Como faço para ter acesso ao meu prontuário médico?

Perguntado por: Paulo Monteiro Nascimento  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (15 avaliações)

Aplicativo do Ministério da Saúde, o Meu DigiSUS é uma nova ferramenta de acesso para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acompanhem seu histórico na saúde pública.

Como acessar meu prontuário médico?

O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br. Pelo Portal gov.br, o usuário também consegue acessar a ferramenta. “O aplicativo é grátis. Pode ser uma ferramenta muito importante para o cidadão e para o seu cuidado em saúde.

Quem tem direito de ver o prontuário médico?

O médico ou a instituição de saúde não podem restringir o acesso do paciente (ou do representante legal) à cópia do seu prontuário médico. Essa norma está descrita no artigo 88 do Código de Ética Médica.

Quem pode pedir cópia de prontuário médico?

Todo paciente pode solicitar e receber a cópia do prontuário médico, de acordo com o que consta no Código de Ética Médica e também no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Em quais situações outra pessoa pode ter acesso ao prontuário do cliente?

O Conselho Federal de Medicina emitiu a Recomendação nº 3/2014 orientando que os profissionais médicos e os hospitais forneçam os prontuários médicos quando solicitado pelo cônjuge/companheiro ou qualquer parente em linha reta, ou colateral de quarto grau.

Acesso ao Prontuário: O paciente pode ter acesso ao prontuário?

16 questões relacionadas encontradas

Pode ser cobrado a cópia de prontuário médico?

Tendo em vista a orientação emitida pelo CFM no Processo-Consulta nº 6.121/09, os hospitais, clínicas ou profissionais não devem cobrar qualquer taxa pelo fornecimento de prontuários, mas podem repassar ao solicitante os custos decorrentes de eventuais fotocópias, sem qualquer intenção de lucro.

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente 2020?

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente? De acordo com a Resolução 1.605/2000 do Conselho Federal de Medicina (CFM), apenas o paciente pode ter acesso à cópia do prontuário, salvo algumas exceções.

De quem é a responsabilidade do prontuário?

O prontuário também deve sempre preservar a segurança e confidencialidade das informações, principalmente para evitar adulteração e uso não autorizado delas. Vale ressaltar que a responsabilidade pelo prontuário do paciente é do médico e da instituição de saúde.

Como consultar meu histórico no SUS?

O Meu digiSUS é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Compatível com celulares Android e iPhone (iOS), o app permite visualizar o seu histórico de saúde, encontrar postos, hospitais e farmácias, marcar consultas, acompanhar agendamentos e mais.

Qual a responsabilidade do Cirurgião-dentista com a guarda do prontuário?

De acordo com o Código, o Cirurgião-Dentista tem o dever de exercer a profissão mantendo um comportamento digno, elaborar e manter atualizados os prontuários, conforme exposto anteriormente, incluindo e determinando a elaboração e manutenção do prontuário, devendo ser legível e sua conservação em arquivo próprio, seja ...

Qual é o objetivo do prontuário do paciente?

O principal objetivo do prontuário é servir como base para a comunicação entre profissionais de saúde, integrando e garantindo a continuidade do tratamento.

Quanto tempo o hospital deve guardar o prontuário?

O Conselho Federal de Medicina, na Resolução do CFM n.º 1.821/07 estabelece que os documentos médicos em suporte de papel devem ser arquivados por tempo não inferior a 20 (vinte) anos, a partir da data do último registro de atendimento do paciente.

Quais são os profissionais que podem ter acesso ao prontuário do paciente?

A responsabilidade pela guarda e manutenção do prontuário é do médico, nos consultórios, e dos diretores clínicos, nas instituições de saúde, garantindo-se o acesso ao paciente. O sigilo poderá ser quebrado nos casos de justa causa, dever legal e autorização expressa do paciente.

Onde está assegurado os direitos do paciente?

O paciente tem direito à dignidade e ao respeito mesmo após a morte. Os familiares ou responsáveis devem ser avisados imediatamente após o óbito. 35. É assegurado o direito a um órgão jurídico específico da área da saúde, sem ônus e de fácil acesso.

O que não deve ser feito no prontuário do paciente?

O que não deve ser feito no Prontuário
  • Escrever à lápis.
  • Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
  • Deixar folhas em branco.
  • Fazer anotações que não se referem à paciente.

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente o que deve constar no prontuário do paciente o que não deve ser feito no prontuário?

O paciente tem direito de acesso ao prontuário. Sem o consentimento do paciente, o médico não poderá revelar o conteúdo de prontuário ou ficha médica, a não ser por dever legal. ... No caso de óbito, o laudo deverá revelar o diagnóstico, o procedimento do médico e a causa mortis.

Como solicitar prontuário médico em hospital?

Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.

Qual a lei do prontuário médico?

A Lei nº 13.787 determina que os documentos digitais reproduzam todos os dados médicos dos prontuários originais, obrigando as instituições a guardarem os antigos prontuários, no mínimo durante 20 anos. Assim sendo, os prontuários físicos e digitalizados poderão ser descartados ou devolvidos aos pacientes.

Qual o valor legal do prontuário do paciente?

O prontuário do paciente é um documento individualizado e sigiloso, amparado pelos preceitos éticos e legais, e os registros ali contidos são extremamente relevantes ao paciente e aos profissionais envolvidos nessa assistência.

Qual a importância do prontuário do paciente?

Sob o ponto de vista de saúde pública, são nos prontuários médicos que residem os dados, permitindo os dados de prevalências e de incidências de determinadas doenças, permitindo assim, ações de prevenção e medidas de tratamento mais eficazes.

Como o cirurgião-dentista deve se comportar frente ao atendimento e preenchimento do prontuário do paciente?

Deve-se manter o prontuário completo e assinado junto a cada procedimento realizado, visando sempre a proteção legal do profissional. O cirurgião-dentista deve ter o prontuário odontológico como um instrumento de prova para se proteger de processos civis e criminais.

Quando um paciente solicita ao cirurgião-dentista o seu prontuário odontológico O profissional deve?

Mesmo sendo de responsabilidade do cirurgião-dentista, o paciente tem o direito de ter acesso a qualquer documento de seu prontuário e até mesmo solicitá-lo por completo. Portanto, caso o profissional se recuse a fornecer o respectivo documento, constituirá infração ética.

De quem é o prontuário odontológico?

2) A quem pertence o prontuário odontológico? A posse (ou seja, o dono) do prontuário odontológico é o paciente, porém a guarda (quem deve ficar com o prontuário) é o profissional. Estamos respaldados no artigo 5º do Código de Ética Odontológica: “Art. 5º.

Como fazer prontuário odontológico?

Com base no artigo 33 do Código de Ética Odontológica – CEO-2003, devem constar no cabeçalho do prontuário: o nome do profissional, a profissão (cirurgião-dentista) e o número do CRO6. No caso do prontuário de uma Instituição de Ensino Superior, o prontuário deve conter o endereço e o telefone da instituição.

O que é o prontuário odontológico?

O prontuário odontológico é de fundamental importância para o cirurgião-dentista, pois é o documento que registra a anamnese, a história passada das doenças orais e a necessidade de tratamento, devendo, dessa forma, atender a critérios administrativos, clínicos e legais, além de servir na identificação de ossadas e ...

Artigo anterior
Qual é maior a estrela ou a Terra?
Artigo seguinte
Qual é o verbo de ligação charada?