Como fazer o Bilhete de idoso pela internet?

Perguntado por: Mariana Amaral Garcia  |  Última atualização: 18. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (3 avaliações)

Como solicitar Bilhete Único de Pessoa Idosa?
  1. Acessar Bilhete Único Pessoa Idosa;
  2. Clicar em Atendimento Digital;
  3. Em seguida usuário deverá realizar o login (utilizando RG, CPF ou e-mail) e senha cadastrados, ou caso não tenha cadastro, clicar em Cadastre-se e preencher o formulário para criação do login;

Como fazer o cartão de gratuidade do idoso?

Para emitir o cartão, o idoso com mais de 65 anos deve dirigir-se aos locais de atendimento, munido dos seguintes documentos: CPF, comprovante de residência e RG original. No caso de perda ou roubo, o usuário deve se dirigir a sede do sindiônibus com o Boletim de Ocorrência, o CPF e o RG.

Como fazer o Bilhete Único do idoso pela internet?

É possível solicitar o Bilhete Único com Nome Social pelo atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento. Pessoas com 60 a 64 anos Pessoas com 60 a 64 anos também têm direito à gratuidade, para isso basta carregar o benefício no Bilhete Único Comum que já possuem. Clique aqui e saiba mais.

Como tirar o bilhete do idoso de 60 a 64 anos?

O Bilhete Único da Pessoa Idosa pode ser solicitado pelo Site de atendimento sptrans.com.br/atendimento ou em um dos Postos de Atendimento localizados nas Subprefeituras, Unidade do Descomplica ou no Posto Central da SPTrans.

Como solicitar o bilhete do idoso na SPTrans?

- Compareça a um Posto de Atendimento da SPTrans; - Apresente um documento oficial com foto (RG, CNH, CIE ou Protocolo de Refugiado) e o CPF (caso o número não conste no documento apresentado);

NOVA CARTEIRA DO IDOSO 2023: VEJA COMO SOLICITAR A SUA E SEUS BENEFÍCIOS!

43 questões relacionadas encontradas

Como é que ficou a gratuidade dos idosos de 60 a 64 anos?

O artigo 39 da lei 10.741/2003 do Estatuto do Idoso prevê apenas que pessoas com 65 anos ou mais não paguem para andar de ônibus e metrô. Só que em algumas cidades e estados, a gratuidade no transporte público coletivo foi regulamentada para quem tem idade entre 60 e 64 anos.

Como funciona o Bilhete Único idoso 60 anos?

Enquanto não há a liberação da gratuidade no Bilhete Único Personalizado (Comum), o idoso com idade entre 60 e 64 anos tem direito à gratuidade ao apresentar o RG, ou outro documento oficial com foto, ao motorista ou cobrador ao desembarcar pela porta da frente do ônibus.

Onde eu posso tirar o bilhete do idoso?

Presencial: - Para solicitar a 1° via do bilhete único a partir de 65 anos, realize seu agendamento no Portal Descomplica SP- Agendamento SIGA (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo). Após a solicitação, você será encaminhado para uma unidade Descomplica SP ou uma Subprefeitura.

Quantas viagens posso fazer com o Bilhete Único idoso?

USO DO BILHETE É LIMITADO A 5 VIAGENS DIÁRIAS PARA O IDOSO.

Vai voltar o bilhete do idoso de 60 anos?

CAPITAL PAULISTA (ÔNIBUS SPTRANS):

A gratuidade para pessoas entre 60 anos e 65 anos voltou mediante a uso de RG em 23 de novembro de 2022 e a partir de 1º de fevereiro de 2023, o Bilhete Único pode ser usado.

É possível fazer Bilhete Único pela Internet?

SOLICITAR. Para adquirir um Bilhete Único o interessado deve preencher o cadastro diretamente em nosso site e se dirigir a um posto de atendimento para emissão do seu cartão, que vem estampado com nome completo, CPF e número do bilhete. Só é permitido adquirir um cartão por usuário.

Como pedir a gratuidade do Bilhete Único?

Agende uma entrevista em um posto do CadÚnico para obter um NIS (Número de Identificação Social) que contemple uma renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Importante: após a entrevista, insira o NIS em seu cadastro e aguarde o prazo de análise e validação, que leva até 45 dias.

Quem tem 60 anos pode andar de ônibus de graça?

