Como fazer os fatos de uma petição inicial?

Perguntado por: Salvador Cunha de Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (68 avaliações)

Os fatos são a história do seu cliente e as provas que ele possui. O direito é a regra jurídica que precisa ser aplicada e que você já sabia ou descobriu estudando e pesquisando.
...
Terceiro passo: estrutura formal da petição
  1. Qual o juiz competente? ...
  2. Qual o nome da ação? ...
  3. Qual o fundamento jurídico? ...
  4. Qual o valor da causa?

O que colocar nos fatos de uma petição?

O tópico dos fatos é o de maior importância na petição, descrevendo com clareza e objetividade tudo aquilo que ocorreu, de forma que esteja relacionado aos fundamentos jurídicos do pedido.

É necessário expor os fatos numa petição inicial?

Como dito, toda petição inicial deve expor os fatos e os fundamentos jurídicos que levaram à propositura da ação. Tecnicamente, a chamada causa de pedir é composta tanto pelos argumentos que envolvem o fato quanto pelos fundamentos jurídicos.

Como fazer uma petição inicial passo a passo?

Como fazer uma petição inicial em 6 passos?
  1. Identificar o problema do cliente. ...
  2. Procurar uma solução legal. ...
  3. Descrever os fatos. ...
  4. Organizar o embasamento jurídico. ...
  5. Fazer os pedidos na ordem correta. ...
  6. Juntar os documentos necessários.

Como fazer uma petição inicial passo a passo novo CPC?

Requisitos da petição inicial no novo CPC
  1. O juízo a que é dirigida. ...
  2. Qualificação das partes. ...
  3. O fato e os fundamentos jurídicos do pedido. ...
  4. O pedido com suas especificações. ...
  5. As provas com que o Autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados. ...
  6. Realização de audiência de conciliação ou de mediação.

Como Fazer os Fatos da Petição Inicial

30 questões relacionadas encontradas

Como se formata uma petição inicial?

A alteração da petição inicial só ocorrerá mediante emenda ou aditamento. Ambos os meios possuem amparo pelo Código de Processo Civil, no entanto existe uma tênue diferença que deve ser esclarecida, assim dispõe o CPC sobre a emenda da inicial: Art.

O que não pode faltar na petição inicial?

O que não pode faltar na elaboração de uma petição inicial

IV – o pedido com as suas especificações; V – o valor da causa; VI – as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII – a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação.

Como o autor pode expor sua pretensão na petição inicial?

O pedido do autor não pode ser oculto, mas deve ser requerido expressamente na peça, de forma clara e precisa. O autor deve dizer exatamente as medidas que espera do Poder Judiciário em relação à sua demanda. Conforme determinação do § 1º ainda do art.

Como escrever a um juiz?

Por exemplo, você pode escrever:
  1. Meretíssimo Sr. Juiz [Nome completo do juiz], Primeira Vara Cível da Capital – Pça. ...
  2. Abaixo do nome e do endereço do juiz, forneça a saudação adequada. A saudação apropriada para um juiz é "Meretíssimo Juiz" ou "Excelentíssimo Senhor Juiz", ou ainda "Vossa Excelência".

Como se faz uma peça processual?

Como fazer uma peça jurídica: itens obrigatórios
  1. Especificar corretamente o endereçamento. Para quem se quer enviar a peça jurídica? ...
  2. Definir corretamente o fato. ...
  3. Especificar o Direito. ...
  4. Ter bem claro o pedido. ...
  5. Valor da causa. ...
  6. Descrição das provas para comprovar a verdade. ...
  7. Citação do réu. ...
  8. Clareza e objetividade.

Como fazer um parecer jurídico passo a passo?

O parecer jurídico deve conter, assim:
  1. análise do tema demandado;
  2. referências doutrinárias;
  3. referências jurisprudenciais;
  4. indicações das legislações correlatas;
  5. informações técnicas que fundamentem a opinião ou interpretação do tema.

Qual a estrutura de uma petição?

