Como fazer função logarítmica?

Perguntado por: Diogo Cláudio Pinheiro de Gomes  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (57 avaliações)

A função logarítmica é dada pela lei f(x) = logax, no qual "a" é a base positiva (a > 0) e sempre diferente de 1. Nesse tipo de função, o logaritmo de base "a'', ligado a determinado valor de b, tem o expoente igual a x, que é a potência da base que resulta justamente em b.

Como explicar função logarítmica?

A função logarítmica é a função do tipo f(x) = logax, em que a é a base do logaritmo da função, a é positivo e a ≠ 1. O logaritmo é usado para descobrir o valor do expoente de uma base qualquer. Assim, o logaritmo de um número b com base a, é o expoente x, que é potência da base e resulta em b.

O que é função logarítmica exemplos?

Uma função logarítmica será crescente quando a base a for maior que 1, ou seja, x1 < x2 ⇔ loga x1 < loga x2. Por exemplo, a função f (x) = log2 x é uma função crescente, pois a base é igual a 2. ... Note que quanto menor o valor de x, mais perto do zero a curva logarítmica fica, sem contudo, cortar o eixo y.

Como fazer o gráfico de uma função logarítmica?

Para construir e interpretar um gráfico de função logarítmica, basta atribuirmos valores a X e calcularmos seu valor em Y, marcando no plano cartesiano os pontos que constituem este gráfico.

Qual a imagem da função logarítmica?

Índice | Função logarítmica

Sua imagem é o domínio da função exponencial, ou seja, todos os números reais. Novamente, para garantir que o logaritmo esteja bem definido, a sua base, assim como a base da função exponencial, deve ser positiva e diferente de 1.

LOGARITMO : FUNÇÃO LOGARíTMICA

20 questões relacionadas encontradas

Como descobrir a imagem de uma função?

Analisando a função de forma geral, para encontrarmos o conjunto imagem, sabemos que x² com x pertencente ao real sempre será um número positivo, logo, o conjunto imagem será: Im(f) = R+ (conjunto dos números reais positivos).

Como calcular a imagem de uma função exponencial?

A função exponencial pode ser crescente ou decrescente. Será crescente quando a base for maior que 1. Por exemplo, a função y = 2x é uma função crescente. Para constatar que essa função é crescente, atribuímos valores para x no expoente da função e encontramos a sua imagem.

Que características apresentam o gráfico de uma função logarítmica?

Características do gráfico da função logarítmica y = logax

O gráfico está totalmente à direita do eixo y, pois ela é definida para x > 0. Intersecta o eixo das abscissas no ponto (1,0), então a raiz da função é x = 1. Note que y assume todos as soluções reais, por isso dizemos que a Im(imagem) = R.

Como ler um gráfico logaritmo?

Como Ler uma Escala Logarítmica
  1. A escala logarítmica (ou apenas "log") tem uma grade com linhas espaçadas assimetricamente, enquanto a escala padrão faz uso de uma divisão equidistante. ...
  2. O gráfico de. ...
  3. Se ambas as variáveis no estudo incluem grandes amplitudes de dado, você provavelmente terá que usar o gráfico log-log.

Qual é o gráfico de G?

O gráfico de g pode ser construído através da reflexão em torno do eixo dos y do gráfico de f, ou seja, os pontos do gráfico de f que estiverem à esquerda do eixo y são refletidos para a direita e os que estiverem à direita do eixo y são refletidos para a esquerda.

Onde é usada a função logarítmica?

A base, por definição, deve ser positiva e diferente de 1. A função logarítmica é útil para situações como os juros compostos — já que ela é a função inversa da função exponencial — e a medição de magnitude de terremotos, há também sua aplicação na química e na geografia.

O que é função exponencial exemplos?

Função onde a variável está no expoente

Quanto a seu uso, a função exponencial pode auxiliar na realização de diversos cálculos, por exemplo: crescimento populacional, evolução de capital por juros compostos, decaimento radioativo de substâncias químicas, desenvolvimento de bactérias em uma colônia, etc.

Onde se utiliza o logaritmo?

