Como fazer a Inscrição Municipal do MEI?

Perguntado por: Leonor Ema de Pinheiro  |  Última atualização: 13. April 2022
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A Inscrição ou Alteração de MEI - Microempreendedor Individual é disponibilizada pela internet : www.portaldoempreendedor.gov.br , para formalizar a Inscrição Municipal no site – www.vreredesim.sp.gov.br, para as atividades permitidas e de acordo com a Legislação vigente.

Como registrar o MEI na Prefeitura?

Veja como fazer a inscrição municipal MEI na prefeitura

Você vai precisar se dirigir à prefeitura, porém já leve o CCMEI ( Certificado da Condição do Microempreendedor Individual ) aberto no site do portal do empreendedor e seus documentos pessoais e um comprovante de endereço igual ao local onde o CNPJ foi aberto.

O que é a inscrição municipal do MEI?

É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. Normalmente ela é obtida nas prefeituras de maneira presencial e no sites de cada município, a partir dos dados providos pelo empreendedor. É o mesmo que Comprovante de Inscrição Municipal.

Como descobrir a inscrição municipal de uma empresa MEI?

Você pode consultar a inscrição municipal da sua MEI de duas maneiras:
  1. Consultando o alvará de funcionamento do seu negócio – Neste documento, é possível encontrar a inscrição municipal da sua MEI;
  2. A partir do carnê do IPTU – aqui o número inscrição municipal aparece como “Cadastro do Imóvel”.

Como regularizar o MEI na Prefeitura?

Principais etapas do serviço: Conferência de documentos; formalização junto ao portal do empreendedor e cadastro junto à Receita Federal. Após a abertura do Mei, o solicitante terá o prazo de 07 (sete) dias para fazer a regularização junto à Prefeitura Municipal.

Inscrição Municipal para MEI (É Obrigatório) E Como Conseguir?

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Como regularizar o MEI atrasado?

Como regularizar o MEI atrasado? Para fazer a Regularização do MEI, o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente. O valor pode ser parcelado e, a partir do pagamento e processamento da dívida, o CNPJ da empresa fica liberado corretamente.

Qual o site para regularizar o MEI?

No portal do SIMEI, acesse o Programa Gerador do DAS, o PGMEI (versão completa); Após acessar, procure por “Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei”; E então, é possível gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DASN) para quitar as dívidas.

Como saber o número de inscrição do MEI?

Onde consultar o número da inscrição?
  1. acesse o site de Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral;
  2. insira o CNPJ da empresa;
  3. clique em Consultar;
  4. pronto! Você terá seu comprovante com o número da Inscrição Estadual.

Como saber se a empresa é cadastrada no MEI?

Portanto, para saber se uma empresa pode estar cadastrada dentro do regime do MEI, basta fazer uma verificação do seu CNPJ. Isso pode ser feito na hora e de maneira gratuita pelo site da receita federal, sendo a única informação necessária, o número do CNPJ!

Como obter inscrição municipal MEI SP?

No caso do MEI a inscrição no CCM é realizada de forma automática em até 30 dias após o Cadastro do CNPJ por meio do Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/), com o envio dos dados cadastrais pela Receita Federal Brasileira, aos quais serão inseridos na base de dados do CCM.

Como saber o número da inscrição municipal pelo CNPJ?

Em resumo, para consultar a inscrição municipal basta se dirigir até a prefeitura da cidade onde a empresa foi aberta munido de todos os documentos pertinentes à sua empresa, ou seja, cartão de CNPJ e alvarás devem sempre estar visíveis, impressos e expostos em um quadro.

Para que serve a inscrição municipal?

É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. Ela tem relação direta com o ISS, que é o imposto sobre prestação de serviços. Portanto, é exigida para as empresas que prestam serviços.

O que é inscrição municipal para pessoa física?

O que é Inscrição Municipal

A Inscrição Municipal é o número de identificação do contribuinte ao Cadastro Tributário Municipal. Este cadastro está contido no Alvará de funcionamento e localização do seu município, que permite a licença para poder exercer as suas atividades.

Quais documentos levar na prefeitura MEI?

