Como fazer a Inscrição Municipal do MEI?
Perguntado por: Leonor Ema de Pinheiro | Última atualização: 13. April 2022Pontuação: 4.5/5 (61 avaliações)
A Inscrição ou Alteração de MEI - Microempreendedor Individual é disponibilizada pela internet : www.portaldoempreendedor.gov.br , para formalizar a Inscrição Municipal no site – www.vreredesim.sp.gov.br, para as atividades permitidas e de acordo com a Legislação vigente.
Como registrar o MEI na Prefeitura?
Veja como fazer a inscrição municipal MEI na prefeitura
Você vai precisar se dirigir à prefeitura, porém já leve o CCMEI ( Certificado da Condição do Microempreendedor Individual ) aberto no site do portal do empreendedor e seus documentos pessoais e um comprovante de endereço igual ao local onde o CNPJ foi aberto.
O que é a inscrição municipal do MEI?
É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. Normalmente ela é obtida nas prefeituras de maneira presencial e no sites de cada município, a partir dos dados providos pelo empreendedor. É o mesmo que Comprovante de Inscrição Municipal.
Como descobrir a inscrição municipal de uma empresa MEI?
- Consultando o alvará de funcionamento do seu negócio – Neste documento, é possível encontrar a inscrição municipal da sua MEI;
- A partir do carnê do IPTU – aqui o número inscrição municipal aparece como “Cadastro do Imóvel”.
Como regularizar o MEI na Prefeitura?
Principais etapas do serviço: Conferência de documentos; formalização junto ao portal do empreendedor e cadastro junto à Receita Federal. Após a abertura do Mei, o solicitante terá o prazo de 07 (sete) dias para fazer a regularização junto à Prefeitura Municipal.
Inscrição Municipal para MEI (É Obrigatório) E Como Conseguir?
Como regularizar o MEI atrasado?
Como regularizar o MEI atrasado? Para fazer a Regularização do MEI, o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente. O valor pode ser parcelado e, a partir do pagamento e processamento da dívida, o CNPJ da empresa fica liberado corretamente.
Qual o site para regularizar o MEI?
No portal do SIMEI, acesse o Programa Gerador do DAS, o PGMEI (versão completa); Após acessar, procure por “Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei”; E então, é possível gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DASN) para quitar as dívidas.
Como saber o número de inscrição do MEI?
- acesse o site de Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral;
- insira o CNPJ da empresa;
- clique em Consultar;
- pronto! Você terá seu comprovante com o número da Inscrição Estadual.
Como saber se a empresa é cadastrada no MEI?
Portanto, para saber se uma empresa pode estar cadastrada dentro do regime do MEI, basta fazer uma verificação do seu CNPJ. Isso pode ser feito na hora e de maneira gratuita pelo site da receita federal, sendo a única informação necessária, o número do CNPJ!
Como obter inscrição municipal MEI SP?
No caso do MEI a inscrição no CCM é realizada de forma automática em até 30 dias após o Cadastro do CNPJ por meio do Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/), com o envio dos dados cadastrais pela Receita Federal Brasileira, aos quais serão inseridos na base de dados do CCM.
Como saber o número da inscrição municipal pelo CNPJ?
Em resumo, para consultar a inscrição municipal basta se dirigir até a prefeitura da cidade onde a empresa foi aberta munido de todos os documentos pertinentes à sua empresa, ou seja, cartão de CNPJ e alvarás devem sempre estar visíveis, impressos e expostos em um quadro.
Para que serve a inscrição municipal?
É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. Ela tem relação direta com o ISS, que é o imposto sobre prestação de serviços. Portanto, é exigida para as empresas que prestam serviços.
O que é inscrição municipal para pessoa física?
O que é Inscrição Municipal
A Inscrição Municipal é o número de identificação do contribuinte ao Cadastro Tributário Municipal. Este cadastro está contido no Alvará de funcionamento e localização do seu município, que permite a licença para poder exercer as suas atividades.