Os logaritmos possuem aplicações em diversas áreas do conhecimento, como na própria Matemática, em Química, Biologia, Geografia etc. Os logaritmos possuem várias aplicações na Matemática e em diversas áreas do conhecimento, como Física, Biologia, Química, Medicina, Geografia, entre outras.

Qual a definição de logaritmo?

Logaritmo de um número b na base a é igual ao expoente x ao qual se deve elevar a base, de modo que a potência ax seja igual a b, sendo a e b números reais e positivos e a≠1. Desta forma, o logaritmo é a uma operação na qual queremos descobrir o expoente que uma dada base deve ter para resultar em uma certa potência.

Como usar escala logarítmica?

Na escala logarítmica, a distância entre as marcas na escala equivale à mesma proporção. Na figura abaixo, a distância é sempre de 10x o valor anterior (100, 1.000, 10.000, etc.).

Como usar o papel di log?

Usando o papel dilog não é necessário calcular o logaritmo dos valores e a curva obtida será uma reta para parâmetros relacionados como a expressão acima. Regras práticas: Após desenhar o menor retângulo que contenha todos os pontos experimentais e incertezas, desenhe as duas retas diagonais do retângulo acima.

Como calcular escala logarítmica?

Construção da Escala Logarítmica. ma escala logarítmica, ao contrário de uma soma, pode ser construída a partir de uma multiplicação de um número, mais especificamente a multiplicação por 10, ou potências de 10.

Como é o gráfico de uma função exponencial?

O gráfico da função exponencial é representado por uma curva, obtida por meio dos pares ordenados que relacionam os valores de x a de y = f(x). A função exponencial é aquela em que a variável é um expoente. Matematicamente, ela é definida como f de R em R, tal que f(x) = ax, em que a ϵ R, a > 0 e a ≠ 1.

Quais as propriedades dos logaritmos?

3. Propriedades dos Logaritmos
  • 3.1 Logaritmo do produto. Se 0 < a ≠ 1, b > 0 e c > 0, então loga(b.c) = loga b + loga c.
  • 3.2- Logaritmo do quociente. Se 0 < a ≠ 1, b > 0 e c > 0, então logab/c = loga b – loga c.
  • 3.3- Logaritmo da potência. Se 0 < a ≠ 1, b > 0, então loga(bn) = n . logab. Exemplo de aplicação:

Como achar o domínio é imagem de uma função exponencial?

O domínio da função exponencial são os números reais, e o contradomínio são os números reais positivos diferentes de zero. A sua lei de formação pode ser descrita por f(x) =ax, em que a é um número real positivo diferente de 1.

Como determinar o domínio é imagem de uma função?

O domínio de uma função de A em B é sempre o próprio conjunto de partida, ou seja, D=A. Se um elemento x A estiver associado a um elemento y B, dizemos que y é a imagem de x (indica-se y=f(x) e lê-se “y é igual a f de x”).

Qual o domínio é a imagem da função?

O domínio é o conjunto dos valores possíveis das abscissas (x), ou seja, a região do universo em que a função pode ser definida. A imagem é o conjunto dos valores das ordenadas (y) resultantes da aplicação da função f(x), ou seja, da lei de associação mencionada.

Qual é a função da imagem?

- Função explicativa: a imagem tem por objetivo explicar a realidade através de sobreposição de dados. ... - Função argumentativa: a imagem procura influenciar comportamentos, persuadir, convencer, tornando-se um importante instrumento na publicidade e na propaganda.

Como encontrar a imagem de uma função de duas variáveis?

V(r,h) = πr2h. Uma função de duas variáveis é uma regra que associa a cada par ordenado de números reais (x,y) de um domínio D um único valor real, denotado por f(x,y). O conjunto D é chamado domínio de f e sua imagem é o conjunto de todos os valores possíveis de f, ou seja, {f(x,y):(x,y) ∈ D}.

Para que se usa o log?

Usando logaritmos, eles notaram que podiam fazer seus cálculos cerca de duas vezes mais rápido! ... Logaritmo é o expoente de um número (base), que indica a potência a que se deve levá-lo para se obter, como resultado, outro dado número. Napier compreendeu que qualquer número pode ser expresso nesses termos.

Artigo anterior
O que é substâncias prejudiciais?
Artigo seguinte
Como saber meu CPA?