Como fazer o acolhimento na educação infantil pós pandemia?
Perguntado por: Victória Marta Borges Leal | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (44 avaliações)
As educadoras elencam 5 pontos de atenção para garantir a segurança de todos durante a retomada gradual das atividades presenciais. Confira: Crie um banco de brincadeiras. Faça um levantamento de brincadeiras que não exijam tanto contato físico e pense nas possibilidades para usar o espaço externo da escola.
Como fazer a acolhida das crianças da educação infantil?
- A orientação da família para preparar o aluno. ...
- O tour pela escola: conhecendo o espaço escolar e fazendo novos amigos. ...
- A recepção calorosa dos professores.
Como deve ser feito o acolhimento?
- compreender as demandas dos pais e dar espaço para feedbacks;
- enfatizar a importância da presença deles na escola;
- realizar reuniões periódicas;
- trazer assuntos relevantes, de cunho pedagógico;
- utilizar linguagem clara e objetiva;
- manter uma postura amigável, mas confiante;
Como trabalhar com educação infantil pós pandemia?
Com certeza, as iniciativas mais bem-sucedidas foram as que apostaram na transmissão de aulas on-line e ao vivo, permitindo a troca e a interação entre alunos e professores. E, claro, com a vantagem de a aula ficar gravada e poder ser revista quantas vezes sejam necessárias para a boa compreensão do conteúdo.
Como fazer acolhimento na escola pós pandemia?
É mostrar a escola como um lugar importante, para que a criança ou adolescente sinta vontade de ir", explica Marcela, do Instituto Vila Educação. No processo de acolhimento, a especialista destaca a competência consciência social, muito relacionada com a empatia e preocupação com o sentimento do outro.
Como preparar as crianças para o retorno pós-pandemia? • Casule Saúde e Bem-estar
Que estratégias de acolhimento serão desenvolvidas pela escola?
– Rodas de conversa
Ter períodos em que as crianças podem se colocar e compartilhar com o grupo, de maneira virtual ou presencial, as suas emoções e sentimentos pode ser uma estratégia muito potente para o acolhimento.
Como fazer o acolhimento dos alunos?
Crie espaços coletivos de conversa
Outra dica para trabalhar o acolhimento dos alunos por meio do diálogo é criar espaços coletivos de conversa, seguindo as regras de distanciamento. Além de diálogos individuais com professores, gestores e demais funcionários, os alunos precisam conversar entre si.
O que trabalhar na volta às aulas educação infantil?
Como já comentamos, o estímulo à interação com o outro é essencial na educação infantil. Mas, nesse período de alto risco de transmissão do Coronavírus, isso deve ser incentivado sem o contato físico próximo. Algumas alternativas são, por exemplo, brincadeiras de mímica e corrida de obstáculos para os pés.
Qual o objetivo do acolhimento?
O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.
Porque o acolhimento é importante?
O acolhimento é essencial para que alunos e educadores desenvolvam e fortaleçam o senso de pertencimento, que é peça importante para evitar situações como desmotivação, absenteísmo e a evasão - problema esse que cresceu bastante durante a pandemia, conforme dados do Unicef.
Qual o objetivo do acolhimento na educação?
O acolhimento é um momento importante e imprescindível na escola, pois permite que todos os membros se sintam parte integrante do grupo. Sendo assim, a equipe gestora poderá organizar um momento de acolhimento para todos os funcionários, professores e estudantes da Unidade Escolar.
Qual é a habilidade do acolhimento?
O Acolhimento está diretamente relacionado ao Projeto de Vida, permitindo ao aluno desenvolver a autoconsciência, o autoconhecimento e a consciência social. Ouvir professores, estudantes e demais profissionais.
Qual habilidade para acolhimento?
A principal atitude de acolhimento é a escuta, propondo um espaço para que os alunos dialoguem, expressem suas emoções e possam tirar dúvidas e pedir ajuda para lidar com as dificuldades.
Quais atividades para educação infantil?
- Leitura de histórias.
- Teatro de fantoches.
- Desenhos com tinta-guache.
- Artesanato com materiais recicláveis.
- Plantação de feijão no algodão.
- Dança.
- Canto.
- Exercícios de ampliação do vocabulário.
Como receber os alunos no retorno às aulas?
- Pense em um evento para receber alunos. ...
- Estimule apresentações iniciais para a volta às aulas. ...
- Tenha um calendário pronto e bem definido. ...
- Planeje tempo de início e de término de um evento de recepção. ...
- Busque tutorias e depoimentos de veteranos.
Como acolher alunos no primeiro dia de aula?
“Receba os alunos calorosamente, de preferência fora da sala de aula, no portão de entrada, no pátio ou em alguma área livre. Converse um pouco com cada um e convide os pais para conhecer a sala de aula”, sugere Débora Cristina Pinheiro da Silva, coordenadora pedagógica do Colégio Escrevivendo, de São Paulo (SP).
Como acolher os alunos em 2022?
Para isso, cada estudante terá de escrever uma carta (ou fazer um desenho) para o seu “eu” do futuro dizendo quais são as suas expectativas para o fim do ano. Depois, a cápsula ficará guardada e será aberta em dezembro de 2022.
Como acolher os professores na volta às aulas?
...
- Promova um momento de reflexão. ...
- Faça uma escuta atenta para entender as demandas. ...
- Pergunte aos professores como eles estão. ...
- Construa um objetivo comum para todos. ...
- Busque apoio de outros gestores.
Como fazer acolhida de boas vindas?
- 1 – Organize a escola e a pauta do dia. ...
- 2 – Esteja no portão. ...
- 3 – Apresente a equipe escolar. ...
- 4 – Apresente as normas. ...
- 5 – Mostre o diferencial da escola. ...
- 6 – Envolva quem já está em contato com a escola. ...
- 7 – Prepare um guia.
Como fazer o acolhimento do professor?
Atividades de acolhimento na escola
“Os educadores precisam ter confiança de que a escola tem estrutura adequada para o retorno seguro. Além disso, é importante que tenham um espaço de desabafo e de escuta empática. Eles precisam ser ouvidos sobre os medos e fragilidades e acolhidos sem críticas ou julgamentos”.
O que a Bncc fala sobre acolhimento?
O ato de acolher, inclusive, está diretamente ligado às quatro competências de caráter socioemocional apresentadas na BNCC. Em “Autonomia e Responsabilidade”, o acolhimento se apresenta ao se agir pessoal e coletivamente, com base em princípios democráticos, inclusivos, solidários e sustentáveis.
O que são atividades de acolhimento?
O Acolhimento é considerado o “marco zero” do Projeto de Vida. É uma metodologia por meio da qual são apresentadas aos novos estudantes as muitas formas pelas quais a escola se colocará à disposição da construção do seu Projeto de Vida.
O que são as habilidades socioemocionais?
As habilidades socioemocionais são necessárias para que a pessoa tenha controle consciente das próprias emoções. Em outras palavras, são aptidões que o indivíduo desenvolve para se tornar um ser humano mais completo e se relacionar com o outro.
Qual o objetivo do acolhimento no primeiro dia de aula?
O que não pode faltar para um primeiro dia de aula especial
Precisa ser extremamente positivo e focado no acolhimento. O maior objetivo é receber os alunos prestando atenção no emocional, na história de cada um, em como cada um chega, se relaciona, se sente, se coloca no grupo, se integra, se despede da família.
Como se escreve mãe em Aramaico?
Vai antecipar o PIS 2021?