Quais documentos levar na prefeitura MEI?
- RG.
- CPF.
- Comprovante de Endereço da Empresa e da Residência.
- Título de Eleitor.
- Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se declarou nos últimos dois anos).
- Consulta prévia de localização aprovada (se o município exigir).
Quem tem MEI precisa de alvará?
Entenda as novas resoluções Federais que dispensam o MEI da obrigatoriedade de Licenças e Alvarás. Desde o dia 1º de setembro de 2020, todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) estão dispensados da emissão do alvará e licenças de funcionamento para o início de suas atividades.
O que fazer depois de se cadastrar no MEI?
Após a formalização no Portal do Empreendedor, recomendamos: a) Imprimir os DAS para recolhimento das contribuições ao INSS, para o ano. b) Imprimir o Certificado de Microempreendedor Individual – CCMEI. c) Imprimir o Cartão do CNPJ no site da Receita Federal.
Como saber o número do meu MEI pelo CPF?
- Acessar o www.portaldoempreendedor.gov.br;
- Do lado direito clicar em serviços.
- Depois clicar em “Emita seu Comprovante de MEI” e “Comprovante de MEI”;
- Na página seguinte, preencha o CPF, data de nascimento e caracteres da imagem;
- Mandando o formulário, o resultado é apresentado em seguida.
Como consultar MEI pelo nome?
- Vale lembrar que não é possível fazer a consulta pelo nome do MEI Microempreendedor Individual.
- Condição de Microempreendedor Individual.
- Números de Registro.
- Endereço Comercial Completo.
- Atividades.
- Número do Recibo.
- Número de identificação.
- Data de emissão.
Como puxar CNPJ pelo CPF?
- Compareça até a unidade da Receita Federal mais próxima de sua residência;
- Informe para o atendente que deseja consultar o CNPJ associado a um CPF;
- Informe o CPF que deseja consultar.
Como parcelar pendências do MEI?
- Acesse a área de “Simei Serviços” Do lado esquerdo da tela, na parte superior, clique em “Simei Serviços”;
- Selecione “Parcelamento – Microempreendedor Individual” ...
- Insira seus dados. ...
- Solicite o parcelamento. ...
- Confirme o acordo.
Como parcelar dívida do MEI 2021?
O pedido de parcelamento deve ser feito acessando o Portal do Empreendedor e clicando na opção "Já sou MEI". Em seguida clique em Pagamento de contribuição mensal e depois em Parcelamento. Você será redirecionado à página do Simples Nacional, onde deverá clicar em Parcelamento - Microempreendedor Individual.
Quantos meses posso atrasar o MEI?
Sim, e ele pode ser feito de duas formas: O Parcelamento Simples Nacional: É uma opção disponível para o MEI atrasado que pode ser feita a qualquer momento. Ele tem limite de 60 parcelas, sem desconto de multas e parcelas, com valor mínimo de R$ 50.
O que acontece se eu não pagar o microempreendedor?
O MEI que não mantém as contribuições mensais em dia, pode: Perder benefícios previdenciários ou levar mais tempo para se aposentar. Pagar de multas e juros pela inadimplência. Correr o risco de ter o CNPJ cancelado (depois de dois anos sem pagamento do DAS MEI)
O que é inscrição municipal de autônomo?
A inscrição de autônomo é o cadastro obrigatório por lei a ser efetuado na Prefeitura do domicílio fiscal do contribuinte para a prestação de serviços por pessoa física, e é válida em todo o território nacional.
Como fazer o registro de autônomo na prefeitura?
O interessado deve comparecer a um dos postos de Atendimento da Prefeitura com os documentos necessários para solicitar a inscrição de autônomo no cadastro municipal. No pedido deve estar indicada a atividade que o profissional irá prestar.
Quem está isento de garantir a execução trabalhista?
O que diz o artigo 236 do ECA?