Como fazer para transferir a aposentadoria do cônjuge que morreu?

Perguntado por: Luana Íris Tavares  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

Para receber a pensão por morte do marido falecido, é preciso preencher os requisitos legais:
  1. demonstrar o óbito ou a declaração da morte presumida;
  2. comprovar o vínculo de dependente;
  3. comprovar a qualidade de segurado do falecido.

O que acontece com a aposentadoria quando o aposentado morre?

Quando acontecer essa situação o benefício deve ser encerrado com óbito, porém o INSS segue devendo o resíduo aos herdeiros do falecido. Saiba que neste caso existe a possibilidade de solicitação do crédito residual através do portal MEU INSS.

O que fazer quando benefício do INSS morre?

A família do segurado falecido também pode contar com meios legais para solicitar algum valor que se supõe ser de direito; dentre as opções, existe a pensão por morte, por exemplo. A pensão por morte é um direito concedido aos dependentes do beneficiário do INSS que faleceu.

Como transferir pensão por morte para cônjuge?

Essa é uma dúvida muito comum, mas a resposta para essa pergunta é não, não é possível transferir a pensão de um beneficiário para outro.

Quando a esposa morre o marido tem direito a aposentadoria?

A pensão por morte é um benefício previdenciário pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aos dependentes do segurado que morreu ou que teve sua morte declarada pela Justiça, como ocorre em casos de desaparecimento. ... No caso do falecimento da esposa ou companheira, o marido ou companheiro terá direito sim.

PENSÃO por morte para VIÚVA (o)

45 questões relacionadas encontradas

Quem tem direito a pensão por morte esposa ou companheira?

É de conhecimento geral, que o cônjuge ou companheiro de um segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem direito ao recebimento da pensão por morte. O benefício tem como finalidade proteger os dependentes contra a extinção ou ainda a redução inesperada da fonte de renda para sustento da família.

Tem como passar a pensão por morte para outra pessoa?

Portanto, transferir pensão por morte não é algo legal. Para receber a pensão é preciso solicitar logo depois da morte do indivíduo. Lembrando que reconhecem-se os beneficiários, aqueles que se enquadram nos limites das imposições da lei com relação ao tema.

Quem recebe pensão por morte pode passar para outra pessoa?

Mas no Regime Geral de Previdência Social a pensão é garantida aos dependentes do segurado, e não aos dependentes de seus dependentes. Assim sendo, a pensão por morte não pode ser transferida para nenhuma outra pessoa, não importa o gênero, o estado civil, o grau de dependência econômica, etc.

Como passar a pensão para meu nome?

Você deverá, através de um advogado, requerer o desarquivamento deste processo e fazer a comunicação de que você é o beneficiário da pensão e informar seus dados bancários para que os depósitos sejam feitos em seu nome.

Quando a pessoa morre o INSS fica sabendo?

Nesse passo, é evidente que os sucessores da pessoa falecida têm direito a receber o saldo do salário/benefício até a data do óbito. ... Assim que a informação sobre o óbito é recebida pelo INSS ou pelo órgão público, o que acontece em seguida é o bloqueio e o estorno do valor, caso ele já tenha sido depositado.

Quem recebe auxílio doença e morre?

INSS deve pagar auxílio-doença de beneficiária falecida aos seus sucessores. A 2. ª Turma do TRF da 1. ª Região entendeu que o benefício de auxílio-doença concedido a segurada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) falecida deve ser pago aos seus sucessores.

Quem informa óbito ao banco?

Qualquer pessoa pode comunicar o banco sobre o falecimento do titular, basta ter em mãos o Atestado de Óbito, mas o ideal é que o solicitante seja o parente mais próximo do falecido. Saque dos Recursos – O banco só liberará os recursos da conta no inventário.

Quem tem direito a herdar a aposentadoria?

Quem tem direito à pensão por morte

– Para filhos e equiparados inválidos: com invalidez confirmada por perícia; – Para os pais: comprovar dependência econômica; – Para os irmãos: comprovar dependência econômica e idade inferior a 21 anos, a não ser que tenham alguma deficiência.

