Como fazer consulta de viabilidade para MEI?

Perguntado por: Mateus Matheus Figueiredo de Teixeira  |  Última atualização: 13. März 2022
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Consulta Prévia - começa com o prefixo 999 e é solicitada no portal alf.siatu.pbh.gov.br, para Pessoa Física/Autônomo. Consulta de Viabilidade - começa com o prefixo MGP e é solicitada no portal redesim.mg.gov.br, para Pessoa Jurídica/MEI.

Como consultar viabilidade para MEI?

Em muitos municípios esta consulta pode ocorrer através do site da prefeitura. Como sugestão, para fazer a Consulta Prévia ou de Viabilidade, verifique junto à página da Prefeitura na internet, o local, exigências e demais informações a serem prestadas.

O que é número da viabilidade MEI?

A Consulta Prévia ou de Viabilidade é uma pesquisa gratuita feita na Prefeitura ou Administração Regional – no caso do DF – para verificar e confirmar se o endereço ou local desejado para estabelecer a empresa do MEI é permitido para que as atividades sejam exercidas naquele lugar.

Precisa fazer viabilidade para MEI?

Antes de solicitar o registro junto ao Portal gov.br/mei, é necessário verificar sua viabilidade. Portanto, faça a sua formalização com segurança e gratuitamente pela Prefeitura.

Como fazer pesquisa prévia de viabilidade?

Verifique se é possível realizar a atividade desejada no local pretendido. Saiba também se o nome escolhido poderá ser utilizado. É hora de descobrir se é possível abrir sua pessoa jurídica com o nome, com as atividades e no local desejados.

4 Abertura de MEI Consulta Prévia Etapa Perguntas de Viabilidade

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O que é pesquisa prévia de viabilidade?

A Consulta Prévia é uma pesquisa eletrônica antecipada que verifica: a) A possibilidade de exercício da(s) atividade(s) econômica(s) a ser(em) desenvolvida(s) pela Pessoa Jurídica no endereço escolhido. Essa pesquisa é feita no banco de dados da Prefeitura do Município onde a pessoa jurídica será instalada.

Como verificar viabilidade?

É uma pesquisa que permite verificar se o nome da empresa que se pretende abrir pode ser utilizado. Ou seja, trata-se de uma consulta nos registros da Jucemg sobre a existência de empresas constituídas com nomes empresariais idênticos ou semelhantes ao nome empresarial que se quer utilizar.

Como fazer alvará de funcionamento MEI?

Para solicitar o alvará,o microempreendedor deve comparecer à prefeitura do seu município e solicitar o cadastramento de contribuinte (após realizar a inscrição no Portal do Empreendedor).

Como regularizar o MEI na Prefeitura?

Principais etapas do serviço: Conferência de documentos; formalização junto ao portal do empreendedor e cadastro junto à Receita Federal. Após a abertura do Mei, o solicitante terá o prazo de 07 (sete) dias para fazer a regularização junto à Prefeitura Municipal.

Quais documentos levar na Prefeitura MEI?

Para isso, você precisará dos seguintes documentos:
  • RG.
  • CPF.
  • Comprovante de Endereço da Empresa e da Residência.
  • Título de Eleitor.
  • Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se declarou nos últimos dois anos).
  • Consulta prévia de localização aprovada (se o município exigir).

O que é número da viabilidade?

A consulta pública de viabilidade foi concebida para permitir que qualquer cidadão possa verificar se existe algum impedimento para o exercício da atividade econômica pretendida no local desejado, sendo realizada através do número do contribuinte do IPTU (também chamado de número do cadastro do imóvel ou SQL).

Como gerar viabilidade?

Como Fazer o Pedido de Viabilidade? O formulário é preenchido diretamente no site da Junta Comercial, ou da Prefeitura, e encaminhado à fiscalização pertinente do município. Esse processo é para análise e instruções que você deverá atender para a implantação de sua empresa.

O que fazer depois da viabilidade aprovada?

