Como fazer pedido prorrogação INSS?
Perguntado por: Marta Melo de Lima | Última atualização: 4. Dezember 2024Pontuação: 4.9/5 (14 avaliações)
Para solicitar a prorrogação de benefício por incapacidade, é necessário acessar o aplicativo ou site Meu INSS, ou por meio da Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 6h às 22h.
Como pedir a prorrogação do benefício do INSS?
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .
Como dar entrada no INSS com atestado de 30 dias?
- Obter o atestado de afastamento, superior a 15 dias;
- Acessar o site ou aplicativo do Meu INSS;
- Fazer o requerimento, apresentando o CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho, que é gerado pela empresa.
Como pedir prorrogação do auxílio-doença concedido judicialmente?
No dia da perícia médica do pedido de prorrogação ou da revisão do benefício, o segurado deverá apresentar documento de identificação oficial com foto, que permita o reconhecimento do requerente, e toda a documentação médica relacionada à doença/lesão.
Como faço para retornar ao trabalho após afastamento?
Agora, o trabalhador afastado que utiliza o auxílio-doença poderá pedir para retornar ao trabalho mesmo antes do fim do prazo do atestado, e sem passar por perícia médica. Neste caso, cabe ao próprio beneficiário pedir o fim do auxílio na agência do INSS responsável pelo benefício ou pela Central 135.
Pedido de Prorrogação no INSS Passo a passo para pedir CORRETAMENTE
Como funciona a perícia de prorrogação?
Para ter direito à prorrogação, o trabalhador afastado deve fazer o pedido ao INSS nos 15 dias que antecedem a data prevista para a alta médica. A prorrogação automática terá duração de 30 dias e, caso permaneça doente, o segurado deve fazer novo pedido a cada 30 dias, até que se recupere e volte ao trabalho.
Quando o auxílio-doença é prorrogado automaticamente?
O segurado pode solicitar a prorrogação automática do benefício a partir do dia 16 de dezembro de 2023, mesmo que o tempo de espera para agendar uma perícia médica seja inferior a 30 dias.
Como pedir a prorrogação do auxílio-doença sem perícia?
Para isso, basta acessar os canais oficiais do Instituto. Antes da nova regra, publicada em novembro de 2023, o trabalhador enfermo conseguia a prorrogação automática, sem precisar passar por perícia, por até duas vezes, mas apenas nos casos em que não houvesse agenda de atendimento em um período de 30 dias.
Quando devo pedir prorrogação do auxílio-doença?
O pedido de reconsideração é a possibilidade do cidadão solicitar a realização de uma nova perícia-médica de auxílio-doença, caso não concorde com um parecer contrário que tenha recebido. O pedido de reconsideração deve ser solicitado até 30 dias depois da perícia contrária.
O que fazer quando o atestado vence antes da perícia?
O que fazer se o atestado vencer antes da perícia? Se você ainda se encontrar incapacitado para retornar ao trabalho, deve solicitar a renovação do seu atestado médico até que chegue a data da perícia.
Quanto custa para a empresa um funcionário afastado pelo INSS?
Em geral, a empresa precisa pagar o salário dos 15 primeiros dias de afastamento do funcionário. Após esse prazo, você deve ser encaminhado à perícia médica do INSS, momento em que terá direito ao benefício, após ser reconhecida a sua incapacidade para o trabalho.
Quem paga meu salário enquanto aguardo a perícia?
Empregador deve arcar com salários enquanto empregado afastado aguarda resposta do INSS, mesmo que o Auxílio Doença seja indeferido.
Quem tem que marcar a perícia a empresa ou o funcionário?
A empresa não é legalmente obrigada a agendar a perícia, mas pode fazer isso pelo empregado a partir do 16º dia de abono.
Quantas vezes posso pedir prorrogação do benefício?
A nova portaria estabelece que a prorrogação automática do auxílio-doença a cada 30 dias pode ser solicitada quantas vezes for necessário, sem agendamento de exame médico-pericial, desde que a solicitação tenha sido realizada antes de 15 dias do término do benefício (art. 339, § 3º, da IN PRES/INSS nº 128/2022).
Qual o intervalo de tempo de um atestado para outro?
Conforme os dispositivos legais supracitados, no caso de atestados intercalados ou sucessivos, deverá ser somados os períodos até completar os quinze dias, onde o segurado passará ter direito ao auxílio doença, a partir ao 16º dia do afastamento.
Quanto tempo dura o benefício por incapacidade?
Quanto tempo uma pessoa pode receber auxílio-doença? Não há limite de vezes para a renovação do benefício. O segurado pode permanecer afastado o tempo que a perícia ou a análise dos documentos julgar adequado, até que recupere a capacidade de trabalhar.
É necessário esperar a perícia médica para voltar a trabalhar?
O segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que estiver afastado do trabalho por incapacidade temporária, na modalidade conhecida como auxílio-doença, poderá retomar suas atividades profissionais antes da data que consta no atestado médico, sem a necessidade de passar por perícia médica, desde que já ...
Como saber se a prorrogação do INSS foi aprovada?
Central de atendimento do INSS – Telefone
Para tanto, basta telefonar para 135, que é o telefone do órgão. A ligação é gratuita e pode ser realizada de segunda à sábado, de 7h às 22h. Um atendente poderá fornecer todos os dados sobre o benefício ou requerimento.
Pode voltar a trabalhar antes da perícia?
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estiverem afastados por conta de incapacidade temporária (auxílio-doença) poderão pedir o retorno ao trabalho mesmo antes da data estipulada no atestado médico, desde que ele esteja apto ao retorno ao trabalho.
Não precisa mais fazer perícia no INSS?
De acordo com a legislação brasileira, especificamente o artigo 46 do decreto 3.048/99 e o artigo 101 da lei 8.213/91, após 15 anos da concessão da aposentadoria por invalidez, o aposentado fica isento de novas perícias, desde que tenha mais de 55 anos de idade.
O que mudou no auxílio-doença em 2024?
A reforma da previdência alterou o cálculo do auxílio doença? Não, os benefícios de auxílio-doença e auxílio-acidente não foram tratados especificamente na EC 103. Porém, o INSS mudou a forma de calcular o salário de benefício, passando a utilizar a média de 100% das contribuições.
Como passar na perícia do INSS por ansiedade?
Sempre fale apenas a verdade ao perito e nunca exagere seus sintomas, pois o perito perceberá isso com facilidade. Quando perguntado pelo perito, fale de forma clara todos os sintomas que você sente, inclusive os efeitos colaterais dos remédios que você toma.
Como fazer o pedido de prorrogação do INSS pelo aplicativo?
O pedido de prorrogação pode ser feito a partir de 15 dias antes do benefício ser cortado e pode ser solicitado pelo aplicativo ou pelo site do INSS. Basta entrar no aplicativo, clicar que “Pedir Benefício por Incapacidade” e clicar na opção “Perícia de Prorrogação”.
Quanto tempo demora para receber o benefício depois da perícia?
Mas há situações em que a solicitação por meio do mecanismo que substitui o atendimento médico-pericial por análise documental para benefícios de até 180 dias, é concedida em espaço de tempo bem menor que a média de 26 dias.
Estou afastado pelo INSS e quero voltar a trabalhar?
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estiverem afastados por conta de incapacidade temporária (auxílio-doença) poderão pedir o retorno ao trabalho mesmo antes da data estipulada no atestado médico, desde que ele esteja apto ao retorno ao trabalho.
Como identificar uma dermatite?
O que é CSC Sefaz?