Como fazer o teste do joelho?

Perguntado por: Nuno Álvaro de Sá  |  Última atualização: 28. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (17 avaliações)

Exame do joelho Com o paciente em decúbito dorsal, o examinador deve palpar o joelho, identificando patela, côndilos femorais, tuberosidade tibial, platô tibial, cabeça da fíbula, linhas articulares medial e lateral, fossa poplítea e tendões patelar e do quadríceps.

Como fazer o teste de joelho?

Esse teste é realizado com o paciente deitado e o joelho flexionado a 30 graus. O examinador fica ao lado do paciente e fixa a coxa com uma mão enquanto segura a canela logo abaixo da rótula. O examinador move então a tíbia para a frente e para trás, verificando a existência de qualquer movimento anormal.

Como é feito o exame do joelho?

Ao colocar uma mão sobre a bolsa suprapatelar (dentro do tecido sinovial superior à patela) e tocar ou pressionar suavemente a face lateral do joelho, o examinador pode criar uma onda ou saliência fluída, visível medialmente quando um derrame está presente.

Como avaliar Dor no joelho?

O diagnóstico de uma dor no joelho sempre deve incluir avaliação clínica das características e história da dor, e exame físico completo. Exames de imagem complementares são muito úteis, mas com duas ressalvas importantes: 1. Nem toda dor no joelho é causada por lesões que podem ser identificadas em exames de imagem; 2.

Como se faz o teste de Apley?

O teste de Apley avalia a combinação da amplitude de movimento do ombro pedindo que o paciente tente tocar a escápula contralateral: tocar a parte superior da cabeça, a nuca e a escápula contralateral com as pontas dos dedos testa a abdução e a rotação externas; tocar por baixo, atrás do dorso, a escápula oposta com a ...

Quais são os testes funcionais para o joelho?

15 questões relacionadas encontradas

O que é o teste de Thompson?

O teste de Thompson, também conhecido como “teste do beijo do tornozelo”, é um procedimento clínico utilizado para avaliar a integridade do Tendão de Aquiles.

Quais os testes para joelho?

O Teste de Apley avalia a dor e a amplitude de movimento do joelho, em especial após lesões meniscais ou ligamentares. Na imagem a seguir, é possível visualizar como é feito esse exame físico para avaliação do joelho: Teste de Apley.

Como saber se o nervo do joelho está inflamado?

Dor, vermelhidão, aumento da temperatura local, inchaço e diminuição da mobilidade articular são os principais sintomas de inflamação no joelho. Os sintomas são o resultado do aumento da circulação de sangue no local lesionado e da liberação de substâncias biologicamente ativas para reparar o dano tecidual sofrido.

Como saber se a dor no joelho é normal?

Dor no joelho com atividade física não é normal. Intensidade excessiva, erros de movimento ou técnica e falta de fortalecimento ou preparo físico são causas comuns. A dor pode indicar lesão, inflamação ou sobrecarga. Além disso, há causas de dor no joelho fora da articulação.

Como descobrir se tem problema no joelho?

Sintomas e Prejuízos Causados pela Dor no Joelho
  1. sensação de pontada na articulação;
  2. dificuldade para movimentar o joelho;
  3. falseios durante as pisadas;
  4. aumento da temperatura no local;
  5. inchaços e sensibilidade;
  6. ruídos, estalos ou rangidos ao caminhar.

Como saber que rompeu o ligamento do joelho?

Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada. O joelho pode parecer instável como se fosse dobrar.

Como saber o tipo de lesão no joelho?

A localização da sensibilidade e da dor depende da lesão:
  1. Entorse do ligamento medial ou lateral: dor à palpação do ligamento lesado.
  2. Lesão na parte medial do menisco: dor à palpação no plano articular medial (linha da articulação dolorida)
  3. Lesões laterais do menisco: dor à palpação no plano lateral da articulação.

Para que serve o teste de apley no joelho?

O teste de Apley é um exame clínico que foi desenvolvido pelo ortopedista inglês Alfred Apley, em 1947, para avaliar a integridade dos meniscos do joelho.

Qual exame para saber se rompeu ligamento?

A ressonância magnética de joelho é o exame mais usado para o diagnóstico das lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Além de identificar possíveis lesões desse ligamento, a ressonância magnética também é um bom exame para avaliar a articulação do joelho como um todo.

É possível recuperar a cartilagem do joelho?

Sim. A cartilagem praticamente não possui poder de cicatrização ou de regeneração. O que ocorre em alguns casos é a formação de um tecido cicatricial fibrocartilaginoso, sem as mesmas características da cartilagem normal, mas que pode fazer a mesma função por um período de tempo ainda indeterminado.

O que é o teste de Mill?

O teste de Mill é um outro teste disponível na ortopedia que pode ser aplicado pelo especialista durante a realização do exame físico para investigar lesões na articulação do cotovelo. Assim como o teste de Cozen, o teste de Mill auxilia na avaliação do epicôndilo lateral e na identificação da epicondilite lateral.

Quando a dor no joelho é preocupante?

Se você sente uma dor que persiste e impede você de caminhar, por exemplo, pode ser sinal de um problema mais grave. Por isso, é importante que você agende uma consulta com um ortopedista ou reumatologista para um diagnóstico preciso. Apenas o especialista poderá indicar o melhor tratamento para você!

Como é a dor de lesão no menisco?

A dor tende a ser na linha da articulação, entre o fêmur e a tíbia: do lado interno (medial) ou do lado externo (lateral), dependendo de qual menisco está lesionado. O inchaço pode ou não ocorrer, e é mais comum nas fases agudas de lesões meniscais, ou quando há desgaste ou sobrecarga adicional do joelho.

Quando dobra o joelho dói?

Procure um ortopedista

Se sentir dor no joelho ao dobrar e esticar, o mais indicado é procurar o atendimento de um médico ortopedista. Ele saberá diagnosticar a origem e iniciar o melhor tratamento, que pode variar entre repouso, imobilização com joelheira, medicação, e em casos extremos, cirurgia.

Como desinflamar o joelho rápido?

O ideal é que a perna seja colocada em uma superfície mais alta que o corpo e de preferência com o joelho reto. Outra recomendação é aplicar compressas de gelo na região afetada, com o objetivo de diminuir o inchaço e a inflamação.

Qual é o melhor Anti-inflamatório para dor no joelho?

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

O que é uma bursite no joelho?

A bursite no joelho é uma condição na qual ocorre a inflamação das bursas, que são pequenas bolsas compostas por líquido sinovial localizadas ao redor da articulação. Sua principal função é reduzir o atrito e impacto entre tendões, músculos e proeminências ósseas, além de promover a lubrificação das articulações.

O que é teste de Clarke?

O sinal de Clarke, também conhecido como teste de moagem da patela, visa identificar alterações patológicas na cartilagem retropatelar exercendo uma força compressiva na patela.

Qual o nome do exame que bate no joelho?

A Ultrassonografia Articular de Joelho é um exame de imagem que ajuda no diagnóstico de múltiplas patologias, bem como a avaliação da resposta a tratamento.

O que é teste de Patte?

O teste de Patte é utilizado para avaliação ortopédica do tendão do músculo infra-espinhal. Caso o paciente apresente dor durante a realização desse teste ortopédico, há fortes indícios de ruptura desse tendão.

Artigo anterior
Como guardar dente natural?
Artigo seguinte
É possível sentir o coração na barriga?