Nada obstante, a estrutura de uma petição é simples e possui quatro elementos fundamentais: o endereçamento, a qualificação das partes, os argumentos e a conclusão. Um grande elemento de como fazer uma petição inicial é conhecer os quatro elementos comuns a todas as petições.

Como elogiar o juiz na petição?

Exceções: a referência ao juiz ou tribunal da causa, para agradar o julgador ou amenizar crítica a ser proferida, pode ser precedida de elogio moderado (exemplo: “digno juiz”, “culto magistrado”, “douto juízo”, “egrégio tribunal” etc.)

O que deve constar na petição inicial novo CPC?

Os requisitos da petição inicial são os seguintes: o juízo a que se destina; a qualificação das partes; a causa de pedir; o pedido; o valor da causa; as provas que pretende produzir; a opção pela realização da audiência de conciliação ou mediação; e a apresentação dos documentos indispensáveis.

Qual é o instrumento pelo qual o autor expõe sua pretensão em juízo?

Contestação, portanto, é o instrumento processual utilizado pelo réu para opor-se, formal ou materialmente, à pretensão deduzida em juízo pelo autor”.

Quando a petição inicial deixar de indicar essas informações do autor ou do réu?

“Quando a petição inicial deixar de indicar essas informações do autor ou do réu... O juízo, em seu despacho inicial, deverá indeferir a petição inicial por ausência das condições que viabilizem o prosseguimento da ação, ou por apresentar defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito.

Qual a diferença entre autor e réu?

No direito, o autor é aquele que promove uma ação civil ou criminal contra outra pessoa, que será considerada ré. É conhecido no ramo jurídico como o polo ativo do processo, em contraposição ao réu, que é o polo passivo. O autor e o réu formam um triângulo com o juiz, que representa o Estado.

Quais são as preliminares da petição inicial?

Trata-se de questões que devem ser resolvidas antes do exame do mérito. Estas as defesas de cunho processual podem ser de duas espécies: as de acolhimento que implique a extinção do processo; ou as de acolhimento que resulte apenas em sua dilação.

Como numerar uma petição inicial?

Para tanto, bastará apenas anotar o número do parágrafo da sua petição. Se quiser abandonar o número de páginas, tudo bem. Mas jamais deixe de numerar os seus parágrafos! Recomendo a utilização da seguinte numeração como padrão: “1., 2., 3.”, e assim por diante.

Qual a melhor fonte para petição inicial?

Por esse motivo, aconselho a escolha por fontes mais tradicionais. Calibri, Times New Roman, Verdana, entre outras. O tamanho da fonte também é importante. Letras pequenas economizam tinta e papel, mas esgotam o leitor.

Como fazer uma petição inicial passo a passo PDF?

1º MOMENTO – APRESENTAÇÃO FORMAL Como elencado acima, a apresentação formal da sua petição inicial se edifica em cinco etapas, frisando: a) cumprimento; b) apresentação / qualificação; referência ao advogado e seu endereço; c) fundamento do ajuizamento; d) identificação da ação ajuizada; e) indicação do réu.

O que é uma petição simples?

A petição é o instrumento pelo qual o advogado transmitirá as pretensões de seus clientes ao órgão competente para apreciação, narrando os fatos, os seus fundamentos legais e também o pedido, ou seja, aquilo que se espera efetivamente.

Quem pode elaborar um parecer jurídico?

Dessa forma, qualquer especialista em qualquer área pode emitir um parecer sobre aquilo. Entretanto, um parecer jurídico é um documento que aplica o conhecimento técnico de um advogado (ou um jurista) sobre um tema de cunho jurídico.

Quem dá o parecer jurídico?

Quem pode emitir? a a elaboração de um parecer jurídico, obrigatoriamente o seu autor deve ser bacharel em Direito, com inscrição na OAB, se o parecer for elaborado no exercício da função de Advogado, ou por profissional devidamente habilitado para o exercício da função jurídica, caso o parecer seja no âmbito público.

Artigo anterior
O que é fogo roxo?
Artigo seguinte
Qual o prefixo da Vivo?