Após a Consulta Prévia de Viabilidade ser aprovada, é hora de iniciar a etapa de coleta web de dados. Neste passo, a Pessoa Jurídica será constituída pelo registro no órgão competente e receberá sua inscrição no CNPJ.

Como consultar a viabilidade Jucesp?

A Consulta na JUCESP é elaborada através de um formulário eletrônico que deve ser preenchido pelo Portal Redesim – Via Rápida Empresa. Os dados que devem ser preenchidos são: dados do endereço, atividade econômica e nome. Após o preenchimento da Viabilidade um número de protocolo será liberado.

Como regularizar o MEI atrasado?

Como regularizar o MEI atrasado? Para fazer a Regularização do MEI, o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente. O valor pode ser parcelado e, a partir do pagamento e processamento da dívida, o CNPJ da empresa fica liberado corretamente.

Sou MEI preciso de alvará?

Desde o dia 1º de setembro de 2020, todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) estão dispensados da emissão do alvará e licenças de funcionamento para o início de suas atividades.

Como baixar um MEI na prefeitura?

Não precisa registrar baixa na Junta, somente no portal do MEI, quanto ao município, o empresario deverá solicitar o processo de baixa. Um vez baixa no portal, tanto na Junta, Receitas Federal e Estadual, já estão encerradas as atividades.

Como emitir dispensa de alvará MEI?

Solicitar a Dispensa de Alvará e Licença de Funcionamento para o Microempreendedor Individual (MEI)
  1. a) Selecione o tema "Já Sou"
  2. b) Acesse o card "Dispensa de Alvará e Licença"
  3. c) Acesse o card "Solicitar Dispensa de Alvará"
  4. d) Informe a Conta de acesso ao gov.br.
  5. d) Informe os dados solicitados.

Como tirar alvará de funcionamento MEI Salvador?

A solicitação do TVL deverá ser realizada através de requerimento padrão, disponível presencialmente no CEM ou no link abaixo(viabilidade de localização MEI) e será emitido o Documento de Arrecadação Municipal- DAM para efetuar o pagamento da taxa de expediente, após o pagamento o empreendedor abrirá um processo de ...

Como emitir alvará MEI RJ?

1. Solicitando o Alvará MEI
  1. Acesse o portal e faça seu cadastro;
  2. Acesse o menu Alvarás e Licenças >> Alvará de Licença para Estabelecimento;
  3. Na barra lateral da esquerda no campo: “Incluir nova Consulta Prévia”, coloque o CEP da sua empresa MEI e dados do CNPJ MEI (CCMEI) para consulta e clique em SALVAR.

Como conseguir o protocolo de viabilidade SP?

Para as empresas já estabelecidas e que necessitem de viabilidade, o empreendedor deverá acessar a área logada do portal, clicar no módulo de viabilidade, selecionar a opção de nova e escolher o evento de Regularização de Empresa, tenha em mãos o CNPJ da empresa para seguir com o processo de solicitação.

Quanto tempo demora a análise de viabilidade?

O prazo para que essa análise seja concluída varia muito de cidade para cidade. Em média, leva de 10 a 20 dias úteis. Para empresas optantes pelo Simples Nacional, poderemos realizar essa solicitação de enquadramento após a aprovação da Prefeitura.

O que significa certidão de viabilidade?

A certidão de viabilidade de uso e ocupação do solo é o documento que serve como habilitação para instalação dessa atividade no local pleiteado, desde que atenda as condições mínimas de infraestrutura e as legislações pertinentes a cada atividade; 2. A Certidão tem validade de 06 meses a 02 anos; 3.

O que é o DBE?

O DBE significa Documento Básico de Entrada, e é um processo concedido pela Receita Federal. Ele é utilizado para qualquer movimentação relacionada à empresa, desde a solicitação do CNPJ como para qualquer outra alteração que você deseje fazer, como mudanças de dados ou cancelamentos.

Quanto tempo demora a consulta prévia de local?

Resposta: A Junta tem um prazo de até 2 dias úteis para concluir a análise da consulta prévia. Quanto as prefeituras é critério de cada uma o prazo deve ser verificado com o órgão.

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