Como faço para ter duas aposentadorias?

Perguntado por: Laura Ribeiro  |  Última atualização: 19. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (74 avaliações)

Para receber duas aposentadorias de regimes diferentes, é necessário preencher os requisitos estabelecidos por cada regime. Por exemplo, para receber a aposentadoria do INSS, é necessário ter contribuído para o sistema durante um determinado período de tempo e atingir a idade mínima estabelecida.

Como ter direito a duas aposentadorias?

Bom, a resposta para essa pergunta é certa: não, o INSS não pode pagar mais de uma aposentadoria a um único segurado. Isso significa que não é possível receber uma aposentadoria por idade com uma aposentadoria por invalidez ou por tempo de contribuição.

É possível se aposentar pelo Estado e pelo INSS?

Aposentadoria especial do servidor público

Dessa forma, o STF decidiu que os servidores públicos expostos a agentes nocivos têm o direito de receber a aposentadoria especial conforme as mesmas regras dos segurados vinculados ao INSS. E a Emenda Constitucional nº 103/2019 confirmou esse direito.

É possível o recebimento de dois benefícios pagos pelo INSS?

Para os benefícios concedidos atualmente, não é permitido acumular, por exemplo: Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC-Loas) com qualquer benefício de caráter previdenciário; Mais de uma aposentadoria do RGPS.

É possível receber 2 aposentadoria e pensão por morte?

3. Pode acumular aposentadoria e pensão por morte de regimes diferentes? Sim! Você pode acumular qualquer aposentadoria com pensão por morte, deixada por cônjuge ou companheiro, mesmo que ambos os benefícios sejam de igual regime previdenciário ou de regimes diferentes.

Será que eu posso receber duas aposentadorias?

32 questões relacionadas encontradas

Sou aposentada e meu marido faleceu eu tenho direito a aposentadoria dele?

Sim, é possível a viúva receber a pensão por morte e acumular a aposentadoria a que tem direito. Apesar das mudanças feitas na Reforma da Previdência de 2019, ainda é possível acumular a pensão por morte com outros benefícios.

Quantas pensões por morte uma pessoa pode receber?

A legislação veda o recebimento de mais de uma Pensão por Morte deixada por cônjuge ou companheiro.

É possível acumular pensão por morte e aposentadoria por idade?

Sim! A pensão e a aposentadoria por idade podem ser acumuladas pelo beneficiário. No entanto, não é permitido que o beneficiário receba o valor de ambos benefícios integralmente, por isso, é realizado um cálculo mantendo o valor integral do benefício mais alto e um percentual do outro.

Quem é aposentado pode receber outro benefício?

O aposentado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem direito de receber outras verbas além do benefício pago pela Previdência Social. O 13º salário, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e o salário-família são alguns dos exemplos.

É possível acumular benefícios previdenciários?

O benefício de aposentadoria, em qualquer de suas espécies, pode ser cumulado com pensão por morte, se preenchidos os requisitos legais para obtenção da pensão, eis que não há vedação legal à percepção cumulada de tais benefícios.

Sou aposentado pela Prefeitura posso aposentar pelo INSS?

Sim, o servidor público pode contribuir para o INSS. esse direito a uma parcela dos servidores públicos.

Quem tem aposentadoria privada pode se aposentar pelo INSS?

Assim, uma pessoa que tenha uma previdência privada poderá no futuro ter duas aposentadorias: a do INSS e a particular. Como o salário dos aposentados não costuma ser muito elevado no Brasil, contar com esse “extra” pode ser muito útil e garantir uma velhice mais tranquila.

Quem é pensionista do Estado pode se aposentar por idade?

Sim, você, como pensionista, pode se aposentar por idade. Porém, as regras para acumulação de benefícios, como pensão por morte e aposentadoria por idade, foram alteradas com a Reforma da Previdência. Agora, ao acumular esses benefícios, você não receberá o valor integral de ambos.

É possível aposentar no regime próprio e no regime geral?

