Como fazer o resumo de um projeto integrador?

Perguntado por: Lorena Loureiro Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
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O resumo deve conter a essência do projeto, ou seja, deve trazer as linhas gerais, que possibilitem a quem lê um bom entendimento do projeto. Em geral, o resumo apresenta minimamente pra quê o projeto será feito (objetivo geral), o que será feito, para quem e onde.

Como fazer a conclusão de um projeto integrador?

Elementos textuais do projeto integrador

O resumo indica, em no máximo 250 palavras, o tema abordado, pergunta de partida, objetivos do estudo, método utilizado e o resultado da pesquisa, ou seja, a conclusão a que se chegou. Junto ao resumo, colocam-se as palavras-chave do trabalho.

Quais as etapas de um projeto integrador?

Fases do projeto integrador
  • Escolha do tema.
  • Levantamento de hipóteses de pesquisa.
  • Planejamento das etapas das atividades.
  • Coleta de dados.
  • Estudo bibliográfico.
  • Tratamento dos dados.
  • Preparação do trabalho escrito estruturado.
  • Preparação da defesa pública do projeto.

Como se faz um resumo de um projeto de pesquisa?

Escrevendo um bom resumo
  1. Relevância do tema da pesquisa para sua área de conhecimento e por que você escolheu investigá-lo (problema de pesquisa);
  2. Em que fontes você se baseou para fundamentar seu processo (metodologia)
  3. Quais foram suas descobertas (resultados)
  4. Quais as implicações de suas descobertas (conclusão)

Como fazer um resumo de um projeto de intervenção?

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE INTERVENÇÃO - PI

Organize seu resumo da seguinte maneira: Introdução, situação problema, justificativa, objetivo geral, metodologia e resultados esperados. O resumo deve ter entre 150 e 200 palavras.

Aula ABNT 6028 - Informação e documentação - Resumo - Projeto Integrador - Profº Neiton Carvalho

27 questões relacionadas encontradas

Como escrever o resumo de um projeto?

O resumo deve conter a essência do projeto, ou seja, deve trazer as linhas gerais, que possibilitem a quem lê um bom entendimento do projeto. Em geral, o resumo apresenta minimamente pra quê o projeto será feito (objetivo geral), o que será feito, para quem e onde.

Como se faz um resumo?

  1. Faça anotações enquanto lê a matéria. ...
  2. Marque os principais pontos a serem ressaltados. ...
  3. Explique a matéria com suas próprias palavras. ...
  4. Use bullet points para organizar. ...
  5. Crie um mapa mental sempre que possível. ...
  6. Evite digitar e escreva tudo à mão. ...
  7. Releia antes de finalizar.

Como fazer resumo de relatório de pesquisa?

Para começar a compor o seu resumo, pegue sentenças ou frases-chave de cada seção e coloque-os em uma sequencia que resuma o artigo. Em seguida, comece a rever ou adicionar palavras para tornar o resumo coeso e claro. - O texto do resumo deve concentrar-se no trabalho realizado pelo estudante no projeto.

Quais são os tipos de resumo?

O resumo integra os chamados textos acadêmicos, classificando-se em três tipos: informativo, indicativo e crítico.

Quais características de um projeto integrador?

O projeto integrador é um modelo de trabalho que estimula a interdisciplinaridade e a combinação entre a teoria e a prática.
...
Delimitação e delineamento
  • O tipo de pesquisa;
  • Os instrumentos de coleta de dados;
  • A amostragem;
  • Os procedimentos da coleta dos dados;
  • Os procedimentos para análise e interpretação dos dados.

O que é o projeto integrador?

Os projetos integradores são obras que pretendem complementar o ensino dos alunos de modo a alinhá-lo a direcionamentos da Base. Essas obras buscam auxiliar a escola no desenvolvimento das 10 competências gerais.

O que é metodologia de um projeto integrador?

O Projeto Integrador (Workshop) é uma metodologia de trabalho ativa que possibilita a utilização em diversos cenários de sala de aula e que resgata o aluno como ser participante de seu processo de aprendizagem.

Como fazer a conclusão de um projeto?

Como fazer uma conclusão em 6 passos:
  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

Quais os cuidados recomendados ao apresentar as conclusões de um trabalho científico?

  1. a conclusão deve responder às questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses;
  2. deve ser breve podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros;
  3. em artigos de revisão deve-se excluir material, método e resultados.

Como deve ser a introdução de um projeto?

Ao escrever uma introdução, o pesquisador deverá ter em mente que ele partirá de algo mais amplo (uma grande área do estudo científico), que irá se estreitando, à medida que avançamos para o problema, hipóteses e, assim sucessivamente, até chegar no objeto de estudo. O tema do projeto é a maior parte da introdução.

Quais os dois tipos de resumo?

Quais são os 3 tipos de resumo?
  1. Resumo Indicativo. Resume somente os fatos importantes, as principais ideias, sem que haja exemplos oferecidos do texto original. ...
  2. Resumo Informativo. Resume as informações e/ou dados qualitativos e quantitativos expressos no texto original. ...
  3. Resumo Crítico.

Quais são as características de um resumo?

Basicamente, o resumo tem como principal característica apresentar com fidelidade as ideias reproduzidas em um texto, primando por elementos inerentes à construção textual.

Qual a diferença entre o resumo indicativo e resumo informativo?

1. resumo informativo: informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. 2. Resumo indicativo: indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc.

Como fazer um relatório de pesquisa exemplo?

Pensando nisso, um bom relatório precisa:
  1. mostrar o resumo e abordar os objetivos da pesquisa;
  2. apresentar resultados claros com conclusões fortes (e recomendações, se os dados indicarem esse caminho);
  3. ser preciso e livre de erros;
  4. usar tabelas, gráficos e texto apropriadamente;

Como deve ser feito um relatório de pesquisa?

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

Qual a estrutura de um relatório de pesquisa?

pré-textual: capa, folha de rosto, sumário; textual: introdução, desenvolvimento (capítulos) e considerações finais; pós-textual: bibliografia (referências). Na parte pré-textual, a deve conter o nome da instituição de ensino e do autor da pesquisa, título do estudo, capa cidade de realização do trabalho e ano.

Quais palavras para começar um resumo?

Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.

Quantas linhas tem que ter um resumo?

O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

O que é necessário para resumir um livro?

Como fazer um resumo de um livro
  1. Defina seu objetivo com o resumo e trace um plano.
  2. Faça a leitura anotando os dados principais.
  3. Coloque as anotações do livro em ordem.
  4. Escreva uma introdução.
  5. Detalhe o enredo.
  6. Descreva o maior problema enfrentado pelas personagens.
  7. Conte como foi o final.

Qual o melhor jeito de apresentar um projeto?

Como apresentar um projeto para diretoria: 6 passos para ter sucesso
  1. tenha um objetivo definido;
  2. alinhe as ideias com a cultura organizacional da empresa;
  3. que seja relevante;
  4. nada de cansar o seu público;
  5. escreva o seu projeto;
  6. reavalie as suas ideias.

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