Como transferir a aposentadoria do meu pai para minha mãe?

O pedido pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ( no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares) e também pelo telefone 135. O atendimento deste serviço será realizado à distância, não sendo necessário o comparecimento presencial nas unidades do INSS, a não ser quando solicitado para eventual comprovação.

Como mudar conta de pensão alimentícia?

Após combinar com seu pai a nova conta de depósito, você deve procurar um advogado ou a Defensoria Pública do seu Estado, fins fazer uma petição e informar ao Juiz da Família a nova conta bancária que deverá ser depositada à sua pensão alimentícia.

Como fazer transferência de benefício do INSS?

Faça login no sistema com o seu CPF e senha, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, clique em Novo requerimento. Na caixa de busca, digite a palavra “pagamento” e selecione Alterar Local ou Forma de Pagamento. Anexe os dados da conta-corrente ou poupança em que deseja receber o benefício.

Tem como passar a aposentadoria para outra pessoa?

Os aposentados e pensionistas que queiram receber o benefício em um banco diferente devem ir até uma agência da instituição financeira desejada e fazer o pedido de transferência. Além disso, o cidadão deve levar seu cartão de benefício e documento de identificação, bem como a senha da conta que recebe os pagamentos.

Quando a pensão por morte pode ser cancelada?

Filho do segurado falecido completa 21 anos: quando o filho do segurado que veio a óbito e recebe o benefício completa 21 anos a pensão por morte é cancelada, no entanto, existem casos onde o benefício é mantido, como em casos de invalidez, dependendo da situação pode ser possível que a pensão seja vitalícia.

Quais são as novas regras para receber pensão por morte?

Alterações da pensão por morte face à Reforma da Previdência
  • Para os dependentes com menos de 21 anos de idade, a pensão irá durar três anos;
  • Os dependentes com idade entre 21 e 26 anos, irão usufruir de seis anos de pensão;
  • Os dependentes com idade entre 27 e 29 anos, terão direito a dez anos de pensão;

Quem tem direito a pensão por morte do companheiro?

Este direito está previsto na Lei n.º 8213/91, que dispõe que a companheira ou companheiro que vive em união estável tem direito à pensão por morte deixada pelo (a) falecido (a). Ainda, o companheiro sobrevivente tem preferência no recebimento do benefício previdenciário em relação aos pais e irmãos do falecido.

Quando o marido deve pagar pensão para a esposa?

A mulher dependente financeiramente do marido pode pedir pensão quando for se divorciar, fazendo esse pedido na própria ação de divórcio. A pensão também pode ser pedida desde a separação de fato do casal, em ação própria. Para isso, é necessário estar representada por advogada(o).

Em quais situações a mulher tem direito a pensão?

De acordo com a lei civil brasileira, os parentes, cônjuges e companheiros podem exigir alimentos uns dos outros. Isso significa que o ex-marido ou a ex-mulher poderão pedir pensão alimentícia um ao outro, no caso de separação e/ou divórcio.

Quando o pai morre o filho tem direito a aposentadoria?

Filhos de até 21 anos têm direito a receber a pensão

A pensão por morte do INSS é um benefício destinado aos dependentes do aposentado ou do trabalhador que faleceu mantendo a condição de segurado do INSS. Mas o benefício não é pago a qualquer parente do falecido.

Quando a mãe morre o filho tem direito a aposentadoria?

O valor da pensão por morte para filhos de quem veio a falecer em 2021 é de 50% do valor da aposentadoria e mais 10% por dependente, não podendo superar os 100% e nem ser inferior a um salário mínimo. ... Porém, em todos os outros casos, o valor da pensão por morte, pode ser menor que o salário que o titular recebia.

Quando o filho tem direito a pensão por morte?

O filho maior de 21 anos só receberá a pensão em caso de: Invalidez; Deficiência grave; Deficiência intelectual ou mental.

Artigo anterior
Para que os recursos minerais são utilizados?
Artigo seguinte
Qual a principal diferença entre a síndrome da pele escaldada e impetigo bolhoso?