Sim, é possível. Um servidor público amparado por RPPS* também exerce outra atividade, pode ser também filiado ao RGPS* (deverá contribuir nos dois e gozará dos benefícios de ambos – ex.: duas aposentadorias). É o que diz o RPS (Regulamento da Previdência Social - Decreto 3.048/99):

É possível uma pessoa ter 3 aposentadorias?

A possibilidade de conseguir duas aposentadorias é o sonho de muitos segurados, mas imagine conseguir três! Lendo este conteúdo, você verificou que, de fato, é possível conseguir os três benefícios previdenciários sendo médico, e mais: essa possibilidade também é direcionada aos professores.

Quanto tempo de contribuição para segunda aposentadoria?

A regra considera a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para as mulheres, e um tempo de contribuição de 15 anos para ambos. Vale para os segurados que estavam prestes a se aposentar em 2019, a regra estabelece um pedágio equivalente a 50% do tempo de contribuição que faltava.

Qual a idade para aposentadoria para quem nunca contribuiu?

Aposentadoria por idade com Direito Adquirido: Essa regra se aplica a quem completou os requisitos necessários antes de 12/11/2019. Para homens, a idade mínima é de 65 anos, enquanto para mulheres é de 60 anos.

Quais os motivos que leva uma viúva perder a pensão do INSS?

Fim da invalidez do dependente; Fim da duração da pensão segundo a tabela; Fraude de casamento ou união estável para fins do benefício da pensão por morte; Dependente que tenha provocado ou contribuído para morte do segurado.

Quem é aposentado e trabalha de carteira assinada tem direito ao PIS?

Para isso, o aposentado irá receber do INSS a carta de concessão, comunicando o início do benefício. O documento o habilita a sacar as contas do FGTS de todos os contratos de trabalho que teve (quem foi demitido sem justa causa de empregos anteriores já fez o saque). Também pode receber o saldo do PIS/Pasep.

Quais são os benefícios que podem ser acumulados?

Quais são os benefícios que podem ser acumulados? Dentre os benefícios permitidos para acumulação, destacam-se a pensão por morte, aposentadorias e auxílios provenientes de diferentes regimes de previdência.

Quem é pensionista pode se aposentar por tempo de contribuição?

Sim. O segurado que recebe pensão por morte poderá se aposentar sem ter de abrir mão de sua pensão. No entanto, com a Reforma da Previdência, o segurado vai receber o valor integral do benefício que for mais vantajoso e apenas uma porcentagem daquele benefício de menor valor.

Como fica o acúmulo de pensão e aposentadoria?

A reforma previdenciária promovida pela EC nº 103 de 2019, proíbe a acumulação, no mesmo regime de previdência social, de mais de uma pensão deixada por cônjuge ou companheiro, salvo as do mesmo instituidor quando decorrentes do exercício de cargos acumuláveis na forma do art. 37 da Constituição Federal.

Quem recebe 100% de pensão por morte?

Valor do Benefício de Pensão por Morte

A renda mensal inicial da pensão por morte corresponderá a 100% do valor da aposentadoria que o segurado que faleceu recebia ou daquela a que ele teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento.

Como receber 100% da pensão por morte?

Como receber 100% do valor da pensão após a reforma?
  1. Há ao menos cinco dependentes da pessoa que morreu após 13 de novembro de 2019.
  2. Há dependente com invalidez ou deficiência que o torne incapaz.
  3. Morte ocorreu por acidente no trabalho ou por doença profissional ou do trabalho.

Quando o marido morre a esposa tem direito a pensão integral?

A pensão por morte será de 70%. Para o recebimento integral seria necessário ter 40 anos de pagamento ao INSS. Agora, se o falecido já era aposentado, o valor da pensão será a sua aposentadoria, não haverá este redutor.

Artigo anterior
Como colocar textura de papel no Corel?
Artigo seguinte
Qual o melhor aplicativo de baixar músicas grátis?