Como falar em audiência com juiz?

Perguntado por: Filipa Vera Matos de Silva  |  Última atualização: 12. April 2025
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

O documento afirma que "vossa excelência" é a forma de tratamento mais adequada, especialmente na redação de atos oficiais, mas o vocativo "senhor (a)" também é compatível quando alguém fala com um juiz.

Como devo me dirigir ao juiz em uma audiência?

VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento. Utilizamos quando nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando. Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência.

O que não devo falar em uma audiência?

O que não falar numa audiência?
  • Nunca faça perguntas impertinentes.
  • Roupas não condizentes.
  • Mandar para a audiência advogado que não conhece o processo.

Como eu faço para falar com o juiz?

A forma de comunicar com o judiciário é através de petição. Essa é a regra, trata-se de uma formalidade legal. Sempre peticione informando a situação de urgência, relate o pedido no processo. Feito isso, vá até o gabinete do juiz.

O que falar na hora da audiência?

Quando for começar a conversa, evite qualquer tema que seja relacionado à lide. Procure dialogar sobre eventos do cotidiano, temas que possam ser de interesse dos dois. O nome disso é quebrar o gelo e sempre funciona. Durante a audiência você verá como o clima estará bem melhor do que seria sem uma boa conversa.

Como se comportar em uma audiência? - Direito Para Leigos

28 questões relacionadas encontradas

Quem fala primeiro na audiência?

Os primeiros a fazerem o depoimento, desse modo, serão os peritos. Em seguida, o autor e o réu prestam seu depoimento pessoal. Por fim, as testemunhas devem falar.

Quem deve ser ouvido primeiro na audiência?

O CPC estabelece que primeiro serão ouvidos os peritos e assistentes técnicos, depois as partes (primeiro o autor, depois o réu) e, por último, as testemunhas — primeiro as do autor, depois as do réu (art. 456 do CPC). E vale lembrar que a parte que ainda não depôs não poderá ouvir o interrogatório da outra (art.

É correto chamar o juiz de doutor?

Ao se referir ao promotor de justiça, é apropriado utilizar pronomes de tratamento adequados à posição de autoridade, como "vossa excelência", "doutor", "senhor promotor" ou "senhora promotora".

Como se defender em uma audiência?

Confira dicas práticas que vão transformar sua atuação!
  1. RESPEITE A POSTURA ADEQUADA. Os ritos do Direito são acompanhados por regras para agir de forma apropriada. ...
  2. CUIDADO COM A LINGUAGEM. ...
  3. ATENÇÃO AOS TRAJES. ...
  4. COMPREENDA O TIPO DA AUDIÊNCIA. ...
  5. JUSTIFICAÇÃO. ...
  6. CONCILIAÇÃO OU MEDIAÇÃO. ...
  7. INSTRUÇÃO E JULGAMENTO.

É possível falar diretamente com o juiz?

Qualquer cidadão é apto a procurar o Poder Judiciário e fazer a defesa dos seus direitos.

Como não ficar nervoso em uma audiência?

Respire Fundo e Mantenha a Calma: Durante a audiência, é importante controlar sua respiração e manter a calma. Se você sentir que está ficando nervoso, faça algumas respirações profundas para acalmar seus nervos. Lembre-se de que todos têm uma primeira vez, e a experiência vai melhorar com o tempo.

Como ser uma boa testemunha?

Diga sempre a verdade.

Dizer a verdade é contar tudo aquilo que se passou, com todos os detalhes de que consiga recordar-se. É esse o seu papel enquanto testemunha. Leve o tempo que precisar para pensar na pergunta que fizeram e na sua resposta. Procure responder de forma clara e com frases curtas.

Quem faz as perguntas para as testemunhas?

As perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com a causa ou importarem na repetição de outra já respondida. Parágrafo único. Sobre os pontos não esclarecidos, o juiz poderá complementar a inquirição.

E obrigado chamar o juiz de Excelência?

Não. Por mais que o cargo de juiz exija certa formalidade, o simples fato de não usar a palavra "Excelência" não é motivo para expulsar alguém de uma audiência ou puni-la, explica Thiago Bottino, professor de direito na FGV (Fundação Getulio Vargas) Rio.

Qual a forma correta de chamar um advogado?

Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

Como ficar calmo em uma audiência?

7 Passos para você superar o medo em uma audiência de instrução
  1. 1º Passo: estude o procedimento da audiência. ...
  2. 2º Passo: estude o processo e identifique os pontos controvertidos da lide. ...
  3. 3º Passo: converse com as suas testemunhas para saber o que cada uma sabe sobre os fatos.

Como cumprimentar as pessoas em uma audiência?

Você pode dizer, por exemplo: “Olá, bom dia.” “Oi, tudo bem?” “Bom dia”, “Boa tarde” e “Boa noite” também podem ser usadas no momento da despedida, principalmente em situações mais formais, caso em que equivalem a “Tenha um bom dia”, “Que passe um bom dia”.

Como agir na primeira audiência?

Seguem 9 dicas que podem ajudar:
  1. ESTUDE MUITO. Você deve saber o caso de trás para a frente. ...
  2. FAÇA ANOTAÇÕES. ...
  3. CONFIRME COM O SEU CLIENTE. ...
  4. PREPARE UMA PROCURAÇÃO / SUBSTABELECIMENTO. ...
  5. CHEGUE ANTES. ...
  6. VERIFIQUE A PAUTA. ...
  7. ASSISTA ALGUMAS AUDIÊNCIAS. ...
  8. CONVERSE COM O SEU CLIENTE.

Quem devo chamar de excelência?

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. É usado o pronome Vossa Magnificência para as comunicações endereçadas a reitores de universidade.

É correto dizer douto Juízo?

1) O tratamento meritíssimo, de acordo com o ensino dos dicionaristas, destina-se ao juiz, não ao juízo. A este, a praxe forense tem conferido outros tratamentos: digno juízo, douto juízo, etc.

Como cumprimentar os desembargadores?

"Ilustríssimo Desembargador Presidente, Desembargador Relator e demais Desembargadores e autoridades, bom dia. Senhores colegas advogados e serventuários da justiça, bom dia.

Qual é o tempo de duração de uma audiência?

Em geral, as audiências virtuais costumam ser mais curtas do que as presenciais, porém, ainda assim, podem durar algumas horas. Em casos simples, como uma audiência de conciliação, por exemplo, a duração pode ser de cerca de 30 minutos a uma hora.

O que o juiz fala no começo da audiência?

O juiz, ao iniciar a audiência criminal, na presença do acusado e da vítima, falará o número do processo e nome das partes, situando os presentes sobre o processo em pauta. O juiz pode ler ou não a denúncia, bem como mencionar ou não a infração penal que está sendo tratada. Depende de cada juiz.

Quanto tempo demora uma audiência no fórum?

Nos tribunais estaduais, costuma-se esperar uma média de 7 meses para julgamento (essa é a média dos tribunais de todos os estados). Já nos Tribunais Regionais Federais, a situação se inverte e o recurso pode demorar mais do que o julgamento em primeira instância: uma média de 1 ano e 7 meses.

Qual testemunha é ouvida primeiro?

O CPC estabelece que primeiro serão ouvidos os peritos e assistentes técnicos, depois as partes (primeiro o autor, depois o réu) e, por último, as testemunhas — primeiro as do autor, depois as do réu (art. 456 do CPC). E vale lembrar que a parte que ainda não depôs não poderá ouvir o interrogatório da outra (art.

Artigo anterior
Quantas balas tem um revólver calibre 22?
Artigo seguinte
Como é a audição dos bebês?