;
  5. por cortesia;
  6. por amabilidade;

Onde resolver problemas com Bilhete Único?

no município de São Paulo: ligue para a Central 156; outras localidades: ligue CPTM 0800 055 0121(das 5h às 22h - sábado, das 6h às 18h) ou 0800 011 0156 (Atendimento 24h).

Como resolver problemas com Bilhete Único?

Quando seu Bilhete Único é fornecido por uma empresa e ele apresentar problema, basta entrar em contato com o Departamento Pessoal da sua empresa ou com o setor responsável por distribuir e recarregar os Bilhetes Únicos que eles verificarão o Bilhete por possíveis erros, substituindo-o por um novo, caso ele tenha mesmo ...

Como faço para enviar um e-mail para SPTrans?

Para cadastrar ou atualizar o email, escolha no menu ao lado dentro do grupo SUPORTE a opção "Cadastrar Email".

Artigo anterior
Quem é pai do Madara?
Artigo seguinte
Quando é emitida uma radiação beta *?