Para isso, você precisará dos seguintes documentos:
  • RG.
  • CPF.
  • Comprovante de Endereço da Empresa e da Residência.
  • Título de Eleitor.
  • Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se declarou nos últimos dois anos).
  • Consulta prévia de localização aprovada (se o município exigir).

Quem tem MEI precisa de alvará?

Entenda as novas resoluções Federais que dispensam o MEI da obrigatoriedade de Licenças e Alvarás. Desde o dia 1º de setembro de 2020, todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) estão dispensados da emissão do alvará e licenças de funcionamento para o início de suas atividades.

O que fazer depois de se cadastrar no MEI?

Após a formalização no Portal do Empreendedor, recomendamos: a) Imprimir os DAS para recolhimento das contribuições ao INSS, para o ano. b) Imprimir o Certificado de Microempreendedor Individual – CCMEI. c) Imprimir o Cartão do CNPJ no site da Receita Federal.

Como saber o número do meu MEI pelo CPF?

Consulta MEI por CPF
  1. Acessar o www.portaldoempreendedor.gov.br;
  2. Do lado direito clicar em serviços.
  3. Depois clicar em “Emita seu Comprovante de MEI” e “Comprovante de MEI”;
  4. Na página seguinte, preencha o CPF, data de nascimento e caracteres da imagem;
  5. Mandando o formulário, o resultado é apresentado em seguida.

Como consultar MEI pelo nome?

Como Consultar MEI pelo Nome ou CPF?
  1. Vale lembrar que não é possível fazer a consulta pelo nome do MEI Microempreendedor Individual.
  2. Condição de Microempreendedor Individual.
  3. Números de Registro.
  4. Endereço Comercial Completo.
  5. Atividades.
  6. Número do Recibo.
  7. Número de identificação.
  8. Data de emissão.

Como puxar CNPJ pelo CPF?

Para consultar o CNPJ através do CPF é necessário que a pessoa que deseja consultar o CNPJ:
  1. Compareça até a unidade da Receita Federal mais próxima de sua residência;
  2. Informe para o atendente que deseja consultar o CNPJ associado a um CPF;
  3. Informe o CPF que deseja consultar.

Como parcelar pendências do MEI?

  1. Acesse a área de “Simei Serviços” Do lado esquerdo da tela, na parte superior, clique em “Simei Serviços”;
  2. Selecione “Parcelamento – Microempreendedor Individual” ...
  3. Insira seus dados. ...
  4. Solicite o parcelamento. ...
  5. Confirme o acordo.

Como parcelar dívida do MEI 2021?

O pedido de parcelamento deve ser feito acessando o Portal do Empreendedor e clicando na opção "Já sou MEI". Em seguida clique em Pagamento de contribuição mensal e depois em Parcelamento. Você será redirecionado à página do Simples Nacional, onde deverá clicar em Parcelamento - Microempreendedor Individual.

Quantos meses posso atrasar o MEI?

Sim, e ele pode ser feito de duas formas: O Parcelamento Simples Nacional: É uma opção disponível para o MEI atrasado que pode ser feita a qualquer momento. Ele tem limite de 60 parcelas, sem desconto de multas e parcelas, com valor mínimo de R$ 50.

O que acontece se eu não pagar o microempreendedor?

O MEI que não mantém as contribuições mensais em dia, pode: Perder benefícios previdenciários ou levar mais tempo para se aposentar. Pagar de multas e juros pela inadimplência. Correr o risco de ter o CNPJ cancelado (depois de dois anos sem pagamento do DAS MEI)

O que é inscrição municipal de autônomo?

A inscrição de autônomo é o cadastro obrigatório por lei a ser efetuado na Prefeitura do domicílio fiscal do contribuinte para a prestação de serviços por pessoa física, e é válida em todo o território nacional.

Como fazer o registro de autônomo na prefeitura?

O interessado deve comparecer a um dos postos de Atendimento da Prefeitura com os documentos necessários para solicitar a inscrição de autônomo no cadastro municipal. No pedido deve estar indicada a atividade que o profissional irá prestar.

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