Conheça seus direitos A Lei Estadual nº 15.179/2013 garante uma passagem gratuita por idoso (pessoa com 60 anos de idade ou mais). Válido em todos os horários do serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros de característica rodoviária convencional, limitado a dois assentos por veículo.

Quem tem 60 anos têm direito a passagem gratuita no Rio de Janeiro?

Governador do Rio de Janeiro veta lei da Alerj que concedeu gratuidade nos transportes intermunicipais para idosos de 60 a 64 anos. Atualmente este direito está garantido apenas para os com mais de 65 anos.

Qual é a idade para tirar o Cartão do Idoso?

Para a emissão do cartão do idoso pela internet, o cidadão deve ter idade igual ou superior a 60 anos, ser habilitado no Estado de São Paulo e domiciliado em município não integrado ao SNT.

Como funciona a gratuidade para idosos?

Idoso tem direito à gratuidade em ônibus ou trens e assentos preferenciais. O estatuto do idoso, lei 10.741/2003, prevê em seu artigo 39 que idosos maiores de 65 anos têm direito à gratuidade para utilizar os transportes públicos coletivos, exceto nos serviços especiais.

Quais os documentos necessários para fazer o bilhete do idoso?

- comprovante de endereço, com no máximo seis meses, com CEP (conta de luz, água, conta de telefone, etc.) original e cópia simples. A foto para o cartão será feita na hora, no próprio Posto de Atendimento, e o Bilhete Único Especial – Idoso será encaminhado pelo correio no prazo de 20 dias.

O que significa 5 cotas no Bilhete Único idoso?

Quando a recarga é realizada, são disponibilizadas cinco cotas de ônibus e, depois, cinco cotas de trilhos. Cada cota disponibilizada tem validade temporal por sete dias a partir da primeira ativação. Passado o período de sete dias, uma nova cota temporal é ativada automaticamente.

Como saber se meu Bilhete Único é gratuito?

Pessoas com 60 a 64 anos têm direito ao benefício da gratuidade e podem desembarcar pela frente apresentando documento de identidade que comprove sua idade. Decreto nº 62.057/2022. A partir de 01/02/2023, pessoas com 60 a 64 anos poderão carregar a gratuidade no próprio Bilhete Único Personalizado (Comum).

Qual a idade para gratuidade no Metrô?

O governo do estado de São Paulo publicou no Diário Oficial deste sábado (21) a regulamentação da lei que concede a gratuidade no transporte para idosos com mais de 60 anos no metrô, nos ônibus da EMTU e nos transportes sobre trilhos, como a CPTM. Quem tem 65 anos ou mais já tem a gratuidade garantida por lei federal.

Em quais terminais fazem Bilhete Único?

O serviço estará disponível também nos terminais Pinheiros, Bandeira, Santo Amaro, Capelinha, Princesa Isabel, São Miguel, A. E. Carvalho, Água Espraiada e Vila Nova Cachoeirinha, além de Lapa e Parque Dom Pedro II, já em funcionamento.

Como fazer o agendamento na SPTrans?

Subprefeitura Itaquera, R. Augusto Carlos Bauman, 851, Itaquera. Agendamento: por meio da Central 156 ou pelo canal www.sptrans.com.br/atendimento.

Quantas passagens tem o bilhete do idoso?

São cinco cotas por mês para ônibus e cinco cotas para o sistema de trilhos. Cada cota vale por sete dias a partir de cada ativação. Passados os sete dias, uma nova cota é automaticamente ativada e assim sucessivamente até se completar mês, quando novo carregamento deve ser feito.

Pode passar o Bilhete Único duas vezes no mesmo ônibus?

A reutilização do mesmo tipo de crédito (Comum, Estudante ou Vale-Transporte) no mesmo ônibus ou Estações do metrô/trem deve obedecer ao intervalo mínimo estipulado pela SPTrans. Caso tente fazer uso em um intervalo inferior, a leitora buscará outros tipos de créditos no cartão para validar a passagem.

Como imprimir o cartão do idoso no portal 156?

8) Acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156; 9) Quando a solicitação for aceita (deferida), para imprimir o cartão ir até Minhas Solicitações, encontrar o protocolo da solicitação e clicar em "CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR O SEU CARTÃO", confirmar o CPF e imprimir o cartão em uma folha A4.

Artigo anterior
Como saber se a sífilis é curada?
Artigo seguinte
Como abrir um arquivo em formato zip?